Problemas na inicialização (Resolvido)

Iniciado por Lopez Tech, 02 de Março de 2009, 13:18

tópico anterior - próximo tópico

Lopez Tech

Olá. Estou com um problema meio estranho de se resolver. Eu uso o Ubuntu 8.10 (em uma partição separada da partição do Win XP Professional) há uns 5 meses e ele nunca deu problema, até ontem. Ao inicializá-lo, aparecem as seguintes mensagens, depois da verificação dos hardwares:

[0.0000000] initrd @ extends beyound end of memory (0x7dfaf146 > 0x7c000000)
[0.0000000] disabling initrd
[0.528132] kernel panic - not sycing: VFS: unknown to mount root -FS on unknown block (0,0)

Ele fica parado, só exibindo isso, não inicia o SO. No dia deste erro, eu tinha acabado de instalar mais 1GB de memória RAM (eu já possuia 1GB), totalizando 2GB de RAM (o máximo suportado pela minha placa-mãe.

Dados:

ECS P4M800PRO-M v. 1.0
Pentium 4 HT 3,06 GHz
Sem placa de vídeo

Qual seria o problema? Seria a memória? O Win reconheceu as duas.
desde já agradeço a atenção de todos.

Risaldo Costa

Olha não sei se é este o caso, mas também tive este problema e retirei os pentes de memória para limpá-los pois estavam oxidados, e também troquei meu modem para conexão discada, então tudo voltou ao normal. Você deveria testar com um pente de cada vez.
Desculpe se não for muito últil.

Lopez Tech

Oi...Obrigado pela ajuda...Eu deveria ter pensado nisto antes...Eu retirei o pente novo e tudo voltou ao normal...Ao trocá-los de lugar, o problema voltou...Vou ter que trocar a memória...Obrigado pela ajuda...

Lopez Tech

Bem, não deu certo...eu já tirei as memórias, limpei-as, troquei-as de slots, troquei a nova por outra nova, testei-as com o Memtest (nenhum erro), coloquei só a nova para ver se funcionava (1 GB), e funcionou...mas, ao voltar aos 2 GB, o mesmo problema apareceu...eu reinstalei o Ubuntu com o Wubi mas, ao dar o boot para continuar a instalação, o mesmo problema apareceu...Elas são da mesma marca (Kingston DDR2 667 MHz, trabalhando a 533 MHz) e estão configuradas iguaizinhas (confirmado pelo Everest)...Ele não consegue reconhecer a memória adicional (eu acho)...O que eu faço?

Lopez Tech

É um P4...e a placa é antiga, não possui o Dual-Channel...só tem dois slots...Eu acho que vou tentar virtualizá-lo e, caso não dê certo, vou partir para outra distribuição...Mas eu estava começando a gostar desta...

Lopez Tech

Já resolvi o problema...era só atualizar o BIOS, pois ele não estava conseguindo gerenciar direito a memória extra. Agora o Ubuntu voltou ao normal. Para a placa ECS P4M800PRO-M v.1.0, faça o seguinte (para quem enfrenta o mesmo problema):

*Entrar no site da ECS e baixar a última versão da BIOS: http://www.ecsusa.com/ECSWebSite/Products/ProductsDetail.aspx?detailid=552&CategoryID=1&DetailName=Bios&MenuID=1&LanID=12

*Criar um disquete de boot do sistema (isso mesmo, um DISQUETE): Win 98 ao XP

*Descompactar o arquivo baixado e copiar o AFUDOS (executável) e o .ROM (no meu caso, 070626S.ROM) para o mesmo disquete de boot

*Reiniciar o micro e mudar o boot para o drive de disquete

*Terminado o boot, digite, no prompt:

A:\>afudos .rom /p /b /n /c /x [enter]

*A BIOS será atualizada e o computador será reiniciado

*No boot, ele pedirá para apertar F1 para entrar no SETUP

*Na tela do SETUP, escolher a opção "LOAD OPTIMAL DEFAULTS"

*Dar um OK e depois apertar a tecla F10 e dar um OK outra vez

*O computador será reiniciado e pedirá outra vez F1 (caso contrário, aperte DEL)

*É só ajustar a hora, modificar o boot para HD e apertar F10

*Pronto, asua BIOS (para a placa em questão) está atualizada

OBS: este procedimento pode inutilizar permanentemente a sua placa

Lopez Tech

Obs.: onde aparece .ROM, na verdade, é [o nome do arquivo].ROM

Obrigado pela ajuda de todos...espero ter ajudado também postando a solução...