instalação do plugin sun java no linux mint 6.0 felicia ?

Iniciado por carioca, 05 de Janeiro de 2009, 12:03

tópico anterior - próximo tópico

carioca

???

caros amigos do  forum ubuntu brasil,

primeiramente desculpe-me em postar uma pergunta sobre o linux mint, mas como ele é baseado no ubuntu e não existe um forum em português específico e anteriormente a moderação do ubuntu  informou que podia postar aqui no café com ubuntu, aí vai a pergunta:

gostaria de saber se posso instalar o plugin do sun java no linux mint 6.0 da mesma forma desse tutorial que colei abaixo ou já vem pré instalado no linux mint 6.0 felicia? vocẽs teriam algumas dicas adicionais sobre o plugin sun java? ou pode-se instalar pelo synaptic pela busca "sun java" ? obrigado pelas dicas. abraços.

"Java no Ubuntu Linux - Instalando JDK (parte 1)
Essa é 1ª parte de uma série de dicas que, juntas, vão ajudar qualquer pessoa que está começando a se interessar no desenvolvimento de aplicativos em Java, seja para Desktop, Web, aplicativos móveis dentre outros.

Antes de tudo, para se executar qualquer aplicativo Java temos o conhecimento da necessidade de utilização de uma máquina virtual (JRE - Java Runtime Environment), porém os desenvolvedores podem instalar direto o kit de desenvolvimento Java (JDK Java Development Kit) sem a necessidade de uma instalação prévia da JRE, pois o JDK possui uma máquina virtual.

Os seguintes comandos instalam automaticamente o JDK por meio de apt-get no Ubuntu Linux:

$ sudo apt-get update

Caso peça a senha, insira a mesma e aguarde as listas do repositório serem atualizadas.

$ sudo apt-get install sun-java6-jdk

Caso peça a senha, insira a mesma e aguarde o programa ser instalado.

$ java -version

Verifique a versão do java que foi instalado e com isso a confirmação da instalação. Deverá retornar uma informação semelhante a essa:

java version "1.6.0_07"
Java(TM) SE Runtime Environment (build 1.6.0_07-b06)
Java HotSpot(TM) Client VM (build 10.0-b23, mixed mode, sharing)

Por padrão o Ubuntu instala o JDK no seguinte diretório:

$ ls -ln /usr/lib/jvm/

O comando deverá retornar uma informação semelhante à abaixo, mostrando o diretório e o link do mesmo diretório onde fica o JDK:

total 0
lrwxrwxrwx 1 0 0 19 2008-10-15 16:43 java-6-sun -> java-6-sun-1.6.0.07
drwxr-xr-x 8 0 0 360 2008-10-15 16:44 java-6-sun-1.6.0.07

Pronto! Mãos a obra? Ainda não.

Confira as próximas dicas para saber o que mais devemos preparar para programar em Java.

Um abraço e boa sorte a todos companheiros de Ubuntu. "

fonte de consulta: "viva o linux" em http://www.vivaolinux.com.br/dica/Java-no-Ubuntu-Linux-Instalando-JDK-(parte-1)

8)
fundador dos seguintes suportes oficiais no Brasil:
Mageia do Brasil em http://mageiadobrasil.com.br/forum/
siduction Br em http://portal.siduction.com.br/

DouglasCaixeta

Olá,

Eu fiz exatamente como diz o post. Tenho Java 1.6.0.10, mas o Firefox usa outra versão. Como indicar pro Firefox qual versão ele deve usar?
The Ubuntu Counter Project - user number #14600