Instalando Firefox 1.5

Iniciado por thiagoscp, 10 de Março de 2006, 20:55

tópico anterior - próximo tópico

thiagoscp

Olá pessoal,
me desculpem, mas sou totalmente novo em Linux e Ubuntu. Pretendo fazer do Linux meu único sistema operacional, mas quero ir migrando vagarosamente.
O meu primeiro problema é que não consigo encontrar os arquivos de programas.
Como faço isso?

Mas meu principal problema é com relação à instalação de novos programas.
Prá começar, como faço prá instalar o firefox novo?
Baixei o 1.5.0.1, mas não sei como instalar.

Tem um arquivo com o seguinte nome na área de trabalho: firefox-1.5.0.1.tar.gz
Preciso descompactá-lo para o diretório do firefox (pelo que li). No entanto, não sei onde
fica esse diretório, como posso acessá-lo e como fazer prá instalar.

Por favor, tenham paciência.
Muitíssimo obrigado, desde já.
Thiago

PS.: Quando estou no Ubuntu não consigo visualizar arquivos do Windows e vice-versa.
Sabem como posso fazer prá visualizá-los?

perfumado

E ai cara. Suas perguntas podem ser respondidas no guia do ubuntu . Se não achar a resposta lá, você pode utilizar a busca aqui do fórum (no canto superior direito) e procurar por tópicos que interesse a você. Se mesmo assim não achar, aí pergunte. Seja bem vindo a comunidade ubuntu!   :wink:

CBotelho

Citação de: "perfumado"E ai cara. Suas perguntas podem ser respondidas no guia do ubuntu . Se não achar a resposta lá, você pode utilizar a busca aqui do fórum (no canto superior direito) e procurar por tópicos que interesse a você. Se mesmo assim não achar, aí pergunte. Seja bem vindo a comunidade ubuntu!   :wink:

É cara...
O mais importante é não ter preguiça...sou novo nesse mundo assim como você...e já aprendi muita coisa...
So digo uma coisa....tem que ler...muito...

LedStyle

Olha amigo, basicamente esse firefox novo funciona assim: Você extrai e executa direto daquela pasta la. Nem precisa ficar se preocupando em jogar numa pasta especial e talz por enquanto.

A pasta equivalente a "Arquivos de Programas" é a "/usr". Se você for em "Computador > Sistema de Arquivos" vai ver ela la. No entando o Linux é bem diferente do Windows. Pra começar você não tem permissão pra mexer em nada por lá, só utilizando linha de comando com o "sudo" ou então abrindo o programa "nautilus" como root pelo "Aplicações > Ferramentas de Sistema > Executar como outro usuário".

No entando não fica tentando achar semelhança com o Windows pois não tem nada a ver. Se você chegar la e deletar a pasta do firefox, pode ser que detone o sistema de arquivos. O correto seria desinstalar pelo "Adicionar Aplicações" que se encontra no menu "Aplicações".

Vou dar uma prévia de onde ficam os arquivos ok? Mas nem tente mexer neles. Basicamente você instala e remove tudo pelo "Adicionar Aplicações" e nunca terá problemas. Mas só pra ter uma idéia da organização do Linux:

/usr - Aqui ficam os programas
/etc - Aqui ficam os arquivos de configuração dos programas
/bin - Aqui ficam os executáveis
/lib - Aqui ficam as bibliotecas
/media - Aqui ficam os pontos de montagem (pra acessar CDs, Disquetes)

Bom... fora isso tem outra coisa. Se você for no Computador e em "Sistema de Arquivos" vai ver esses diretórios ai e alguns outros. No entando os programas que ficarem espalhados por ai não são os que você utiliza mas sim os excenciais para o sistema operacional funcionar. Os executáveis do diretório "bin", configurações do "etc" e bibliotecas do "lib" guardam apenas os aplicativos administrativos que só o administrador pode usar. Os que fazer o Ubuntu Linux iniciar.

