Net send

Iniciado por slkslk, 02 de Março de 2009, 20:24

tópico anterior - próximo tópico

slkslk

alguém conhece um equivalente no linux ao netsend da microsoft? Precisava enviar mensagens popup a todos os utilizadores ligados na rede (dezenas e não sei quais são em cada momento, só o segmento IP), por exemplo para avisar que vou desligar a rede ou que no dia seguinte os PC arrancam 30 min mais tarde...

"Carpe diem, quam minimum credula postero."
(Aproveite o dia, acredite o mínimo possível no amanhã), Horácio, Odes I,11,8

Nossile

Já tentou o comando "talk" no terminal?
sudo aptitude remove terno-e-gravata && sudo aptitude install bermuda chinelo -y

slkslk

o talk só funciona se ambos fizerem o comando, certo? a minha ideia é enviar a todos os pc's ligados por ex. no segmento 192.168.100.x uma mensagem a avisar que vou parar a rede em 10 min., por ex. Não é necessário existir uma comunicação tipo instant messager, nem sequer é conveniente. Para além disso, eu não sei quais estão ligados e estamos a falar sempre mais de 30. A minha ideia era algo tipo netsend * BlaBla e que aparecesse como popup nos terminais.

Just Edu it

smbclient -M <netbios_user> <mensagem>

slkslk

O que eu pretendia era algo mais directo que não use o protocolo smb, mas sim o udp ou o ssh (preferência para o primeiro). O ksalup funciona bem, mas faz pouco efeito visual e não chama a atenção (apenas um icone na barra). Precisava de um popup real, eventualmente com som...