histórico de modificações no sistema, tem em algum lugar??

Iniciado por dom diniz, 08 de Fevereiro de 2009, 11:11

tópico anterior - próximo tópico

dom diniz

Olá amigos:

Gostaria de saber se existe no ubuntu algum lugar onde eu possa verificar as modificações feitas no sistema tipo:

em data tal ocorreu tal atualização

em data tal tal arquivo foi desinstalado

tentei ver no visualizador de log do gnome porém as informações lá são muito truncadas e por algum motivo só consigo ver as ultimas mensagens não podendo ver as anteriores.

tem como verificar isso???

quando procuro na net me vem um monte de coisa sobre como Linus criou o linux (rsrsrs)
Preocupem-se com a criação de mais programas e não de mais distros.
link
Ga-945GM-S2Dual|Core 2 Duo E4600|2GB DDR2 Kingston667|Radeon X300 128|XP+ubuntu 10.04 || DELL Vostro 1310 + ubuntu 10.04

Felix

Na pasta /var/log você pode ver todo o histórico do seu sistema, dê uma olhada nos arquivos lá, por exemplo o arquivo /var/log/aptitude contem o relatório de suas instalações com este comando. você pode visualizar estes arquivos com qualquer editor de textos de sua preferência.

Dê uma olhada nos arquivos desta pasta, é bastante coisa.

dom diniz

Obrigado amigo, realmente lá tem o que eu preciso, apesar da informação está bem espaçada ( uso esse ubuntu 8.04 sem formatar desde o lançamento, imagina o tanto de log  ::))

tudo o que eu queria era montar uma lista com as instalações feita no sistema desde a instalação dele, mas vou ver como é que dá para fazer assim.
link
Ga-945GM-S2Dual|Core 2 Duo E4600|2GB DDR2 Kingston667|Radeon X300 128|XP+ubuntu 10.04 || DELL Vostro 1310 + ubuntu 10.04

dom diniz

Olá,

Uma dúvida?

Minha instalação do ubuntu e a 8.04, e não passou por nenhuma reinstalação desde quando eu a instalei na época do lançamento, porém tanto no /var/log/aptitude quanto no /var/log/apt só tem dados de log a partir de 02/10/2008, não tem dados mais antigos.

Eles são transferidos para algum outro lugar ou o sistema limpa esses dados depois de uma tempo.

Como eu posso ter os dados dos log de data mais próxima da instalação???

link

dudu_ubuntun

boa tarde,

olhe os arquivos aptitude1.gz aitiude2.gz ... quando o log atinge um determinado tamanho ele é salvo num arquivo separado e algums vezes comapctado, abra esses  e veja, vc vai entender ;)

abs

ps.: em algum q nao me lembro tem as conf da qtde de arquivos de log guardados para auditoria, normalmente sao gravados 4 arq, portanto, acho que nao vai ter desde o inicio.

abs

dom diniz

Ola!

Olhei todos. O que tinha data mais antiga estava no aptitude6.gz... que foi a data que eu postei.

Agora achei uma coisa interessante.

Existe uma pasta /var/backups/ e lá tem uns arquivos aptitude.pkgstates.0  e outra dpkg.status.0.

Não sei para o que servem mas na primeira tem uma lista dos programas que para ser os que estão instalados.

Será que posso usar montar uma lista das instalações do sistema??

Para o que serve essa pasta /var/backups/ ?
link