Ai que entra o "usr". Dentro do diretório "usr" você verá outro monte de diretórios e são bem familiares. La tem outro "etc", outro "bin", outro "lib", etc. Os programas que ficarem espalhados ai são os que você instala la pelo adicionar aplicações. São os programas que o usuário costuma usar no dia a dia, sempre divididos direitinho cada parte do aplicativo no diretório correspondente. Tem um diretório a mais também:
/usr/share - Aqui ficam os ícones, botões, imagens e visual dos programas

Fora isso ainda tem outro diretório chamado "local" ai dentro do "usr". Ou seja: /usr/local/
La dentro tem mais uma árvore de diretórios com um "bin", "etc", "lib", e outros. Esta árvore de diretórios ai é reservada a programas que foram instalados mais tarde e que não são pacotes prontos pra a sua distribuição. Em outras palavras você instala ai aqueles programas que vem um código fonte e você compila os pacotes, transformando os códigos em binários e criando o programa otimizado para a sua máquina.
Pode parecer estranho, mas alguns programas menos conhecidos podem não possuir um pacote de instalação para o Ubuntu Linux especificamente. Nesses casos agente precisa criar esse pacote e compila tudo, o que requer uns conhecimentos um pouco mais avançados sobre Linux.

Bom... por enquanto, como você é recém chegado, tente se acostumar com a idéia de que no Linux tudo é diferente. Esqueça do Windows completamente. No Linux você não vai encontrar um drive C: ou D: nem vai acessar disquetes pelo A:. Não existe nada disso. Não existe um "Arquivos de Programas" nem mesmo uma pasta "windows" que mantém o sistema operacional completo la dentro. É tudo bem diferente.
Te recomendo a se limitar, ao menos no começo, a instalar e remover programas utilizando o "Adicionar Aplicações" e caso queira mais opções utilize o modo "Avançado". Uma dica é ir lá na nossa seção de dicas que tem um post fixo com um tal de "sources.list". Trata-se de um arquivo de configuração em que você fala pra o Linux onde ele deve procurar programas pela internet. Fazendo todas as dicas que o pessoal ensina por lá você terá cerca de 17mil programas disponíveis para se instalar (bem mais do que os que vêm na listinha la do "Adicionar Aplicações". Ai ja clica naquele link "FAQ" la no menu superior do nosso fórum e veja como instalar codecs multimídia, driver de placa aceleradora, etc.

O importante agora é você deixar o sistema funcionando 100%. Depois que conseguir fazer tudo que precisa, ai você começa a arriscar uma compilação de pacotes e configuração direto nos arquivos texto localizados la no "/etc" ou no "/usr/etc" como a maioria dos usuários avançados fazem.

Bem vindo ao mundo Linux!

Ah... ia me esquecendo. Eu editei o seu título pra tirar as letras maiúsculas. Nas regras de boa etiqueta da internet, escrever TUDO EM CAIXA ALTA é considerado como GRITO e tal atitude é repudiada em nossa comunidade. Da próxima vez não escreva em caixa alta ok?

Abraços!

CBotelho

Etá...
Essa "Biblia" que o Led escreveu tá boa D+ "çô"...
Li tudim!
To mais inteligenti!!!

thiagoscp

Muito Obrigado!!
Abraços,
Thiago

thiagoscp

Olá,
tentei de tudo, já. Alguém já instalou e rodou o firefox 1.5 no Ubuntu aí?
Eu descompactei a pasta para a área de trabalho mesmo (em qualquer outro lugar
do linux eu não tenho permissão prá descompactar) e abro a pasta firefox.
O único executável que me parece ser o aplicativo do browser é o
firefox-bin. Mas dou dois cliques nele, clico com o direito e abrir e nada,
não abre de jeito nenhum.
Será que devo esperar sair o Ubuntu6.04 para ter a versão mais atualizada
do firefox? O problema é que algumas extensões que preciso usar não
funcionam nessa versão que vem com o Ubuntu 5.10.
Falou,
Thiago

edureis

Para fazer isso é preciso ter permissões administrativas, então siga esse pedaço da dica do Ledstyle.

Pra começar você não tem permissão pra mexer em nada por lá, só utilizando linha de comando com o "sudo" ou então abrindo o programa "nautilus" como root pelo "Aplicações > Ferramentas de Sistema > Executar como outro usuário".

