Kernel Panic

Iniciado por eggx.geo, 21 de Junho de 2005, 18:13

tópico anterior - próximo tópico

eggx.geo

Alguém já recebeu a desagradável mensagem de kernel Panic ao inicializar o Ubuntu?

Pois bem, eu fui um dos felizardos.

Após eu fazer a atualização automática do Kernel linux-image-2.6.10-5-386,
meu note não entrou mais. Inicialmentente pensei que fosse um problema de hardware, mas aconteceu no meu pc em casa quando eu reiniciei.

A mensagem era
Kernel Panic - not syncing VFS - unable to mount root fs on unknown-block (0,0)

Passei um dia inteiro pesquisando em diversos foruns pela solução mas não consegui resolver o problema e acabei reinstalando o ubuntu nas duas máquinas.

Das diversas dicas que tentei era de reinstalar o kernel anterior ou tentar atualizar para o kernel 2.6.11, verificar os arquivos de configuração do lilo, grub, fstab.

Dentro dos meus poucos conhecimentos fiz tudo o que podia.

Mesmo já tendo resolvido o problema, gostaria de saber se alguem já passou por isso ou sabe explicar o porque isso aconteceu.

Tenho a leve suspeita que este kernel estava com os modulos do reiserfs (o fs que utilizo) compilados como modulo externo.

Alguem tem alguma informação sobre isso?

Grato,

Wagner
Egg

FaBMak

Sinceramente não sei o que pode ter acontecido, se vc não alterou os arquivos do Grub ou do fstab, a inicialização deveria ocorreu sem problemas.

Quanto ao ReiserFS ser compilado como módulo é verdade, é exatamente isto o que a maioria das distros fazem. O que acontece é que elas criam um ramdisk que contém que se encarrega se acessar o disco rígido e carregar o kernel propriamente dito, claro que o ramdisk tem um conjunto de drivers para fazer isto, incluindo Ext3 e ReiserFS. Dê uma olhada no comando initrd, ele que gera o ramdisk.

FaBMak
"Não creias impossível o que apenas improvável parece". (Shakespeare)
fabmak://website

eggx.geo

Deixe-me ver se entendi.

1) tanto o lilo como o grub já possuem modulos para diversos sistemas de arquivos então eles acessam e carregam o initrd (que está no meu fs reiser).

2) O initrd cria um sistema de arquivos virtual na ram e então carrega os modulos do kernel necessários para o meu sistema de arquivos.

3) Se tudo ocorrer bem carrega finalmente o kernel.

Se for isso mesmo, então o problema que aconteceu comigo pode estar no passo 2, onde o initrd não consegue carregar os módulos do sistema de arquivo.

É isso mesmo ou falta mais alguma coisa?

Ao invés de carregar o initrd criando um ram disk eu já não poderia carregar o kernel diretamente?
Egg

FaBMak

Acho que os passos são mais ou menos estes que vc supôs. No caso não dá pra carregar o kernel diretamente porque como vc mesmo disse o ReiseFS está compilado como módulo, para fazer isto vc teria que recompilar o lernel com o ReiserFS como built-in e aí sim remover o initrd da inicialização.

Sinceramente, o trabalho que dá fazer isto pra não dizer que a cada atualização vc teria que refazer o trabalho. Compensaria mais tentar achar o que causou o problema. Na minha opnião deve ter sido algo que vc mudou no fstab ou no menu.lst do Grub. Um dica importante não mexa entre o trecho ## ## End Default Options ## e ### END DEBIAN AUTOMAGIC KERNELS LIST, pois é onde o Ubuntu configura automaticamente o kernel.

FaBMak
"Não creias impossível o que apenas improvável parece". (Shakespeare)
fabmak://website

White Horse

Galera, tive exatamente o mesmo problema, mas isso aconteceu após deletar uma partição para instalar ubuntu via hd seguindo uma dica do forum, notei que após criar novamente a partição pelo instalador do ubuntu ela apareceu renomeada, tipo, antes era sda5, e depois, as demais partições que estavam após elas regrediram um no seu nome e ela apareceu como sda7, resultado, o kuruma não inicia, dá esse erro que o colega citou, já editei o lilo, mas não resolveu, como estou esperando a versão 5, deixei pra lá, estou tentado instalar o ubuntu mas ainda não obtive exito, também tenho interesse caso apareça solução pra esse erro ou porque acontece, valeu!

Lord Gato

Também tive este problema ao atualiza o sistema quando reiniciou acabou-se o linuz, a pergunta é:
Alguém sabe a solução?