Terminal

Iniciado por Xedoc, 19 de Março de 2009, 18:49

tópico anterior - próximo tópico

Xedoc

Boa noite,

Sou iniciante do Ubuntu, ainda ando a pesquisar sobre directorias e usando o mouse para ver como vai funcionando por interface. Contudo, queria saber onde posso arranjar uma lista razoavelmente comprida com códigos do terminal e com as respectivas definições do que cada código quer dizer. Gostaria mesmo de usar o Terminal até porque é sempre mais rápido e irá facilitar-me o uso.

Obrigado.

antoniodosantosor

Já sofri muito e continuo a sofrer, pois o linux para quem gosta de "mexer" nos comandos, sempre nos causa surpresa, que é o que temos que pagar pelas oportunidades que o mesmo nos oferece, o que não acontece nos programas de códigos fechados. Fruto de minha experiência, leigo que sou, com os erros e acertos construi um repertório de dicas. Se você estiver interessado, peça-me através do meu emai - antonidosantos@estadao.com.br

Ioca100

Usuário Linux- 449417

Darcamo

Ué? Ninguém lembrou do foca?
O guia foca linux é bastante completo indo bem além do que você está pedindo, mas obviamente não precisar ler tudo.
Em geral uso apenas
man comando
para saber como usar um determinado comando, mas se você não souber nem o nome de um comando que faz o que você procura então é aí que o foca linux pode lhe ajudar.

Os comandos são agrupados em seções como "Execução de programas", "Comandos para manipulação de diretório", "Comandos de rede", etc..
http://focalinux.cipsga.org.br/index.html
Você pode baixá-lo ou ver o guia on-line.