Digite nautilus (gerenciador de arquivos)
Como você disse que está no Desktop, então deve estar nesse caminho /home/"nome do usuário"/Desktop.
Clica com o botão direito e pede para abrir com o descompactador;
Feito isso extraia para a pasta que quizer, de preferência a /usr.
Depois entra na pasta e clica duas vezes no firefox para executar
Se tudo funcionar, arrasta o executável para o painel onde ficam os menus "aplicações locais sitema" na parte superior do vídeo.

Outra coisa, no forúm você encontra muita coisa, então use bastante a pesquisa.
Para começar tem uns faq nesse link http://ubuntuforum-pt.org/index.php?topic=1131
Leia o que se refere ao sudo

[],

Marcos Benedito

Aí, mano, o Led tinha acabado de te falar prá esquecer o windows, não adianta decompactar e dar dois cliques no executável, vc terá que seguir uma listinha de comandos prá rodar isso... tem aqui no fórum como se faz, é só caçar... e respondendo sua outra pergunta, acho que a maioria usa o 1.5 (1.5.0.1, prá ser mais preciso).

Vou te dar uma sugestão, esquece o teclado um pouco e leia os principais tópicos das seções aqui do fórum (especialmente o FAQ), só prá ampliar a sua visão sobre o sistema, veja o que é possível fazer, se ainda quiser se aprofundar em assuntos, use a pesquisa.

Esse tópico trata desse assunto, tem um link, apontado pelo Galactus, sobre a tradução, feita pelo desaparecido Lassard, prá instalação

http://ubuntuforum-pt.org/index.php?topic=3353

Boa sorte!

LedStyle

Ja tentou clicar com o botão direito nesse suposto executável e ir em propriedades? Tem la um esquema de permissões. Ativa a permissão de execução pra o dono do arquivo. Ai sim tenta dar 2 clics.

No linux não existe arquivo .exe. Os executáveis podem ter qualquer extensão. Se quiser pode fazer ume excutável terminar com *.doc. Não muda nada. O que vale é você dizer pro sistema se aquilo é um executável ou não com essa permissão ai.

Diz ai se deu certo!

thiagoscp

Olá.
Valeu pela atenção de todos.
Realmente vou procurar primeiro ler várias coisas sobre o sistema. Tenho tido muita dificuldade para instalar qualquer coisa e percebi que não é tão simples como no Mac ou no Windows. É preciso ter muito conhecimento do funcionamento do sistema, coisa que não tenho.

No entanto, vou postar aqui um tutorial que achei num blog para instalar o firefox 1.5

(no entanto, não consegui fazer uso desse tutorial porque não sei como fazer essa primeira verificação que o cara pede no início do tutorial. Por isso, antes de continuar tentando instalar coisas e continuar fuçando no Ubuntu, vou procurar saber como funciona melhor.)
Abraços

Eis o tutorial:

"Primeiro, verifique se a libstdc++5 está instalada.

$ apt-get install libstdc++5

Eu abaixei firefox-1.5.tar.gz do site da mozilla.org

$ wget http://download.mozilla.org/?product=firefox-1.5&os=linux〈=pt-BR

Para não confundir o banco de dados dos pacotes instalei descompactei o firefox 1.5 abaixo do /opt, já que o mesmo não é um pacote .deb. Primeiro, eu copiei o tar.gz como superuser.

$ sudo cp firefox-1.5.tar.gz /opt/
$ cd /opt
$ sudo tar xzvf firefox-1.5.tar.gz
$ sudo rm firefox-1.5.tar.gz

Agora crie um link simbólico do seu diretório de plugins existente para o Firefox 1.5 diretório e removo totem.

$ cd /opt/firefox/plugins/
$ sudo ln -s /usr/lib/mozilla-firefox/plugins/* .
$ sudo rm libtotem_mozilla.*

Agora mova seu antigo diretório do mozilla no seu home para um bkp.

$ cd
$ mv .mozilla .mozilla.bak

Mude a ligação simbólica dentro seu / diretório de usr/bin

$ sudo dpkg-divert --divert /usr/bin/firefox.ubuntu --rename /usr/bin/firefox
$ sudo ln -s /opt/firefox/firefox /usr/bin/firefox

Crie um lançador para o mesmo firefox

Você vai notar que o Firefox 1.5 é mais rapido que o que vem com a distribuição.

