Efeitos Visuais Não Funcionam: como saber o porquê?

Iniciado por crixtiano, 11 de Dezembro de 2009, 11:06

tópico anterior - próximo tópico

crixtiano

Instalei a versão do Ubuntu 9.10 recentemente e não consegui fazer com que os efeitos visuais funcionassem.

Ao ir em Sistema->Preferencias->Aparencias->Efeitos Visuais e optar por "Normal" ou "Extra", o sistema gera a mensagem na tela:

"Efeitos visuais não puderam ser habilitados"

Como posso saber porque isso está acontecendo? Será que é por causa da minha placa de vídeo ou da memória? Para análise seguem respectivas configuraçoes do meu PC:

Citar$ sudo lspci | grep VGA
01:00.0 VGA compatible controller: VIA Technologies, Inc. KM400/KN400/P4M800 [S3 UniChrome] (rev 01)

$ free -m
             total       used       free     shared    buffers     cached
Mem:           489        463         26          0         19        213
-/+ buffers/cache:        230        258
Swap:         1435          0       1435

Enfim, como posso desvendar esse mistério?

Obrigado!

Cristiano

Alyscom

Provavelmente é por causa de sua VGA, é uma VIA, de uma olhada neste Tópico talvez alguma coisa lá ajude Tutorial - Note Itautec W7635 (VN896/Chrome9 HC IGP) com 3D ativado no Ubuntu!!! ;)

[],s

Alyscom
O álcool é o photoshop da vida real

crixtiano

Será que vai adiantar alguma coisa?

Essa minha placa VIA é onboard, não é 3D, já o tutorial é para placa VIA 3D...

Alyscom

Para os usuários Linux, a palavra "VIA" quer dizer não!!
Então não custa tentar tirar algo desta sua placa, mesmo que seja envão! :-\

[],s

Alyscom

crixtiano

Alyscom

Até suportam, mas você deve ter visto no tópico que lhe indique que é um pouco difícil tirar 100% da placa, muitos até nem conseguem fazer funcionar!

[]'s

Alyscom

ednso

Citação de: Alyscom online 11 de Dezembro de 2009, 19:47
Até suportam, mas você deve ter visto no tópico que lhe indique que é um pouco difícil tirar 100% da placa, muitos até nem conseguem fazer funcionar!

[]'s

Alyscom

Olá,

Você está enganado. Há muito pouco suporte de Linux para as placas VIA. Isso se deve ao fato de que a VIA não faz drivers de Linux para a maioria dos seus modelos se limitanto apenas a alguns poucos. Ao mesmo tempo, como a maioria das empresas, eles se negam a liberar o código de hardware para que a comunidade possa fazer os drivers.

Eu passei um ano com um laptop da Positivo com um adaptador da VIA tentando fazer funcionar no openSUSE. Foi só tempo perdido. Agora tenho um laptop com o chipset da Intel cuja adaptador de vídeo tem a aceleração 3D suportada numa boa.

Bem, o ideal mesmo e não comprar equipamentos baseados nos chipsets da VIA e da SiS (que é ainda pior que a VIA quando se trata de suporte no Linux). Os computadores que geralmente funcionam bem sob as mais diversas distribuições Linux são aqueles que tem adaptadores de vídeo da nVidia, Intel e talvez da ATI (da qual já andei lendo algumas reclamações).

Boa sorte!
Atenção!!! PC's com chipsets SiS e VIA não tem suporte total com as maiores distribuições do Linux.  Devido essa falta de suporte, muitos usuários desistem do Linux. Então evite comprar PC's baseados nesses chipsets para não ter grandes decepções. Ajude o Linux difundindo essa ideia.