Como corrigir os driver da placa de vídeo ATI?

Iniciado por gfenrrir, 26 de Abril de 2009, 16:54

tópico anterior - próximo tópico

gfenrrir

Galera estou com problemas na hora de instalar corretamente os drivers da placa de vídeo ATI Radeon 9200 SE no Ubuntu 9.04 é o seguinte:
Já formatei a máquina quatro vezes, instalei via linha de comando, pacote com extensão .Deb, pelo gerenciador de pacotes synaptic e pelo programa chamado Envy, mas infelizmente quando reinicio a máquina a tela fica com uma imagem distorcida e trava o PC.

De uma olhada na foto depois que atualizei os drivers da placa de vídeo.
Obs: capturei a foto usando meu celular.

http://img512.imageshack.us/my.php?image=2404092019.jpg

Abraços =)

velox256

1- Aparece a tela de boot normalmente?

2- Essa tela que vc mostrou é a usplash, a tela do GDM fica assim também?

A placa de vídeo só entra - se não me engano - a partir do GDM ou depois dele. Como a tela já está desconfigurada antes de chegar ao GDM, deve ser problema no modo VGA usado no boot do sistema. Vc vai ter que editar o arquivo /etc/usplahs.conf e mudar:

Citarxres=1024
yres=768

Para:

Citarxres=800
yres=600

Se não funcionar, experimente colocar na linha do boot do kernel a opção vga=788 conforme exemplo abaixo (o kernel é apenas um exemplo):

Antes

## ## End Default Options ##

title      Ubuntu 8.04.2, kernel 2.6.24-24-generic
root      (hd0,0)
kernel      /boot/vmlinuz-2.6.24-24-generic root=UUID=67156051-6911-4452-a45c-07c6dc2e81b6 ro locale=pt_BR quiet splash
initrd      /boot/initrd.img-2.6.24-24-generic

Depois

## ## End Default Options ##

title      Ubuntu 8.04.2, kernel 2.6.24-24-generic
root      (hd0,0)
kernel      /boot/vmlinuz-2.6.24-24-generic root=UUID=67156051-6911-4452-a45c-07c6dc2e81b6 ro locale=pt_BR vga=788 quiet splash
initrd      /boot/initrd.img-2.6.24-24-generic

Isso tudo vc pode fazer usando o live-cd do Ubuntu e editar os arquivos no mesmo e copiar para a instalação normal do Ubuntu. Ah, sim, a linha de boot vc acha aqui:

Citar/boot/grub/menu.lst

Tenta aí e posta os resultados.
Computador perereca, com disco perereca, monitor perereca e sistema super xuxu. Visitem a minha página em http://sidserra.k6.com.br ou meu blog em http://sidserra.blogspot.com.br.

mazoni

gfenrrir

Valeu pessoal vou ver essas duas dicas se funcionar eu posto aqui ^^
Então ele chega a tela final de boot como mostra na foto e depois nem aparece a opção de entrar com senha e login =/
É que agora estou sem tempo por causa dos meus primos que está em casa, mas vou resolver o mais rápido possível

Ae pessoal eu segui a dica e não senti muita diferença mas, está melhor do que antes é claro ^^
vou ainda pesquisar como melhorar os drivers, porque quero colocar o Wine e com certeza precisarei que tudo esteja funcionado corretamente.
Obrigado pela ajuda

Abraços =)

gfenrrir

Dei uma olhada no tópico que me passaram e o resultado não foi lá grandes coisa, mas teve melhoria.
Segui o tutorial que o Mazoni indicou e a dica que Velox 256 indicou não surgiu muito efeito =/.

De uma olhada de como ficou a configuração /etc/X11/xorg.conf
primeiro tentei essa:
Section "Device"
        Identifier      "ATI Technologies, Inc. M9+ 5C63 [Radeon Mobility 9000 (AGP)]"
        Driver          "ati"
        BusID           "PCI:1:0:0"
EndSection

essa melhorou um pouco depois peguei a de exemplo no mesmo site

Section "Device"
         Identifier      "ATI Technologies, Inc. Radeon R250 [Mobility FireGL 9000]"
         Driver          "radeon"
         Option          "AGPMode"       "4"
    Option          "RenderAccel" "true"
    Option          "NoRenderExtension" "false"
    Option          "DisableGLXRootClipping" "true"
    Option          "AddARGBGLXVisuals" "true"
    Option          "AllowGLXWithComposite" "true"
    Option          "XAANoOffscreenPixmaps" "true"
         BusID           "PCI:1:0:0"
EndSection

teve uma outra melhora mas não o suficiente e e fui adicionando mais algumas opções
como:
Option "AGPFastWrite" "on"       ela tem suporte para minha placa-mãe, mas não funcionou =/
e tive problemas com Load dri e Load gfx quando coloquei essas três opções o PC travou depois da tela de carregamento do Ubuntu a mesma tela da foto do celular.
Só que dessa vez tinha seguido o tutorial e fiz backup e restaurei até antes de colocar essas ultimas três opções =)

Alguém pode citar alguma opção para adicionar e melhorar o desempenho da placa de vídeo?
Obs: coloquei o emulador de PSOne (pSX) e não funcionou =/

Apareceu uma nova opção no menu Sistema>Preferências>3D Aceleration

http://img141.imageshack.us/my.php?image=capturadetela1i.png

Só ativei a opção User HyperZ to boot performance.
Alguma sugestão?

Abraços =)

gfenrrir

Tentei usar o driver direto do site da ATI, mas tanto no Ubuntu 9.04 quanto no Kubuntu 9.04 chega nessa mensagem e não continua a instalação =/

http://img168.imageshack.us/my.php?image=capturadetela.jpg

Pelo menos tem jeito de transforma esse pacote RPM ou RUN em .DEB?

Abraços =)