mouse na acessibilidade é lento demais no Ubuntu 8.10...

Iniciado por rosane, 20 de Março de 2009, 20:55

tópico anterior - próximo tópico

rosane

Olá! Sou deficiente e tenho muitas dificuldds p/ usar o mouse comum, p/ isso utilizo o teclado numérico como mouse. No Ubuntu 8.04 a configuração do mouse p/ deficientes é show, mas no Ubuntu 8.10, mesmo configurando p/ ele ficar c/ velocidd e aceleração máxima, ele fica muuuuuuuuuuuuuuito devagar... Adoro o Ubuntu 8.10, mas esse mouse lento demais está me deixando desanimada... Não consigo mais usar o Ubuntu 8.04, porque o meu gravador de DVDs agora é SATA, e não tá aceitando rodá-lo, só aceita o Ubuntu 8.10... Se alguém puder me ajudar a fazer esse mouse ficar mais rápido, eu agradeço...

Alguém saberia como posso pedir ao pessoal responsável pelo Ubuntu p/ que não se repita esse problema no Ubuntu 9.04?

Beijos, desde já...  :-*

Glauco Hass

Rosane, eu testei aqui e o mouse pareceu bem rápido, desde que eu reduzisse o Intervalo para o mínimo em Sistema->Preferências->Preferências do teclado, na aba Teclas do mouse.

rosane

Glauco, obrigada pela dica. Tô com o Windows no momento, assim que eu abrir meu Ubuntu, vou fazer o q vc falou.

Beijão pra vc!!!  :-*

Nossa, tenho que corrigir um erro que eu falei aqui. Eu não estava com o Windows, mas, sim, com o Debian, eu o estava usando pela 1ª vez... Sou usuária de Windows há bem mais tempo do q do Linux, por isso, como eu não estava usando o Ubuntu, me veio automaticamente na cabeça de q estava com o Windows, porque no Windows uso também o Firefox (para Windows) na Internet, porque o acho + seguro; então, pela força do hábito, qdo não estou usando o Ubuntu, pra mim tô usando o Windows...

Glauco, no momento, tô c/ o Ubuntu, já testei o q vc falou; vc tem razão, o mouse ficou muito + rápido, + assim ele fica muito difícil de controlar... Ele quebra o galho, + é desconfortável... Eu preferia a configuração de mouse para deficientes do Ubuntu 8.04, era show, 100%. Será q ainda dá tempo de pedir pro pessoal responsável pelo Ubuntu, pra fazer o mouse p/ deficientes do Ubuntu 9.04 da maneira como ele era no Ubuntu 8.04? Vc sabe como fazer isso?  :-*

Glauco Hass

Certamente dá, mas não sei se dá tempo de mudar isso até o lançamento da 9.04. Em todo caso, ainda existe a possibilidade de tentar configurar o mouse para ficar o mais próximo possível do que era na 8.04.
O que é desconfortável, exatamente? Ele se move pulando muitos espaços? Acelera demais? É difícil deixá-lo em cima de um botão, por exemplo? Tente explicar pra gente com o máximo de detalhes, inclusive com a configuração que está no momento, assim nós lhe auxiliaremos da melhor maneira possível.

rosane

Na configuração do mouse, em Preferências do Teclado, em Teclas do Mouse, deixo a aceleração e a velocidd no máximo, e no Intervalo, deixo o botão deslizante mais ou menos na direção do "r" da palavra "ponteiro" e do "u" da palavra "usando" da frase escrita acima "Permitir controlar o ponteiro usando o teclado". Aí, o mouse fica rápido, + ele pula muito, e é como vc falou, fica difícil acertar um botão; p/ ficar fácil direcioná-lo sobre um botão, só configurando-o p/ ficar lento, + ele lento é desanimador...   :(

No Ubuntu 8.04, ele era ótimo p/ os deficientes, pois quando o configurávamos p/ ficar rápido, ele se movia s/ pular, era muitíssimo prático, e nos dava grande agilidade...
:-*

Blau_Araujo

Olá,

eu também uso esse recurso e tive o mesmo problema. A solução que encontrei por aí nas busca do Google (não lembro onde) foi:

SISTEMA > PREFERÊNCIAS > TECLADO

1) Na aba "GERAL": desabilitar a repetição das teclas;

2) Na aba "TECLAS DO MOUSE": configurar o mais próximo do que vc considera "show";-)

3) De volta à aba GERAL: habilitar a repetição de teclas;

4) Finalizar os ajustes de velocidade e intervalos das "TECLAS DO MOUSE"...

Não sei se é uma solução definitiva, mas funcionou bem aqui.

Boa sorte! :)
Convite confraternização: Mora perto de Osasco e está afim de curtir um blues? Então me encontre toda quinta à partir das 21h no Jegue's Bar. Bons papos, cerveja gelada e o som eletrizante do Trio Macomba Blues. A entrada é franca! Rua Tenente Avelar Pires de Azevedo,341 - Centro - Osasco/SP

rosane

Eneac, valeu, eu fiz o q vc falou, + caí na mesma situação em q estava... Quando o ponteiro do mouse está longe do botão em q quero clicar, até q consigo levar, às vezes - é um pouco difícil, + dá pra levar, quando o espaço q o mouse está pulando faz ele cair certinho em cima do botão (mas o fato de ele se mover pulando me faz ficar meio desnorteada, seria bom se ele se movesse continuamente, ou seja, s/ pular, e rápido). + o meu problema maior mesmo é quando o ponteiro do mouse está perto do botão, porque ao apertar o mouse ele pula e passa do botão... Aí tenho q ficar dando pequenas "digitadinhas" (nas teclas do mouse no teclado numérico) p/ o mouse não pular e eu conseguir acertar o botão, o q é estressante e me deixa desanimada, também, ao me lembrar q no Ubuntu 8.04 era tão bom, eu não precisava fazer nada disso... P/ ficar fácil de acertar o botão quando ele estiver perto, ou p/ o mouse se mover continuamente, s/ pular, só deixando-o lento, + isto é justamente o q eu não quero, é totalmente anti-prático, eu fico s/ a agilidd q eu tinha no Ubuntu 8.04      :'(      (Cheguei a usar um pouquinho o Ubuntu 7.04, também, e o mouse p/ deficientes dele era como o do Ubuntu 8.04; não sei porque o modificaram no Ubuntu 8.10)

Como vc faz quando o mouse está pertinho do botão, p/ ele não pular e não passar do botão? Como vc faz, exatamente, ou seja, qual é a configuração q vc usa p/ o seu mouse na acessibilidd? (Dependendo da config q vc usa, pode ser q eu me adapte melhor a ela, não sei se eu não estou conseguindo config o mouse do Ubuntu 8.10 direito...)   :-*