Configuração de internet

Iniciado por Sylvia, 27 de Novembro de 2008, 12:55

tópico anterior - próximo tópico

Sylvia

Oi Pessoal. Estou iniciando no Ubuntu e estou completamente perdida. Já li um bocado de pesquisa mas nada. Alguém pode me ajudar? Instalei o Ubuntu no computador e me disseram que a internet entraria automaticamente mas tal não aconteceu. Que faço? Que comando dou para colocar o IP e os demais endereços?  Moro em condomínio. A minha internet é via rádio.... Heeeeeellllppppppp....... 

Felix

Na barra superior você deve ter um ícone de 'dois computadores' representando a rede, se você clicar com o botão direito do mouse sobre ele você tem a opção Editar Conexões. Em caso negativo vá em Sistema - Preferências  - Network Configuration - Isso no Ubuntu 8.10

Caso ainda tenha dúvida, é só perguntar

Sylvia

Oi Felix. Muito obrigada por sua atenção. Vou fazer o procedimento que você mandou. Qualquer coisa eu retorno. by

rjbgbo

Sylvia, acrescentando ao que já foi dito pelo Felix
Talvez vc precise ter em mãos:
Ip
Gateway
Dns preferencial
Bom, pelo menos precisa desses dados no tempo que usava também internet via rádio. Isso vc pode tirar por propriedades de rede no Windows.
Linux User #440843 | Ubuntu User #11469

Sylvia

Oi AC. Oi rjbgbo. Aki estou eu de novo. Instalei o Ubuntu 8.10 na máquinae fiz  o que você falou: Cliquei com o botão direito do mouse no ícone dos 2 computadores e entrou uma janelinha; cliquei em Editar  conexões"; depois cliquei na janelinha "Com Fios" no canto esquerdo da janela e depois cliquei em Adicionar. Aí entrou uma janela e numa linha diz: Auto eth0.........nunca?
Na janela que abriu "Editando Conexões com fios 1", cliquei em Configurações Ipv4 (cliquei nessa pois as outras não deixavam entrar  as janelas de endereços);
Na janela abaixo pede para escolher entre DHCP, Somente Endereços (DHCP) Automáticos, Manuel, Apenas link-local e Compartilhando com outros Computadores.
Nem imagino o que signifca DHCP!!Escolhi Manual, pois as outras opções não me abriam campos para colocar os endereços.
Cliquei em Endereço, coloquei o número do IP e cliquei em adicionar. Quando clico em adicionar o número do IP que coloquei desaparece e a partir daí parei. Não consigo ir adiante.
A minha internet para ser configurada preciso colocar:
Número do IP, número da máscara de sub rede, número do servidor DNS Primário,número do DNS secundário, número do servidr proxy, número do gateway.

Será que o que fiz estava certo ou não é nada disso? Socorro....

rjbgbo

Sylvia, presumindo sua internet via rádio ser Ip fixo, como era a minha.

Menu Sistema > Preferências > Network configuration
ou
Clique no icone do 2 monitores perto do relógio, e c/ o botão direito: Editar configurações
Busca a aba c/ fios
Depois vá na aba Configurações IPv4, em método tente o manual, e em endereços aplique os valores pedidos, como por exemplo te passei.
Aqui era assim, e sempre fazia isso c/ o liveCD, somente depois instalava.

Sylvia

Oi rjbgbo.Já consegui fixar o IP,  a Máscara de rede, o Gateway e o DNS. O problema agora é que a caixinha com o OK não abre. Tem uma caixa com "Rotas". Para que serve isso? Você tem idéia do que  tenho que fazer para poder dar o ok nas configurações acima? Ah. e também tem uma caixa para "pesquisar domínios". Que será isso? Também tenho que preencher essa caixa?Abraços.

Sylvia

Oi Pessoal. Não sei como mas consegui fazer com que a internet esteja conectada!!! Quando clico nos dois computadores diz que a internet está conectada. O problema é que não consigo navegar!!!! Sempre que digito um site a resposta é: Servidor não encontrado!!!!! Alguém tem alguma dica para solucionar o problema???

rjbgbo

Sylvia, se vc ñ conseguiu navegar pode ser que algum item ñ tenha sido aplicado
Veja essa tela abaixo.

Ñ se preocupe na caixa Rotas, a que vai te interessar, caso seu IP seja fixo é Endereço, onde se clicando em adicionar, nas aŕea amarelas aplique os valores anotados, mascara de rede deixe automático o valor dado e no dns aplique o valor que vc anotou de sua rede.

Sylvia

Oi pessoal. Agradeço a todos o carinho e a boa vontade em me ajudar. Voces são muito legais. Ainda não tive tempo para colocar algumas dicas que me foram dadas em prática.Mas agradeço de todo modo.Abraços.Voltarei assim que puder dando notícias dos resultados  bye bye

Sylvia

Oi amigos. O problema foi resolvido assim:
Cliquei em Sistema; Preferências; Network Configuration; abriu a janela Conexões de rede. Aí cliquei no item Com fios, depois em Adicionar. Aí abriu a janela Editando conexões com fios;  cliquei em Configurações IPv4; na janelinha do Método escolhi o Manual; aí abriu uma janela com Endereços, Máscara de rede e Gateway. Cliquei em Adicionar e apareceu uma linha amarela onde coloquei os respectivos números de Endereço, Máscara de Rede e Gateway. O problema é que sempre que clicava Adicionar o número do Gateway desaparecia e não havia como fixá-lo. Então resolvi colocar o número do Gateway e cliquei na coluna inferior como se fosse colocar outros endereços. Ai o número do Gateway fixou!!!! Exclui a faixa inferior amarela e coloquei o  número do Servidores DNS e cliquei OK.
Depois cliquei no ícone dos dois aparelhinhos de tv que fica localizado no lado direito do vídeo e cliquei na caixinha habilitar rede com fios.
Estava conectada!!!!