Ubuntu em pc MT VELHO!

Iniciado por Spy_WeRe, 18 de Janeiro de 2009, 11:38

tópico anterior - próximo tópico

Spy_WeRe

Olá pessoal do fórum, meu 1 tópico aqui no f´rum, e eu estou super empolgado para fazer parte do SO Livre mais famoso do mundo!

Mais para isso eu preciso ter uma segurança e como tenho um pc Velho aqui em casa, pensei em instalar o ubuntu nele e ver como reage, até para poder aprender mais com ele...

O Unico problema é, RODA ou NAO RODA :-\

Vamos as configs: (NAO SE ASSUSTEM!!! ;D)

Pentium III 750MHz :o
512MB RAM :-X
40GB HD :-X
Placa de vídeo de 64MB, eu acho...se não for 32MB! :o

Bem, com isso ele rodará Ubuntu tranquilo, ou vai ser necessário ficar rodando manivela? :P

Se rodar, quanto a parte de drivers, ele funcionará tudo ou não?

Espero que me ajudem!

Aguardo respotas...

Abraços

Alakazan

Eu acho que vai ficar rodando a manivela.... Principalmente pela CPU...
Tente o Xubuntu, ou, se quiser velocidade, o Debian...
PC é como ar-condicionado: é só abrir Windows que ele para de funcionar.
Tentando ser melhor - desculpem o incômodo!

fabiodassan

Por experiência própria:

minha namorada tem um notebook celeron 1.2 com 256MB de RAM e 40Gb de HD.
Ela insistia em rodar o windows XP, que vivia travando. Ela tava quase jogando o notebook fora.
Daí, pesquisei e cheguei a conclusão que o Xubuntu rodaria tranquilo.

E rodou!!!  :) :) :)

Aliás, estou escrevendo dele neste momento. :)
Com essa configuração de hardware, eu aconselho o Xubuntu (é igual ao Ubuntu, só que com o ambiente gráfico Xfce).
Ou senão, aconselharia o Kurumin, mas o projeto anda meio desatualizado...
Outro projeto legal é o BigLinux, mas eles usam KDE que é pesado.

Tenta rodar o LiveCD do Xubuntu e veja o que você achou da velocidade.
Lembrando que, depois de instalado, a velocidade fica bem maior do que rodando pelo CD.

Abraço
Acer 5920-6990
Core2Duo T5450, 2Gb de RAM, 160Gb de HD.
Ubuntu Hardy Heron 8.04 / Ubuntu Intrepid Ibex 8.10

felipeborges

Procure saber sobre o U-Lite, ele vai voar nessa configuração. Infelizmente a interface não agrada esteticamente a maioria dos utilizadores.
Meu blog sobre GNU/Linux
Debian Lenny e Gentoo.

Spy_WeRe

Obrigado a TODAS as RESPOSTAS!!!
Mais tipo, quanto ao problema de hardware (drivers), o Xubuntu reconhece tudo certinho?
CAso eu instale ele, o computadro ficará digamos 100% ok quanto a drivers? Porque ele é meio antigo (10 anos +/-) por isso acho que achar drivers pra ele ia ser MUITO complicado...

Bem, não sei, vale realmente a pena mesmo? Por que meu projeto ao instalar o Ubuntu nesse pc era de conhecer o sistema, ver como reagia, para que eu pudesse aprender muito mais com ele e me livrar do Windows do meu computador novo. Mais como seria a performace dele diante do Ubuntu? Seria TAO RUIM ASSIM? :o

Aguardo respostas!

Abraços

felipeborges

Citação de: Spy_WeRe online 19 de Janeiro de 2009, 13:18
Obrigado a TODAS as RESPOSTAS!!!
Mais tipo, quanto ao problema de hardware (drivers), o Xubuntu reconhece tudo certinho?
CAso eu instale ele, o computadro ficará digamos 100% ok quanto a drivers? Porque ele é meio antigo (10 anos +/-) por isso acho que achar drivers pra ele ia ser MUITO complicado...

Bem, não sei, vale realmente a pena mesmo? Por que meu projeto ao instalar o Ubuntu nesse pc era de conhecer o sistema, ver como reagia, para que eu pudesse aprender muito mais com ele e me livrar do Windows do meu computador novo. Mais como seria a performace dele diante do Ubuntu? Seria TAO RUIM ASSIM? :o

Aguardo respostas!

Abraços

O reconhecimento de Hardware se dá pelo Kernel, ou seja, é igual para as distribuições. Ele é igual no Ubuntu e no Xubuntu.

Sinceramente, eu sou entusiasta do XFCE, mas no Xubuntu ele não fica "redondo", o Debian Lenny com GNOME tem o mesmo desempenho que o Xubuntu, e o GNOME é mais completo quanto a usabilidade.  :-\
Meu blog sobre GNU/Linux
Debian Lenny e Gentoo.

pigdin

Até setembro de 2008 usava um P III 800 com 256 de ram rodando ubuntu.

Mas se fosse hoje colocaria um debian nele.