Se você quiser voltar para a versão anterior, então você deve:

Reestabeleça a ligação simbólica

Reestabeleça seu perfil velho

Apague o diretório de firefox dentro /opt "

Perícope

Citação de: "thiagoscp"No entanto, vou postar aqui um tutorial que achei num blog para instalar o firefox 1.5

Esta é a melhor forma de instalar?

Acima, alguém deu a dica de apenas descompactar o arquivo taz e usar. Mas como isso fica para quem já tem a versão 1.0.7 instalada? Fica-se com as duas?
Eu achei uma dica aqui no fórum, não lembro onde, que me levou para o Autopackage. Instalei segundo as instruções (só não segui a instrução de desinstalar a versão anterior) e, aparentemente, tudo funcionou. Só que agora os ícones do firefox não o disparam mais; se o chamo pelo terminal, abre a versão 1.0.7.

Por que o Firefox demora tanto tempo para entrar nos repositórios oficiais do Ubuntu?

Abraços
Usuário Linux n. 414104 - Usuário Ubuntu n. 3048
| Não tenha pressa: pesquise no fórum primeiro! |

Daniel Marinho

Citação de: "thiagoscp"Olá.
Valeu pela atenção de todos.
Realmente vou procurar primeiro ler várias coisas sobre o sistema. Tenho tido muita dificuldade para instalar qualquer coisa e percebi que não é tão simples como no Mac ou no Windows. É preciso ter muito conhecimento do funcionamento do sistema, coisa que não tenho.

No entanto, vou postar aqui um tutorial que achei num blog para instalar o firefox 1.5

(no entanto, não consegui fazer uso desse tutorial porque não sei como fazer essa primeira verificação que o cara pede no início do tutorial. Por isso, antes de continuar tentando instalar coisas e continuar fuçando no Ubuntu, vou procurar saber como funciona melhor.)
Abraços

Eis o tutorial:

"Primeiro, verifique se a libstdc++5 está instalada.

$ apt-get install libstdc++5

Eu abaixei firefox-1.5.tar.gz do site da mozilla.org

$ wget http://download.mozilla.org/?product=firefox-1.5&os=linux〈=pt-BR

Para não confundir o banco de dados dos pacotes instalei descompactei o firefox 1.5 abaixo do /opt, já que o mesmo não é um pacote .deb. Primeiro, eu copiei o tar.gz como superuser.

$ sudo cp firefox-1.5.tar.gz /opt/
$ cd /opt
$ sudo tar xzvf firefox-1.5.tar.gz
$ sudo rm firefox-1.5.tar.gz

Agora crie um link simbólico do seu diretório de plugins existente para o Firefox 1.5 diretório e removo totem.

$ cd /opt/firefox/plugins/
$ sudo ln -s /usr/lib/mozilla-firefox/plugins/* .
$ sudo rm libtotem_mozilla.*

Agora mova seu antigo diretório do mozilla no seu home para um bkp.

$ cd
$ mv .mozilla .mozilla.bak

Mude a ligação simbólica dentro seu / diretório de usr/bin

$ sudo dpkg-divert --divert /usr/bin/firefox.ubuntu --rename /usr/bin/firefox
$ sudo ln -s /opt/firefox/firefox /usr/bin/firefox

Crie um lançador para o mesmo firefox

Você vai notar que o Firefox 1.5 é mais rapido que o que vem com a distribuição.

Se você quiser voltar para a versão anterior, então você deve:

Reestabeleça a ligação simbólica

Reestabeleça seu perfil velho

Apague o diretório de firefox dentro /opt "
amigo! Muito obrigado estou feliz pois suas dicas me salvarão..

LedStyle

hehehe eu li essa dica postada no blog... e acho que vai funcionar perfeitamente... no entando pq será que usuário Linux tem mania de passar tutoriais só na linha de comandos? Da pra fazer tudo isso pela interface gráfica... mas ficaria o triplo do tamanho pra explicar hahahahaha.

Viva os comandos!