Acesso via Firefox

Iniciado por pleguima, 11 de Setembro de 2009, 10:44

tópico anterior - próximo tópico

pleguima

Tenho um Proview "Compact PC-81001" com Ubuntu 8.04 hardy, depois da atualização de pacotes e da instalação do modem VIVO tenho conexão com a Internet através de Ping para IP, tanto no ADSL quanto no Vivo. Quando testo com endereço, por exemplo, "www.uol.com.br", da a mensagem "endereço não pode ser encontrado" (quando informo o IP do uol o ping dá resposta). No Firefox caso digite o IP ele converte o mesmo para o endereço "www.uol.com.br" e apresenta falha no carregamento informando que o endereço não foi encontrado. Chequei os DNS com a GVT e estão corretos, tanto que a GVT e a Vivo funcionam perfeitamente em uma outra máquina com XP. Talvez isto sirva como informação adicional o atualizador de pacotes funciona normal, localiza baixa e instala pacotes sem problemas. Quando estou conectado via ADSL via o servidor de rede acesso normalmente os arquivos na máquina que está com XP.
Normalmente para que poça fazer o ping tenho antes de acessar o terminal e dar o comando "sudo ifup eth0"
Alguém pode ajudar na solução do problema.
Agradeço antecipadamente qualquer ajuda

fchevitarese

Quando você digita o comando ifup eth0 volta a funcionar a internet ?!
Bom, eu fiquei meio confuso... Você consegue baixar pacotes normalmente mas não consegue navegar?!
Tive vários problemas com a GVT, mais detalhadamente com a comunicação com o DNS deles...
Se você tem sempre que ativar a interface eth0, é porque ela não está configurada para ser ativada durante o boot...
Se você consegue baixar os pacotes via apt-get, com certeza você tem conectividade e não está tendo problema com DNS, porque o apt necessita resolver os nomes para baixar os pacotes...

Então, por eliminação, deve ser um problema do Firefox ou de algum outro navegador que você esteja utilizando... Tente baixar o lynx e tentar acessar o google via terminal...

apt-get install lynx...

lynx www.google.com.br
Se navegar, a nossa suposição está correta...
Vale lembrar ainda que, acessar os arquivos da máquina que está com o XP, segundo sua descrição, não tem muito a ver com a conexão, pois pelo que pude entender, você liga o modem no "router" e depois acessa a outra máquina via compartilhamento, seja ele samba ou outro qualquer...

São apenas suposições... Porque você não utiliza o modem da GVT como router ?
Ele tem todo tipo de configuração, encaminhamento de ips, firewall, dhcp... Tente fazer isto pra ver se funfa ;)

Abraços!!!
Fred Chevitarese - GNU/Linux
http://chevitarese.wordpress.com

pleguima

Quando você digita o comando ifup eth0 volta a funcionar a internet ?!
Tanto na GVT quanto na VIVO consigo dar ping para IP´s, se coloco endereço (www.terra.com.br) recebo mensagem de "endereço não encontrado", portanto há conexão. O que está acontecendo é que quandoo endereço é fornecido o acesso não encontra o mesmo.
Você consegue baixar pacotes normalmente mas não consegue navegar?!
Sim. O atualizador de pacotes localiza, baixa e instala atualizações. As atualizações foram feitas acionando o atualizador via icone e não pelo apt-get no terminal.
O Firefox apresenta falha no carregamento e informa que o endereço não foi encontrado.
Já baixei o Google Chrome e também apresentou o mesmo problema do Firefox.
Tentei baixar o Lynx via apt-get conforme a instrução, porém apresentou erro, pois lista endereços para localizar o pacote do lynx e informa que não foi possível resolver o "br.archive.ubuntu.com"
Pensei em buscar o pacote do Lynx via a máquina XP e depois executá-lo no Ubuntu. Acha isto viável?
Agradeço pelo retorno e aguardo se possível nova dica.

fchevitarese

Não...
Sugeri isto apenas para ver se o problema é do navegador...
Como ele não está resolvendo, o problema parece ser do DNS da sua internet.
Ou até mesmo um problema de rotas ;)
Não entendo muito bem do assunto (rotas), mas pode ser isto também...

Abraços!
Fred Chevitarese - GNU/Linux
http://chevitarese.wordpress.com

pleguima

Não...
Sugeri isto apenas para ver se o problema é do navegador...
Como ele não está resolvendo, o problema parece ser do DNS da sua internet.
Ou até mesmo um problema de rotas ;)
Não entendo muito bem do assunto (rotas), mas pode ser isto também...

Abraços!

Eu também não entendo do assunto. agradeço a atenção.

Estou no aguardo de ajuda sobre o assunto