Conectivade wireless no 8.10 e webcam no 8.04, tem como reunir essas qualidades?

Iniciado por serraemeira, 05 de Março de 2009, 11:03

tópico anterior - próximo tópico

serraemeira

Olá pessoal,

Uma amiga de faculdade, insatisfeita com a lentidão do Vista, me pediu para instalar o Ubuntu em seu notebook de 512 RAM + webcam integrada + wireless. Gostaria de configurar o Ubuntu para ela de forma que ela pudesse se conectar a redes wireless sem complicações, bem como utilizar a webcam em aplicativos como Skype, Flash etc. Eis que surge a minha dúvida: qual versão do Ubuntu instalar, 8.10 ou 8.04?

Considerando que a webcam dela certamente utiliza o driver GSPCA, no 8.04 seria muito fácil para ela utilizar a webcam. Em compensação, é sabido que o driver GSPCA tem tido problemas no 8.10, já que aplicativos como o Skype ainda não estão preparados para utilizar o driver integrado ao kernel.

Por outro lado, considerando a conectividade wireless, no 8.10 seria bem mais fácil para ela conectar a redes wireless domésticas, da faculdades etc, visto que ele conta com o novo network manager (versão 0.7) e melhor reconhecimento de cartões wireless. Nesse quesito, creio que o 8.04 não apresentaria facilidades para ela.

E então pessoal? O que fazer? Preciso da ajuda de vocês. Sou usuário iniciante e a minha amiga não conhece nada de linux, por isso, se eu entregasse o Ubuntu pra ela rodando perfeitinho, creio que teríamos mais um Ubuntu user feliz da vida.

Desde já, agradeço as respostas...

serraemeira
Usuário do Ubuntu Hardy Heron 8.04

rjbgbo

Seria bom vc verificar o tipo de pl. de rede desse notebook, e se a mesma é reconhecida c/ facilidade ou trazer pouco esforço p/ obter a rede wireless.
Se a pl. de rede nas suas buscas for problemática p/ a versão 8.04, vá na 8.10.
também é bom lembrar que o Flash, está c/ mais suporte na versão 8.10, na 8.04 talvez seja preciso instalação de fora do repositório oficial.
Qto a uma possível perda de imagem de webcam, se o chipset da pl. mãe for compatível, esse notebook ainda vai ter a opção do uso do microfone. Cheque também o chipset da pl. mãe.
Linux User #440843 | Ubuntu User #11469