Redimensionar partição depois de instalado o Ubuntu 8.10

Iniciado por mateusdr, 13 de Abril de 2009, 09:32

tópico anterior - próximo tópico

mateusdr

Olá pessoal, é o seguinte. Quando instalei o meu Ubuntu 8.10, com dual-boot com o Windows XP, o medo de fazer derma era muito grande então deixei que o próprio Ubuntu fizesse a divisão entre as partições do meu HD.
O problema é que antes da instalação eu tinha duas partições(C e E) dividindo quase que perfeitamente o meu hd de 120Gb. O Ubuntu fez uma divisão muito boa, deixando a partiçao C e o Sistema de arquivos com praticamente com o mesmo espaço, porém ele pecou ao deixar a partição E existindo apenas com 7Gb.
O que eu quero fazer agora é destruir essa partição E alocando o espaço dela igualmente para C e Sistema de arquivos. Li por aí que um reboot com o cd do ubuntu e usando o gparted resolve o meu problema. É por aí mesmo que devo proceder? É arriscado fazer isso?
Se alguem souber de algum passo-a-passo bem simples que não consegui encontrar pela net, por favor, postem ai tambem.

Abraços.

jomafras

Abra o gParted pelo Ubuntu mesmo.
Se ele ainda não está instalado :
sudo apt-get install gparted e, depois abra o gparted :
sudo gparted e, posta a screen dele com as partições aqui.
O Ubuntu sem dúvida é a melhor Distro.
Pesquise primeiro... só depois abra um tópico.
Canal do YouTube - Blog

jomafras

Minha sugestão é essa :
Primeiro :
Se vc tem na sda1 e/ou na sda5 dados importantes que não possa perder faça primeiro uma cópia de segurança.
Segundo :
Usando o gParted do Live CD do Ubuntu redimensione (Resize/Move) a sda1 para30 GB e a sda5 para 20 GB.
Terceiro :
Todo o espaço livre que resultar vc inclui na sda2 (Resize/Move, também).
Vc ficará com uma partição NTFS para dados tanto do Windows quanto do Ubuntu (essa partição é interessante que exista para o caso de vc precisar formatar qualquer uma das partições dos SOs, o que evitará perda de dados e, é também importante que ela seja  maior que as dos SOs para que vc possa gravar nela suas imagens, vídeos, etc.).
O Ubuntu sem dúvida é a melhor Distro.
Pesquise primeiro... só depois abra um tópico.
Canal do YouTube - Blog