compilar qualquer pacote de drivers smartlink da erro!

Iniciado por gandaran, 04 de Maio de 2009, 11:58

tópico anterior - próximo tópico

gandaran

tento compilar qualquer pacote deste site http://linmodems.technion.ac.il/packages/smartlink/ e aparece sempre erro no ubuntu 9.04, porque sera?
mfp@desktop:~/Área de Trabalho/slmodem-2.9.11-20090222$ make
make -C modem all
make[1]: Entering directory `/home/mfp/Área de Trabalho/slmodem-2.9.11-20090222/modem'
make[1]: Leaving directory `/home/mfp/Área de Trabalho/slmodem-2.9.11-20090222/modem'
make -C drivers KERNEL_DIR=/lib/modules/2.6.28-11-generic/build
make[1]: Entering directory `/home/mfp/Área de Trabalho/slmodem-2.9.11-20090222/drivers'
doing kernel-ver::
cc -I/lib/modules/2.6.28-11-generic/build/include -o kernel-ver kernel-ver.c
make all KERNEL_VER=2.6.28-11-generic
make[2]: Entering directory `/home/mfp/Área de Trabalho/slmodem-2.9.11-20090222/drivers'
obj-m=slamr.o
slamr-objs=amrmo_init.o sysdep_amr.o amrlibs.o
make modules -C /lib/modules/2.6.28-11-generic/build SUBDIRS=/home/mfp/Área de Trabalho/slmodem-2.9.11-20090222/drivers
make[3]: Entering directory `/usr/src/linux-headers-2.6.28-11-generic'
scripts/Makefile.build:41: /home/mfp/Área/Makefile: Ficheiro ou directoria inexistente
make[4]: *** No rule to make target `/home/mfp/Área/Makefile'.  Stop.
make[3]: *** [_module_/home/mfp/Área] Error 2
make[3]: Leaving directory `/usr/src/linux-headers-2.6.28-11-generic'
make[2]: *** [all] Error 2
make[2]: Leaving directory `/home/mfp/Área de Trabalho/slmodem-2.9.11-20090222/drivers'
make[1]: *** [all] Error 2
make[1]: Leaving directory `/home/mfp/Área de Trabalho/slmodem-2.9.11-20090222/drivers'
make: *** [drivers] Error 2
mfp@desktop:~/Área de Trabalho/slmodem-2.9.11-20090222$

dudu_ubuntun

bom dia,

leu o README ou o INSTALL? Normalmente tem que dar um ./configure como usuario comum antes do make

abs

0tacon

Você instalou o linux-readers e o gcc? Coloque o cd do ubuntu no drive, entre no terminal o comando sudo apt-cdrom add e depois use o comando sudo apt-get install gcc build-essential linux-headers-[versão do seu kernel]-generic
Ou então, da uma olhada aqui.

gandaran

Citação de: 0tacon online 04 de Maio de 2009, 14:37
Você instalou o linux-readers e o gcc? Coloque o cd do ubuntu no drive, entre no terminal o comando sudo apt-cdrom add e depois use o comando sudo apt-get install gcc build-essential linux-headers-[versão do seu kernel]-generic
Ou então, da uma olhada aqui.
sim tenho todos esses pacotes instalados, não compreendo porque o erro!

0tacon

Outra coisa que impossibilita a compilação desse pacote é quando você descompacta o tar do slmodem em uma pasta de permissões diferenets da pasta /home/~. Tente descompactar dentro da sua pasta home/mpf diretamente. E a propósito, aquilo que você postou foi a saida do comando make. O que acontece quando você usa o sudo make install depois disso?

dudu_ubuntun

Citarscripts/Makefile.build:41: /home/mfp/Área/Makefile: Ficheiro ou directoria inexistente

li a documentação, nao tem configure, entao acho q o erro esta no caminho, acho q o script nao gosta mto de espaços entre "Área de Trabalho", teste trocar a pasta onde esta o sources como seu home por exemplo e no site tem uma pasta chamada ubuntu q tem alguns pacotes q acho q podem ser especificos, ms teste trocar a pasta do sources

abs

alarcon

Se você está usando o Ubuntu 9.04 32bits (e não Kubuntu 9.04 32bits) e se seu modem usa o driver Smartlink, que tal usar isso aqui:

http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,4204.msg287645.html#msg287645

para ativar seu modem de uma maneira mais fácil, agora a recomendação é colocar o pacote modem-arquivos-v30.tar.gz dentro da sua pasta de usuário na home e por lá descompactar o pacote clicando nele com o botão direito do mouse e escolhendo a opção extrair aqui. Leia os arquivos Leia-me (resumido) e guia_instalação.pdf (completo com ilustrações) que explica como usar o pacote em questão.

Você precisará do LiveCd do Ubuntu no driver para baixar alguns pacotes dele, mas tudo está explicado no guia_instalação.pdf, basta você ler.

