Ubuntu um novo começo (help)

Iniciado por Strelok, 23 de Abril de 2009, 16:57

tópico anterior - próximo tópico

Strelok

Meus amigos, venho até aqui como mais um novo convicto de que o Linux já passou a muito tempo o velho Windows.

Então escolhi como mais novo sistema operacional o meu mais novo conhecido Ubuntu, bem tenho uma capacidade impressionante de aprender a utilizar qualquer aparelho eletronico (hardware) e sistema (software). Mas, como vou aposentar meu velho Windows, preciso de dicas de programas para instalar no meu Desktop. Vou formatá-lo totalmente, e preciso de alguns bons programas que rodem bem no Ubuntu.

Ps.: Quando digo "programas" quero dizer Players de mp3 e video, assim como antivirus, e outros do tipo, e gostaria de saber se não haverá nenhuma dificuldade de instalar meus velhos e bons jogos que estavam antes instalados no Windows.

Aqui vão as configurações do meu Micro.

Intel Core 2 Dua CPU
E4400 @2.00GHz
2.00 GHz, 1.00 GB de RAM

NVIDIA GeForce 7300 GT
HD 160 GB

Bem, essas são algumas das configurações, como ainda não sou muito ligado a máquina em si (passei a maior parte da vida só nos jogos) não tenho muito conhecimento dos requerimentos de bons programas, nem sei onde encontrá-los.

De qualquer forma,
Obrigado.
Estudando o Ubuntu para futura troca de S.O., e então distribuição gratuita por toda Manaus - AM.

Leonardo C

Seja bem vindo.
Programas bons temos de monte.
É só dar umas buscas que achara bons programas para praticamente tudo.
Agora tem um "mas". Se vc for viciado em games recomendo manter o windows pelo menos em uma partição já que MUITOS  jogos não tem versão pra linux.
Obs: esqueça os antivirus. Isso é coisa pra deixar no passado. =P

Abraço e boa sorte.

volneilo

Muito bem vindo, amigo Strelok!

Como já disse o Leonardo C, não terás dificuldade em achar bons programas. Posso dar meu pitaco em dois players que eu acho muito bons: Banshee e, se te agrada algo mais "caprichado" no visual (e mais pesadinho também, lógico ;) ), tem o Songbird. Mas a variedade é enorme, e uma das coisas que gosto muito no Linux é poder experimentar à vontade. Encorajo-te a fazer o mesmo.

Ganhastes na segurança: podes ficar despreocupado sobre virus, trojans, worms... Se quiseres garantir, podes instalar o anti-vírus Clamav (tudo pelo Synaptic, o gerenciador de pacotes (programas) do Ubuntu).

Perdestes na jogatina: citando novamente o colega Leonardo C, a área de jogos ainda é fraca no Linux. Alguma coisa até funciona pelo Wine (uma espécie de "emulador de Windows" que quebra o galho muitas vezes, mas nem sempre). No mais, é vivendo, pesquisando e aprendendo!

Também sou novato, mas pode contar conosco!

platao

Concordo com os amigos, se vc gosta de jogar: ( eu gosto de Americas Army) tem alguns games nativos do windows para o linux tbm:

ftp://ftp.idsoftware.com/idstuff/

tem tbm games criativos como Gridwars 2, Cromium, Yo frankie,tux racing.

Na sessao de games aqui do ubuntu vc encontra uma variedade grande de jogose tbm na ubuntu games.

players eu gosto do:
VLC -
Exaile -
SM player -

Anti virus tem o avast versao linux e gratuito. 

\\\\\\\\Apostilas Dicas e Guias do Ubuntu\\\\\\\\\> http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,79368.msg440997.html#msg440997

VB5

Só complementando: antivirus em Linux só serve para evitar que uma partição W$ ( local ou não) seja inadvertidamente contaminada. De resto, não é necessário.

VB5
Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB

Strelok

Bem agradeço as boas dicas, fiquei muito mais motivado a usar o Linux quando li sobre a quase ou total inexistência de virus , porem, é realmente uma pena sobre os jogos, o que não é TÃO triste assim quando se pensa em versões para os mesmos jogos em Linux. Talvez algum de vocês deve saber se o meu jogo predileto existem em versão Linux.

Como o meu nick já diz, sou viciado em S.T.A.L.K.E.R. tão viciado, que tenho uma tatuagem do nome do jogo no antebraço direito, como o personagem principal da primeira versão do game.
Gostaria de saber se existe um versão do game para Linux, caso saibam de algo, agradeceria se me dessem mais uma mão. Vou aproveitar para olhar no site, e nos mods que eu uso.

Edit:
platao@ Sobre o Americas Army eu até gostaria de jogar, mas minha conexão é de 100kb então acho que ficaria meio lento. ^-^ valeu.

Obrigado.
É bom entrar para a grande e ainda crescente família Linux / Ubuntu.  ;D

Estudando o Ubuntu para futura troca de S.O., e então distribuição gratuita por toda Manaus - AM.

clcampos

Tópico trancado devido ao título irregular.

Enviado MP ao usuário que não corrigiu o título.
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!