Colocando o Ubuntu totalmente em um HD... Como? [Resolvido]

Iniciado por Pedru, 18 de Março de 2009, 19:35

tópico anterior - próximo tópico

Pedru

Olá, amigos "Ubuntados"!

Estou com uma pequena dúvida aqui:

Instalei Ubuntu num HD particionado. A partição do Ubuntu cobre 10 GB e uma partezinha formatada para Linux-Swap encobre uns 2 GB.

O HD que uso tem 40 GB (sem ser GiB) e como 12 GB estão sendo usados para o Linux, o resto é para o RuWindows. Quero saber como apagar a partição RuWindows e deixar a do Linux dominante pelo PC... Estou em crise porque dos meus 10 GB, 7,5 GB foram usados logo hoje! Hahaha!

Obrigado,
//Pedru

clcampos

Se seu uso é com arquivos pessoais você pode formatar a partição windows e fazer dela sua partição $HOME separada.

Caso seja com pacotes instalados você pode limpar o cache, que acaba ganhando algum espaço na partição.
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Pedru

Eu não poderia, simplesmente, deletar a partição Windows que tudo ficaria "Ubuntado"?

Ou se eu fizer isso caga no HD?

Obrigado,
//Pedru

vinicius_aleao

Você pode formatar a partição do Windows sem problema. Apenas tenha certeza de mover tudo o que lhe interessa que estiver naquela partição para a do Ubuntu. Para isso, uso o Editor de Partições (Sistema > Administração > Editor de Partições).

O que o clcampos está dizendo é que você não deve ter separado sua home do sistema de arquivos, e você poderia fazê-lo na partição formatada do Windows. Não é obrigatório, mas é mais seguro, porque lhe possibilita uma futura formatação da partição do sistema sem que seus arquivos pessoais corram o risco de serem apagados.

Pedru

Obrigado!

Todos os arquivos que me importam mesmo estão salvos num PenDrive... O resto é tudo lixo que pode ser baixado na internet novamente...

Estou dando mais uma conferida para ter certeza que não vou deletar algo que me interessa muito...

Creio que não precisarei formatar meu Ubuntu... Mas de qualquer forma, vou seguir as dicas!

Muito obrigado!