drivers de placas mães para linux? Sou novo no linux

Iniciado por Yodi, 16 de Janeiro de 2009, 18:11

tópico anterior - próximo tópico

Yodi

Primeiramente eu sou novo no linux ubuntu (eu tenho o ubuntu de 2007), instalei o linux hontem em meu pc depois de mais de 1 ano e comecei a testar e reparei que ele reconheceu algumas placas de meu pc que não é novo.
   Não sei se estou postando no lugar certo também, mas gostaria de poder trocar idéias com vcs.

Irei baixar o novo Ubuntu 8.10, já que pelo que vi não tem mais suportes de codecs e outros para a versão que tenho (eu acho), e gostaria de saber se o linux(ubuntu) reconheçe só algumas placas ou instala como padrão e/ou se existe algum site da linu que tenha os drivers de placas mães e as demais que estão no mercado hoje em dia a venda(placas recentes) ou se ele instala como padrão todas e qualquer placas.
   E se alguém puder me enviar um link de programas que eu possa baixar e instalar no linux, como msn e outros...

Ainda estou testando o linux para meu uso, e possuo no mesmo pc 2 HD - 1 com XP e outro com ubuntu e alterno entre os dois trankilo para poder usa-los.

jomafras

Olá Yodi,

Se vc instalar o Ubuntu 8.10 é provável que ele reconheça o seu Hardware (ou quase todo).
Aquele que der algum problema vc vai ter que tentar solucionar, já que a regra geral é que não existam drivers para Linux (só para Windows).
A instalação de programas no Ubuntu é feita direta dos repositórios e, existem programas para Linux  similares ao Windows mas, não iguais.
Enfim, pode instalar o 8.10 e depois vc diz o que não deu certo.

O Ubuntu sem dúvida é a melhor Distro.
Pesquise primeiro... só depois abra um tópico.
Canal do YouTube - Blog

Yodi

Muito obrigado era isso que eu queria saber, eu sou técnico em informática (sei muito sobre Ruindows), mas não sei muito sobre Linux, nessa area mais aprofundado. Agora teria o link de uma página onde tem esses programas para linux para eu baixar e testar eles? Obrigado a todos que responderem.

asghan

Vou citar alguns exemplos de programas básicos q o sistema instala como padrão :

Gravação de cd e dvd - k3b ou Brasero

Messenger: AMSN, Kopete, pidgin

Ouvir música - Amarok, Rhythmbox, XMMS

Assistir DVD - totem, xine, mplayer, kaffeine

Depende da sua necessidade !!
   Ubuntu 12.04 - Unity 64bits

Tota

Citação de: Yodi online 16 de Janeiro de 2009, 19:34
Muito obrigado era isso que eu queria saber, eu sou técnico em informática (sei muito sobre Ruindows), mas não sei muito sobre Linux, nessa area mais aprofundado. Agora teria o link de uma página onde tem esses programas para linux para eu baixar e testar eles? Obrigado a todos que responderem.

Yodi

Em principio, não são necessários sites com programas para Linux. No caso do GNU/Linux temos os gererenciadores de pacotes que pegam estes pacotes em repositórios proprios na Net.

Através do gerenciador de pacotes synaptic em

Sistema => Administração => Gerenciador de Pacotes Synaptic
na sua barra de ferramentas, voce ira encontrar  98% de todos os pacotes ( programas ) para Linux de sua distribuição ( Ubuntu )

Mas sim, pacotes (programas) mais exóticos ou específicos podem ser encontrados em Get Deb => http://www.getdeb.net/ para os sabores Linux derivados do Debian ( Ubuntu é um derivado do Debian ) logo 100% compatíveis.

Existe também o Launchpad, mas é mais avançado, deixe para depois.=> https://launchpad.net/

Dentre outros.

Porém vamos com calma. Instale o GNU/Linux, use sem instalar mais nada por um ou dois meses, "afine" seu hardware usando este Forum, depois comece instalando pacotes dos repositórios exclusivamente.

Quando estiver bem acostumado com a interface e com os comandos em Linux/Unix aí parta para os get deb etc.

Mais uns tempos e voce vai estar compilando seus programas, e fazendo com que fiquem a seu gosto particular.

Lembre que quando começou com o Windows a cada travada voce formatava a máquina ( ou seja uma vez por semana mais ou menos) e isto vai acontecer com o Linux se voce for com muita sede ao pote. Então a sugestão é sempre aprender primeiro e "inventar" depois, senão voce vai ficar realmente desapontado com um sistema inúmeras vezes melhor que o sistema Windows, mas que tem muito ainda em linha de comando ( DOS para os iniciandos)

[],s

Flatac

Olá,

Mais uma dica. Acesse o menu Aplicativos e o item Adicionar/Remover Aplicações.

Ali você vai ter uma visão geral dos programas instalados e disponíveis, com uma descrição
do que fazem.

Mas siga a recomendação do Tota. Vá com calma.

Abraço

Flavio

ricardospolti

fala pessoal,

tbm sou novo com Linux e não estou conseguindo instalar os drivers do meu note.

e ele nao reconheceu a placa wi-fi, o touchpad, etc.

tenho um cd da DELL com todos os drivers da máquina...onde ele instala um aplicativo da DELL assim que roda e a partir dai seleciono os drivers a instalar..

bom...todos os drivers estão .exe que extrai os arquivo de um .zip para a pasta de destino...

mas qnd eu rodo o cd ele da um problema e diz que nao consegue extrair os arquivos

como posso fazer para instala-los?

tenho um DELL vostro
AMD Athlon 64 X2 TK-55
3gb DDR2 667mhz
HD 320gb SATA
ATI radeon xpress 1150, 256, hypermemotyTM

vw