Qual minha motherboard info?

Iniciado por Ubuntuzinho, 02 de Março de 2009, 22:35

tópico anterior - próximo tópico

Ubuntuzinho

Ola pessoal. Comprei um computador, ele veio com linux ubuntu 8.04. Logo irei instalar o mais recente, porem gostaria de saber se no linux ele me diz qual é minha placa mãe, qnto de memoria ela tem, e VGA?

Obrigado.
...

raidicar

no terminal, digite o comando: free e veja quanto tem de memória.

ex, no meu micro do trabalho, a resposta do comando é:
                    total         used            free       shared  buffers     cached
Mem:       1487144    1343372     143772          0      44144     543676
-/+ buffers/cache:       755552       731592
Swap:      1975924       5388         1970536
Ou seja, tenho 1487144 de memória = 1.487.144, o que equivale a 1.5GB
se aparecer 520185 ou algo parecido, equivale a 512M de memória.

o comandoda dado no terminal less /proc/cpuinfo informara dados sobre o processador.
assim como o comando sudo lshw -C processor
Agora, qual sua placa mãe, não sei, veja o manual que veio com o computador, o modelo esta na capa e costuma ser o manual mais grosso, provavelmente é gigabyte, pcchips ou, no máximo, asus.
Quanto a vga, veja o que aparece no menu drivers de hardware, mas provavelmente voce tenha uma vga onboard, o que é uma droga, mas é o que vem quando se compra micro fechado, olhe atrás da cpu e veja, se for onboard, a quantidade de memória vc pode definir no setup do micro, o máximo sera 64M.
Se for offboard, o conector do video não estará perdo da conexão de som, dos conectores usbs, conectores paralelos e ps2, estará bem abaixo de todos os conectores.

Por fim, vc pode dar o comando no terminal sudo apt-get install sysinfo
depois, digite as teclas ALT + F2 e digite sysinfo para executa-lo e tenhas essas mesmas informações em modo gráfico.

Ou baixe e instale esse programa, bem completo.
pode baixa-lo.
http://www.getdeb.net/app/Hardinfo
ou instala-lo pelo terminal.
sudo apt-get install hardinfo
depois, digite as teclas ALT + F2 e digite hardinfo para executa-lo e tenhas essas mesmas informações em modo gráfico.
veja aqui seu screenshot:
http://wiki.hardinfo.org/Screenshots
Quem ama extremamente, deixa de viver em si e vive no que ama. Na vida três coisas são certas, o amor, a morte e o Linux !
Se Platão disse, então realmente sofremos de uma perigosa doença mental.