Novo problema com o Google Earth

Iniciado por fluizp, 10 de Março de 2009, 16:11

tópico anterior - próximo tópico

fluizp

Bom galera, graças à preciosa dica do colega Lunga, finalmente consegui instalar o Google Earth 5.0 Beta. Valeu, Lunga!

Ocorre que agora surgiu aquele velho problema relacionado ao uso dos efeitos visuais no modo Extra: quando abro o Google Earth a região onde aparece o mapa fica piscando, e só resolvo se desligo os efeitos visuais, selecionando Nenhum.

Como não quero deixar de usar os efeitos visuais, solicito ajuda de alguém para resolver esse problema.

Quando eu instalei o Ubuntu 8.10, eu tive este problema pra assistir filmes por qualquer um dos players, e resolvi da seguinte forma:

1. Abrir um terminal, escrever gstreamer-properties e dar enter.
2. Clicar na tab Video.
3. Em baixo de Default Output (ou saída padrão), em Plugin, selecionar "X Window System (sem Xv)".
4. Clicar em Teste para verificar se o vídeo é reproduzido corretamente (irá aparecer umas listras coloridas como numa TV).
5. Fechar. Feito isso o Totem ficou perfeito, mas o Mplayer só pára de piscar quando está em modo tela cheia.

No aguardo!
GNU/Linux Mint 17.2 Xfce 64 bits

fluizp

Pois é galera, procurei a solução em alguns fórums em inglês e este problema parece não ter solução.

Segundo informações que coletei, se trata de um problema dos drivers para Linux das placas de vídeos das marcas ATI e Intel. Quem tem nVidia parece que não experimenta esse problema.

O problema é de compatibilidade dos drivers com o Compiz (o software responsável pelos efeitos visuais). A única solução é a ATI e Intel criarem drivers que corrijam esta incompatibilidade.

Infelizmente parece que isso não será feito tão cedo, visto que alguns usuários do Ubuntu 7.10 Gutsy Gibbon (lançado em 18/10/2007) e do Ubuntu 8.04 Hardy Heron (lançado em 24/04/2008) já vinham relatando este problema.

Não sei se este problema é exclusivo do Ubuntu ou ocorre também no Kubuntu, até porque nem sei qual o software de efeitos visuais o Kubuntu utiliza.

A única maneira de solucionar esse problema quando se quer usar o Google Earth é desligar os efeitos visuais.

Entretanto, se for usado o modo de tela cheia, o problema não aparece mesmo com os efeitos visuais ligados! Minha hipótese: isso está relacionado ao fato do Compiz "varrer", ou melhor, atualizar a área de trabalho numa frequência que deve ser igual a frequência do monitor, e isso é o que possibilita ver os efeitos visuais. Por alguma razão, ao atualizar a região do mapa do Google Earth o Compiz se "perde" e a área do mapa fica piscando. Quando se usa o modo tela cheia, provavelmente o Compiz entra em um modo "desligado", pois com tela cheia não se pode visualizar nenhum efeito visual.

Fica a dica!
GNU/Linux Mint 17.2 Xfce 64 bits