Servidor não conecta com 30 pcs

Iniciado por mmarcoelho, 25 de Março de 2009, 13:00

tópico anterior - próximo tópico

mmarcoelho

Boa Tarde amigos, tenho um servidor de arquivos com o ubuntu 8.10, com o samba instalado e funcionando perfeitamente, porem quando o ligo com os outros pcs windows xp ligados ele não pega ip somente se tiver poucos pcs ligados, ainda não testei se ligar o servidor primeiro e depois ligar as outras máquinas, já aconteceu isso com alguém? Qual foi a solução?
Obrigado

drginfo

Boa tarde, me tira algumas dúvidas:
1. O seu servidor tem dhcp?
2. Ele é o unico servidor da rede?
3. Seu servidor está configurado para ser dominio ou apenas grupo de trabalho?

Tenta colocar o máximo de informação possível para que possamos tre ajudar.

Tenho alguns servidores instalados com ubuntu 8.10 e nenhum até hoje apresentou algum problema deste tipo. Detalhe funcionando 24h

Abraços e aguardo seu retorno.

mmarcoelho

Ola obrigado pela resposta,vamos lá:
1- Tem um roteador em dhcp, dando ip para todas as máquinas funcionando normalmente.
2- è o único servidor na rede, tem outro server 2000 ( que eu to doido pra tirar) em outra rede (192.168.0.1)
3- Apenas Grupo de trabalho.
Na verdade tenho uma rede dentro de outra para dividir os grupos de trabalho fisicamente, pois nesse lugar é fácil pegar informações e mudar, por isso decidi em separar fisicamente, a senha dos roteadores só eu tenho.
Assim a internet chega em 192.168.254.xxx outra rede com win 2000 192.168.0.xxx e o ubuntu em 192.168.3.xxx, as 3 com roteador comdhcp normal.
O que eu quero é somente um servidor de arquivos esse servidor não faz nenhum outro serviço,
Outro detalhe placa de rede via-Rhine 6102,
Será que se eu fixar ip baixo (ex. 192.168.3.105) e sempre ligar ele primeiro vai funfar legal?
Obrigado

raidicar

Será que se eu fixar ip baixo (ex. 192.168.3.105) e sempre ligar ele primeiro vai funfar legal?
SIm, vai funcionar se ligar primeiro ou depois, tanto faz, mas no roteador que manda os ips para a rede vc vai precisar definir um ranjo, ex:
Configure o roteador para utilizar ips entre 192.168.3.1 e 192.168.3.99 para a rede, assim, vc evita conflito ao definir o servidor com o IP 192.168.3.105.
Ou o roteador permite que reserve um ranjo, ou seja, faz o inverso da primeira opção, assim vc reserva um ranjo entre 192.168.3.100 e 192.168.3.110.
Assim, nenhuma maquina utilizará o ip 192.168.3.105, que seria o IP a ser fixado no servidor.
O correto na verdade é SEMPRE fixar o IP do servidor.
Quem ama extremamente, deixa de viver em si e vive no que ama. Na vida três coisas são certas, o amor, a morte e o Linux !
Se Platão disse, então realmente sofremos de uma perigosa doença mental.

Nandoecami

concordo com nosso amigo radicar
fixa o ip do seu servidor e muda a tabela do dhcp do seu roteador para nao dar conflito de ip com o servidor de arquivos assim vai funcionar perfeitamente

obs: tira esse 200 dai rsrs brincadeira na onde trabalho demorei a convencer mais hj é tudo linux

Seja livre use linux !!!

Humildade Sempre !!!
precisando amigo estamos ai avisa ai se seu problema estiver resolvido!!!
Fernando luiz

Humildade Sempre !!!

mmarcoelho

Ola, Obrigado pelas respostas, vamos lá.
Coloquei ip fixo pelo rotedor atrelado ao mac do servidor em 192.168.3.103 e o dhcp de 192.168.3.105 a 192.168.3.199, mesmo assim continua com o mesmo problema, quando eu fixo ip o servidor volta a dhcp quando reinicio, por isso optei por fixar no roteador.
Att