Ubuntu na rede Micro$oft

Iniciado por Black Sunshine, 16 de Março de 2009, 11:18

tópico anterior - próximo tópico

Black Sunshine

Prezados, bom dia.

Trabalho há anos com redes M$ e finalmente minha situação me permitiu ingressar no curso para as Certificações Linux.  Estou terminando o primeiro curso e já poderei fazer as duas primeiras provas. Porém ainda não consegui o conhecimento necessário para colocar uma máquina com o Ubuntu 8.10 numa rede Micro$oft. Possuo 3 servidores 2003 Server, sendo que um deles abriga o AD e o ISA server. Já instalei o NTLMAPS, o SAMBA, configurei ambos de acordo com tutoriais que peguei na internet (não sei se estão certos), sendo que não obtive sucesso. Consigo navegar na internet setando o proxy no Firefox, mas ele solicita autenticação. Consigo pingar o servidor pelo IP e pelo hostname, mas não pelo nome completo (servidor.xxxxxx.local). O apt não funciona. Ele tenta resolver os endereços partindo do nome completo do servidor, mas não consegue. Enxergo a rede toda, porém não tenho idéia de como o Ubuntu logaria (tela de Login?). Os amigos poderiam me dar uma luz?

Agradeço a atenção de todos!
"Só existem duas coisas infinitas: o universo e a burrice humana. E ainda tenho dúvidas quanto à primeira." - Albert Einstein.

Renato Krause

Citação de: Black Sunshine online 16 de Março de 2009, 11:18
Prezados, bom dia.

Trabalho há anos com redes M$ e finalmente minha situação me permitiu ingressar no curso para as Certificações Linux.  Estou terminando o primeiro curso e já poderei fazer as duas primeiras provas. Porém ainda não consegui o conhecimento necessário para colocar uma máquina com o Ubuntu 8.10 numa rede Micro$oft. Possuo 3 servidores 2003 Server, sendo que um deles abriga o AD e o ISA server. Já instalei o NTLMAPS, o SAMBA, configurei ambos de acordo com tutoriais que peguei na internet (não sei se estão certos), sendo que não obtive sucesso. Consigo navegar na internet setando o proxy no Firefox, mas ele solicita autenticação. Consigo pingar o servidor pelo IP e pelo hostname, mas não pelo nome completo (servidor.xxxxxx.local). O apt não funciona. Ele tenta resolver os endereços partindo do nome completo do servidor, mas não consegue. Enxergo a rede toda, porém não tenho idéia de como o Ubuntu logaria (tela de Login?). Os amigos poderiam me dar uma luz?

Agradeço a atenção de todos!

Tem um tópico que eu criei nesse fórum:
http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,45851.0.html

E eu estou produzindo material nessas wikis mas ainda vai levar um certo tempo:
http://wiki.ubuntu-br.org/ntlmaps
https://wiki.ubuntu.com/ntlmaps

Você utiliza ISA aí? Protocolo NTL?
Da uma lida no tópico do forum e tira tuas dúvidas aqui ou lá, onde preferir.

Black Sunshine

Renato, não funcionou. Me corrija se eu estiver errado. Onde você coloca "localhost" eu devo substituir pelo endereço IP do meu servidor de proxy, correto?

EDIT: reiniciei a estação e aparece o erro 407 (pede autenticação no proxy).

Já é uma evolução!
"Só existem duas coisas infinitas: o universo e a burrice humana. E ainda tenho dúvidas quanto à primeira." - Albert Einstein.

Renato Krause

Citação de: Black Sunshine online 16 de Março de 2009, 12:25
Renato, não funcionou. Me corrija se eu estiver errado. Onde você coloca "localhost" eu devo substituir pelo endereço IP do meu servidor de proxy, correto?

EDIT: reiniciei a estação e aparece o erro 407 (pede autenticação no proxy).

Já é uma evolução!

No arquivo /etc/profile e /etc/apt/apt.conf.d/02proxy você coloca localhost se o ntlmaps estiver instalado localmente ou coloca o endereço da máquina onde está instalado o ntlmaps.

No arquivo de configuração do ntlmaps, o /etc/ntlmaps/server.cfg, você coloca o endereço do proxy ISA.

Black Sunshine

Perfeito, Renato. Agora funcionou. Porém o Firefox ainda pede autenticação. Existe algum modo de sanar isso?

Agora só necessito do restante das informações sobre interação com a rede Microsoft.

Serei mais específico. Uso na minha empresa um software ERP que está em um dos servidores. Ele utiliza SQL Server. A estação que utiliza o mesmo precisa ter uma unidade mapeada e rodar um aplicativo .exe. Sei que consigo rodar a aplicação pelo Wine, certo? Mas preciso estar logado à rede para abrir o programa, que utiliza uma chave USB. Preciso saber como ingresso no domínio Microsoft, como mapeio essa unidade e se o Wine poderá suprir minha necessidade para rodar o programa (ou se existe outra solução).

Obrigado pela atenção.

Renato Krause

Citação de: Black Sunshine online 16 de Março de 2009, 14:20
Perfeito, Renato. Agora funcionou. Porém o Firefox ainda pede autenticação. Existe algum modo de sanar isso?

Agora só necessito do restante das informações sobre interação com a rede Microsoft.

Serei mais específico. Uso na minha empresa um software ERP que está em um dos servidores. Ele utiliza SQL Server. A estação que utiliza o mesmo precisa ter uma unidade mapeada e rodar um aplicativo .exe. Sei que consigo rodar a aplicação pelo Wine, certo? Mas preciso estar logado à rede para abrir o programa, que utiliza uma chave USB. Preciso saber como ingresso no domínio Microsoft, como mapeio essa unidade e se o Wine poderá suprir minha necessidade para rodar o programa (ou se existe outra solução).

Obrigado pela atenção.

O Firefox é algo bem a parte. Tu pode ver isso no momento em que você não tinha o ntlmpas instalado porém o firefox conseguia navegar na Internet. Ele conheçe o procotolo NTLM nativo. Infelizmente desconheço como fazer ele autenticar-se automaticamente contudo uma solução que podemos fazer para ele não pedir mais a senha é indicar para ele usar o proxy ntlmpas recém criado.

Por mais que precise exatamente essa parte que falaste sobre ingresso no domínio eu ainda tive tempo para investigar. Hoje no almoço um colega me comentou que tem uma revista de Linux dedicada para essa integração e autenticação no domínio. Não sei qual a urgência que necessita disso, posso providenciar esse material para nós.
Abraço.

Black Sunshine

Na verdade eu não tenho urgência. É mais para eu me aprofundar na parte de rede do Linux e não chegar boiando no segundo curso. E também para fazer os testes necessários para rodar meu ERP em Linux e me livrar da prisão da M$.

Se você conseguir este material será de grande ajuda.

Obrigado por tudo!

Renato Krause

Ok, vou providenciar.
Caso ache algum material bom te peço que me avise pois também tenho profundo interesse nessa questão.

Black Sunshine

Percebi que o synaptics também não reconhece o proxy. Mesmo configurando-o pelas preferências. Vou continuar tentando.

Renato Krause

Citação de: Black Sunshine online 17 de Março de 2009, 10:07
Percebi que o synaptics também não reconhece o proxy. Mesmo configurando-o pelas preferências. Vou continuar tentando.

O meu Synaptic funcionou quando configurei o arquivo /etc/apt/apt.conf.d/02proxy