Um detalhe é que para esta versão do Ubuntu parece que o aplicativo wvdial que é o responsável pela conexão, não veio instalado, então você terá de baixá-lo por que o discador gnome-ppp é apenas uma interface gráfica para o wvdial. O link para baixar o wvdial e possíveis dependnecias está no outro link ok.

gandaran

funcionou, a dica de descompactar na pasta home deu certo!

alarcon
eu conheço o seu pacote de smartlink drivers, mas não tenho interesse em instalar porque eu só estou tentado utilizar o modem para receber e enviar faxes com o efax-gtk, espero que funcione mas duvido porque segundo estou informado os modem netodragon raramente ou nunca funcionam com os drivers smartlink.

alarcon

Citação de: gandaran online 04 de Maio de 2009, 17:29

alarcon
eu conheço o seu pacote de smartlink drivers, mas não tenho interesse em instalar porque eu só estou tentado utilizar o modem para receber e enviar faxes com o efax-gtk, espero que funcione mas duvido porque segundo estou informado os modem netodragon raramente ou nunca funcionam com os drivers smartlink.

Rapaz eu acho que você está enganado, pois para mim este modem e outro LG-IM, algo assim, são os que mais funcionam com o driver smartlink, minha dúvida é se qualquer driver de softmodems esta funcionalidade de fax realmente funciona, pois nunca via alguém que tenha utilizado esta função no linux.

dudu_ubuntun

eu ja usei :D
e com um netodragon e com os drives do alarcon rss

ms isso ja tem algum tempo

se deu certo a dica do home e teu topico foi resolvido coloque um "RESOLVIDO" no titulo para todos saberem q vc conseguiu, isso ajuda a quem consultar esse topico.

abs

gandaran

Citação de: alarcon online 04 de Maio de 2009, 17:37
Citação de: gandaran online 04 de Maio de 2009, 17:29

alarcon

Rapaz eu acho que você está enganado, pois para mim este modem e outro LG-IM, algo assim, são os que mais funcionam com o driver smartlink, minha dúvida é se qualquer driver de softmodems esta funcionalidade de fax realmente funciona, pois nunca via alguém que tenha utilizado esta função no linux.

isto e o resultado do scanmodem
Predictive  diagnostics for card in bus 00:06.0:
  Modem chipset  detected on
NAME="Modem: ALi Corporation SmartLink SmartPCI561 56K Modem"
CLASS=0703
PCIDEV=10b9:5459
SUBSYS=10a5:5459
IRQ=17
IDENT=slamr

For candidate modem in:  00:06.0
  0703 Modem: ALi Corporation SmartLink SmartPCI561 56K Modem
     Primary device ID:  10b9:5459
Support type needed or chipset:   slamr

bem instalei também o ungrab-winmodem, o modulo slamr esta carregado mas estou tendo um problema
com o device name, ttySL0 não funciona e sem este device serial o efax-gtk nao encontra o modem, corri o comando dmesg mas não apresenta esta informação? ???

gandaran

mais um problema, não consigo mudar o pais com os comandos  ??? esta sendo uma chatice configurar os drivers do modem   :(  não quero desistir mas já não sei que fazer!

alarcon

Citação de: gandaran online 04 de Maio de 2009, 19:18
mais um problema, não consigo mudar o pais com os comandos  ??? esta sendo uma chatice configurar os drivers do modem   :(  não quero desistir mas já não sei que fazer!

se você usa a forma padrão do driver smartlink, você carrega ele assim:

sudo /usr/sbin/slmodemd -c BRAZIL  --perm=0666 /dev/slamr0

Se você usa a forma ALSA você deve usar assim:

sudo /usr/sbin/slmodemd -c BRAZIL --alsa --perm=0666 hw:0

ou

sudo /usr/sbin/slmodemd -c BRAZIL --alsa --perm=0666 hw:1

ou

sudo /usr/sbin/slmodemd -c BRAZIL --alsa --perm=0666 modem:0

ou

sudo /usr/sbin/slmodemd -c BRAZIL --alsa --perm=0666 modem:1

a instalação do pacote sl-modem-daemon iria ajudar nisso pois ele é um script responsável por ativar o modem no boot do sistema e detectar se a forma de uso seria a padrão ao a ALSA, entretanto o driver smartlink deve ser compilado na forma ALSA, por isso que recomendo a instalação do pacote que fiz, pois lá tem tudo, ou quase isso, que é necessário, mesmo que vc não queira para a conexão, pois ele já vai deixar tudo preparado com a melhor escolha para o seu caso (padrão ou ALSA para o driver smartlink).

gandaran

alarcon
muito obrigado pelas suas respostas, o pais eu consigui inserir mas mesmo assim ttySL0 recomendada pela configuração  não funciona, de maneira alguma a aplicação de fax não encontra o modem.
esta era a minha segunda tentativa, na primeira eu tinha instalado no synaptic o sl-modem-source + sl-modem-daemon + module-assistant para a compilação, era mais fácil instalar e configurar desta maneira mas também dava o mesmo problema de não encontrar o modem pelo efax-gtk, talvez este drivers não suportam fax?
o que me atraiu a instalar este ultimo slmodem-2.9.11-20090222.tar.gz era o de ele conter uma pasta faxing com scripts, talvez eu não sei como utilizar esses scripts  ou algum pormenor que me escapa! e com muita pena que desisto  mas como não encontro sequer um artigo sobre fax com smartlink drivers no ubuntu não tenho outro caminho!
muito obrigado a todos que responderam as minhas questões.

instalei o gnome-ppp para testar se liga a net, também não detecta o modem, deve ser devido ao que eu desconfiava, este modem netodragon não funciona com smartlink drivers!