Problemas de desenvolvimento no PC Linux e Damn Small Linux!

Iniciado por galactus, 12 de Abril de 2009, 16:46

tópico anterior - próximo tópico

galactus

Problemas de desenvolvimento no PC Linux e Damn Small Linux!


Essa notícia passou meio que despercebida nos Sites da comunidade Linux no Brasil, mas não para a DistroWatch!

Quem acompanhou o DistroWatch Weekly do dia 30 de Março deste Ano, no Issue 296, pode ler  à notícia com uma série de comentários da implosão do projeto PCLinux! Pelo menos do modo como era conhecido até a versão 2009.

Em Resumo, o fundador do PC Linux Bill Reynolds (Texstar) tirou mais de um ano de "folga" do projeto, mas deixou sua criança a cargo do Solis ( o principal administrador do sistema ). Ou seja, o desenvolvimento do PC Linux 2009 continuou mesmo sem o olhar atento do seu criador! Contudo, semanas antes do lançamento oficial do PC Linux 2009, Solis grita: " Parem as prensas!" Afinal o seu criador deveria "revisar" tudo o que foi feito antes do seu lançamento! O problema é que muitos desenvolvedores não gostaram dessa atitude!  Para completar, as senhas dos servidores foram trocadas e o Texstar passou um "sabão" na galera, pois o trabalho não estava "bom o suficiente" e simplesmente atrasou a data originalmente agendada para o lançamento.

Era o que faltava para o balde Transbordar! A reação dos desenvolvedores foi imediata!

JMiahMan, administrador da sessão de Hardware do PCLinuxOS e desenvolvedor do EeePCLinuxOS foi claro: " Isto é suicídio de liderança"! Em seguida o projeto TinyMe ( versão do PC Linux para PCs do arco da velha), anuncia a sua separação devido a "diferenças irreconciliáveis"!   Seu líder,  Kdulcimer, anunciou que não vai mais basear seus repositórios no PC Linux.  Outras variantes do PC Linux também devem anunciar sua retirada:  EeePCLinuxOS, Granular, PCe17OS, PCFluxboxOS, Producer Edition (antes chamada PELinuxOS) e o  Tinyflux.
E como não poderia deixar de acontecer,  Derrick Devine ( ex-administrador do site MyPCLinuxOS), anuncia o Fork do PCLinuxOS, chamado Unity (será que o nome da distro tem haver com essa briga toda!? :) ). Muitos ex-desenvolvedores do PCLinuxOs já anunciaram sua adesão ao Unity Linux!

Outra distribuição que sofreu pesadas baixas foi o Damn Small Linux, distribuição tradicional focada em PCs Jurássicos! Como pode ser lido na entrevista do Robert Shingledecker para o DistroWatch. Robert Shingledecker ex-desenvolvedor do DSL e agora fundador do novato Tiny Core Linux conta como ele e outros dois dos principais desenvolvedores do DSL deixaram o projeto para criar o Tiny Core Linux. De maneira geral os três principais desenvolvedores do DSL foram expulsos pelo seu fundador John Andrews! A reação dos três também foi imediata, nasceu o Tiny Core Linux. Para aqueles que já achavam o DSL "inchado" com seus 50MB, o Tiny Core consegue ser ainda mais espartano com seus incríveis 10MB!!!!  Eu já testei e nem preciso dizer que ele nem pensa para responder aos comandos!
Portanto pessoal, para aqueles que como eu, gostam de baixar várias distros para testes, sugiro que baixem as duas últimas versões do PCLinuxOS ( a versão 2009) e o DSL ( a versão 4.4 ). Já que essas versões marcam uma grande ruptura nos seus projetos originais!

Notícia Original do DistroWatch:

PCLinuxOS - http://distrowatch.com/weekly.php?issue=20090330#news

Damn Small Linux - http://distrowatch.com/weekly.php?issue=20090323#feature (Esta entrevista foi traduzida no Guia do Hardware e foi postada no dia 23 de Março).
BigLinux no Notebook  / Várias Distros Virtualizadas no PC.

rjbgbo

Já havia lido sobre a situação do PCLinuxOS, e ñ sabia que também o Damm Small Linux estava em situação parecida.
É por essas e outras que tenho as minhas reservas qto a distros apenas de comunidades.
Linux User #440843 | Ubuntu User #11469

carlosaluisio

Citação de: rjbgbo online 14 de Abril de 2009, 10:04
Já havia lido sobre a situação do PCLinuxOS, e ñ sabia que também o Damm Small Linux estava em situação parecida.
É por essas e outras que tenho as minhas reservas qto a distros apenas de comunidades.

tem plena razão...

chega de mais distros! tudo o que o mundo nao precisa!
Ubuntu Lucid é 10 !!!