Desk: Phenom X3 2GB DDR II - Win 7 / Ubuntu 10.04 64 Bits
Note MUB: Core2Duo 4GB - Win7 / Ubuntu 10.04 / Bodhi Linux.
@alexpigdin

CGaldino

Se vc utilizar uma versão antiga tipo o Dapper ele rodará satisfatóriamente nesta sua configuração. Falo isso porque tinha um PC com a configuração praticamente idêntica a que vc tem ai e rodava o Ubuntu Dapper 6.06 tranquilamente, lembro-me de ter rodado até o Edubuntu (feisty) com desempenho satisfatório. Agora para a versão atual pode ser que vai ficar uma carrocinha...

Neste caso eu te sugeriria instalar o Ibex em dual boot com o Windows no seu PC Oficial e instalar uma distro mais voltada para o desempenho neste PC velinho como a Resulinux, o Debian, Slack, Puppy Linux, ZenWalk, Slitaz entre outras. Se quiser vc pode inclusive montar uma rede e compartilhar a net ponto-a-ponto entre os dois (bala de mais) se já não tiver uma rede por ai.

Quanto ao Xubuntu minhas experiencias com ele não foram lá essas coisas... e se for pelo XFCE tem outras distros (Ex: Dream, Zenwalk, KateOS) que são bala de mais e no quesito desempenho é, ao meu ver melhor.

Fica meu relato,

ABS,
C.
@conradopreto Linux user #440560 / Ubuntu user #11411 /

Alakazan

Ou Debian ou DreamLinux.
SliTa eu acho que é pra PC mais antgo que esse, e esse teu PC não é muuuuuuuiiiito velho. É meio termo.
assim:
Lançamento>Novo>Ultrapassado>Meio termo>Antigo>Pré histórico.

CGaldino

Citação de: Alakazan online 19 de Janeiro de 2009, 20:44
Ou Debian ou DreamLinux.
SliTa eu acho que é pra PC mais antgo que esse, e esse teu PC não é muuuuuuuiiiito velho. É meio termo.
assim:
Tudo bem que o Slitaz veste pc's mais antigos que esse, mas nessa configuração dá atpe um certo prazer em ver a distro voando!! Clicou abriu! Ele vai se sentir como se estivesse com 2 gb de giga nun quad core (exageros à parte).

Eu diria Resulinux ou Debian!
:)

felipeborges

Citação de: CGaldino online 19 de Janeiro de 2009, 21:34
Citação de: Alakazan online 19 de Janeiro de 2009, 20:44
Ou Debian ou DreamLinux.
assim:
Tudo bem que o Slitaz veste pc's mais antigos que esse, mas nessa configuração dá atpe um certo prazer em ver a distro voando!! Clicou abriu! Ele vai se sentir como se estivesse com 2 gb de giga nun quad core (exageros à parte).

Eu diria Resulinux ou Debian!
:)

Exato amigo! Eu tenho um Dual Core, e 1 GB de RAM, e sinto-me assim no Gentoo com XFCE. Chega "dar gosto de vê!" :)
Meu blog sobre GNU/Linux
Debian Lenny e Gentoo.

CGaldino

Spy_WeRe,

Não deixe de postar aqui como vc procedeu e o resultado!
Gde abs.

Alakazan

Eu Rodo o Hardy num Pentium 4 HT de 3GHz com 1 GB de RAM e já o acho beeeeem rápido....
Se eu testasse Debian qui acho que teria problemas em acompanhar a velocidade do sistema.

Spy_WeRe

olá Pessoal,

Pois bem, eu sei la que que eu fiz aqui e eu acabei instalando o Kubuntu por cima do ubuntu, mais ficou tudo certo!! ;D

Aparentemente esta tudo normal, o unico problema é a internet, que aqui em casa é wi-fi, e isso vai ser um desafio agora....

hehehe

Muito borigado aew a todos

Abraços

SlykDrako

Eu instalei o ubuntu 8.10 num Pentium II (não me lembro agora a velocidade, mas podem imaginar que não é grande coisa hehe), com 256 MB de ram, e disco de 8GB. Deu-me uns quantos dias de trabalho para o por a funcionar devidamente, mas, agora voa :). O que fiz foi fazer uma instalação do ubuntu linha de comandos, ou seja, sem gnome e sem um monte de coisas, apenas o básico pra funcionar, aos poucos fui adicionando coisas, como o fluxbox, slim e outras coisas pra ter um sistema de janelas a funcionar a gastar o mínimo de recursos e que ao mesmo tempo agradasse à vista. Procurei os programas que gastassem menos memória e que mais me agradavam para as coisas que iria necessitar. Bom resumindo acabei com um sistema 100% funcional (excepto o som que ainda não o consegui fazer funcionar) com net e tudo a gastar apenas entre 30 a 40 mb de memória, recentemente coloquei-lhe uma placa wifi e acabei por instalar o network-manager (pra facilitar a configuração da rede) o que acabou por roubar uns quantos mb de ram, mas mesmo assim funciona muito bem. Dá muito mais trabalho do que ter um sistema já todo preparado, mas, tem a sua piada ;)