Mount unidades (RESOLVIDO)

Iniciado por piassa, 08 de Abril de 2009, 11:14

tópico anterior - próximo tópico

piassa

???
tenho uma maquina com um raid0 - sda0 e mais tres discos sem raid na pasta /dev/ eu tenho sda1, sda2 e sda5 esses sao meus outros discos scsi que tenho na maquina?
como faço para o ubuntu montar e formatar essas unidades? e mais, se eu quisesse formata-las em ntfs ou fat32 teria como?
ainda tenho pouco conhecimento em Linux mas estamos ai para aprender e agradeço a ajuda.

att,

Marlon

Riccardo Petrillo

Voce pode fazer isso com o disco de instalação do Ubuntu 8.10.
Tem a opção de formatar e particionar o hd de forma automática ou personalizada, além das opções de outros sistemas de arquivos pra quem instala o linux junto com o windows.

Acredito que para formatar o hd em fat32 ou ntfs, primeiramente vc deve montar o hd através da opção "personalizada"... depois vc formata.
Notebook Samsung core i5, 8gb Ram, Nvidia 2 gb, windows 10.

Tota

Se o Ubuntu estiver instalado na máquina coloque o pacote qtparted usando o gerenciador de pacotes synaptic, Nele voce faz tudo isto e muito mais.

[],s

piassa

Obrigado pela ajuda galera, mas estou utilizando ubuntu server e nao tenho a interface grafica. mas ja resolvi. utilizei o
utilizei o cfdisk para criar o disco depois utilizei o mkfs.ntfs /dev/sdb1 para formatar em ntfs e depois montei a unidade mount /dev/sdb1 /mnt/nome e aparentemente funcionou, valeu..