Nao consigo instalar ubuntu em Notebook Marca: ACTEON

Iniciado por Fellipe, 23 de Abril de 2009, 23:46

tópico anterior - próximo tópico

Fellipe

Olá galera ateh hj nunk consegui instalar o Ubuntu. nem Kubuntu , apenas consegui a versao q veio nele a SATUX mais nao gostei.
Gostaria de saber se nessa nova versa 9.04 tem suporte para notebooks?
Abraços

yeticannotski

Mesmo as versões anteriores já funicionavam em Notebook (eu uso Ubuntu no meu notebook há 2 anos). Em qual passo da instalação você parou? Qual é a configuração do seu Notebook? O computador tem drive de CD ou só USB? Você conseguiu fazer o CD de imagem para a instalação?

Se o Ubuntu for muito pesado para o computador, você pode tentar instalar o Xubuntu.

Além disso, em breve a Canonical, empresa que coordena o projeto Ubuntu, vai lançar o "Ubuntu Netbook Remix", que será otimizado para netbooks com o chip Atom 1,6.

http://www.canonical.com/projects/ubuntu/unr

Fellipe

Opa, Meu notebook eh um ACTEON - ACKN73C / HD- 160 gb / Memoria Ram - 2 GB / Processador - Dual Core  1.73 ghz / Driver CD/DVD .
Eh o seguinte , eu tentei iniciar pelo Live rodando direto do cd original q pedi no site da Ubuntu. Ele nao inicia trava akela barrinha laranja e soh sai reiniciando. A tela eh essa

Ai tentei instalar direto do Windows XP, ele instala mais quando reinicia q entro no Ubuntu trava nessa mesma tela.

O que poderia ser? Algo relacionado com drivers sata ? sei laa o xp tem problemas as vezes com isso. Sim a função C3Function jah estar ativada no boot se nao nem pega de jeito nenhum.

Flws
Grato desde já

Obs: Dizem q a ACTEON eh subempresa da CCE.

yeticannotski

Entendi.

Não consigo replicar perfeitamente a situação, porque não tenho um sistema igual. De qualquer modo, certamente não é um problema de falta de capacidade, pois as especificações são boas, e sim alguma incompatibilidade.

Eu pesquisei um pouco e vi que os sistemas da CCE são realmente bem enroscados para uso com Ubuntu. atenção que para o uso com Linux, ao que parece, ela deve estar desativada e não o contrário!! Dá uma olhada nesse guia:

http://www.cceinfo.com.br/adm/file/docArquivoFaq/Biosu40.pdf

Além de testar desativar e ativar a função C3, há comentários dizendo que é necessário atualizar a BIOS. Com meu computador Dell, eu consigo atualizar a BIOS on-line, mas você talvez preciso levar o computador na assistência. Dá uma olhada (se é que já não viu) na discussão nesse fórum aqui:

http://ubuntuforum-pt.org/index.php?topic=37036.0

Tem bastante informação e links muito interessantes. São pessoas que tiveram exatamente o mesmo problema.

Uma outra coisa que você fazer é tentar a instalação com um "Alternate CD". É uma versão de CD instalador mais completa do que a original, que prevê mais opções de instalação e dá mais instrumentos para contornar problemas.

pigdin

Complementando o que  disse o yeticannotski:

Prefira o alternate cd
Ative a c3 function (enable).
Use o parâmentro: vga=771 ou  791

abraços.
Desk: Phenom X3 2GB DDR II - Win 7 / Ubuntu 10.04 64 Bits
Note MUB: Core2Duo 4GB - Win7 / Ubuntu 10.04 / Bodhi Linux.
@alexpigdin

Fellipe

Obrigado galera, consegui instalar fazendo o que tinha nakeles links acima.
Baixei a nova versao do Ubuntu (9.04) Desktop (nao Alternate) fui no boot desativei a função C3Function , instalou tudo normalmente. Após isso ativei novamente a funçao pois o XP soh funciona com ela ativada e deu certo. Agora eh DUAL BOOT com C3Function ativada.

Obrigado por tudo galera
Abraços