Compartilhar internet

Iniciado por Bruno Furlan, 02 de Março de 2009, 15:42

tópico anterior - próximo tópico

Bruno Furlan

Olá boa tarde a todos, por gentiliza preciso de ajuda para conpartilhar minha internet tenho uma conexão via radio no meu pc atraves de uma placa de rede sem fio wiless instalada nele, tenho um roteador da marca edimax ligado na entrada de rede do pc para compartilhar a internet com o notebook atraves desse roteador, eis a questão como faço para configurar essa rede.
Obs ja tentei com o Firestarter e não consegui.
Desde ja obrigado...

raidicar

não entendi.
atravéz de uma placa de rede sem fio ligada no pc você recebe a conexão via radio.
na outra placa de rede você ligou um roteador e espera que o mesmo compartilhe a internet?
ou você espera que o linux compartilhe a internet?
Um dos dois compartilhará a internet, ou o linux ou o roteador, se for o linux, pra que o roteador?
Não entendi.
Quem ama extremamente, deixa de viver em si e vive no que ama. Na vida três coisas são certas, o amor, a morte e o Linux !
Se Platão disse, então realmente sofremos de uma perigosa doença mental.

Bruno Furlan

O roteador e pra compartilhar sem fio a internet com o notebook.

raidicar

teste a dica que deixei nesse forum.
http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,35576.0.html
Você terá de adapta-la, teste as duas opções, mas no ultimo comando, onde esta ppp0 ou eth0, você deve colocar wlan0 ou seja la como for que a placa de rede wireless que receba a internet esteja nomeada em seu sistema.
É fundamental que a dns do seu link seja especificada corretamente.
É fundamental que entenda que o "micro da rede" que especifiquei na dica, no seu caso, é seu roteador.
É fundamental que entenda que a configuração do notebook será alterada de acordo com a configuração que coloque no roteador., EX: o gateway da placa de rede wireless no notebook será o IP do roteador.

Agora, compartilhar a internet da placa de rede sem fio para outra placa de rede não é o problema, fazendo certo o que disse acima resolverá essa parte, mas agora precisa configurar a rede no roteador de forma correta para que o mesmo receba a internet e, isso não sei fazer por que não conheço esse roteador.
Feito isso, precisa compartilhar a internet no roteador, o que também não sei fazer pois não conheço o roteador. Deve ser facil, pois é meio intuitivo. Por fim, configurar corretamente a rede no notebook para receber a internet do roteador.
Esses passos depende de você, do manual do seu roteador e das dicas que encontrar na internet sobre seu funcionamento e roteamento, pois em nada tem a ver com linux, windows ou qualquer outro sistema.

Não é possivel ligar o link de radio no roteador e faze-lo compartilhar a internet para os computadores? ou pretende utilizar o squid, por exemplo, ou limitar de alguma forma a internet para o notebook.
Quem ama extremamente, deixa de viver em si e vive no que ama. Na vida três coisas são certas, o amor, a morte e o Linux !

Bruno Furlan

Ligar o link no radio direto no roteador não teria como porque ele so tem uma entrada pra antena e vou usar para jogar a internet no notebook, na verdade quem faz o compartilhamento da internet e o pc o roteador serve apenas para jogar a internet sem fio no notebook.

raidicar

Exatamente como intendi e postei acima.
podemos dividir o processo em duas etapas, a primeira, é onde o linux roteia a internet da placa de rede wlan para a placa de rede ligada no roteador.
O link que eu lhe indiquei faz isso, vc apenas tem de substituir ppp0 ou eth0 por wlan0, que seria sua wireless (acho, vc deve saber como sua wireless esta nomeada pelo sistema, o comando ifconfig lista suas placas no terminal)

A segunda etapa é configurar o roteador de forma que ele receba a internet da placa de rede do micro e faça o roteamento para o noteboook.

Você diz que o roteador serve apenas para jogar a internet sem fio para o notebook, mas um roteador é um roteador, ele tem de rotear a internet para joga-la para o notebook, ele não é um switch e não sei se ele funcionaria dessa forma, se ele apenas funcionaria como um switch e permita a conexão entre o micro e o notebook de forma que o notebook receba a internet sem rotear-la. Pode ser que sim, em teoria, deveria funcionar. Porém, quando ligamos um link como o speedy, por exemplo, no roteador, bastaria configurar o ip no micro que a internet funcionaria, correto? teoricamente sim, mas isso não ocorre e somos obrigados a rotear o link no roteador para que a internet recebida pelo roteador seja jogada nos computadores, e essa é a função do roteador.

Não sei se ele funcionaria da forma que quer, ou seja, utilizar um roteador sem rota, como um switch, ou se terá de rotear o link que ele recebe do micro para o notebook, tendo assim, dois roteamentos em sua rede, um, feito no micro e outro, feito no roteador.

Bruno Furlan

valeu pelas dicas foram boas..

obrigado...