Instalar Squid [RESOLVIDO]

Iniciado por gabriyel.angelo, 14 de Fevereiro de 2009, 11:54

tópico anterior - próximo tópico

gabriyel.angelo

Ai gente tô precisando instalar o squid para que ele funcione como um proxy, vou usar o Windows Server 2003 com AD para gerencia os usuarios (politica da empresa, não pode ser alterado) e o squid com o msnt para receber os logins dos usuarios. O Problema é que todos os tópicos sobre a instalação do squid estão muito antigos no site do squid (abril de 2006 o mais recente). Não gostaria de instala-lo via apt-get pois gostaria de saber onde fica cada pasta do programa para fazer a configuração do msnt. Estou utilizando o Ubuntu 8.10 Desktop Edition, sei que seria melhor a versão 8.04 server mas estou usando uma máquina virtual em ksa para poder aprender a instalar e mexer no programa e iria demorar a baixar a versão server. Se alguem souber algum tópico sobre a instalação do squid 3.0, as bibliotecas necessárias, programas necessários para a compilação ou até mesmo onde as pastas ficam quando instaladas pelo apt-get ajudaria muito. Pois o problema esta mais na instalação do que na configuração. Obrigado pela ajuda.

gabriyel.angelo

Aliás pessoal dei uma relida nos tópicos e acho que encontrei uma solução, agora só preciso saber onde ficam as pastas instaladas pelo apt-get se alguem souber algum meio se mostrar as alterações (arquivos copiados, pastas criadas e talz) feitas pelo apt-get eu ficaria muito agradecido. + 1a coisa: alguém sabe o comando no terminal para localizar pastas ? Obrigado pela ajuda.

wenderson_chacau

kra e o seguinte quando vc estala o squide ou qualquer outro estilo samba e tal
eles vao para o diretorio etc

e so vc dar um     cd /etc

depois um    ls que era pra listar tudo q vc tem dentro desta pasta

no kaso do squid

vai ser assim cd /et\squid ai vc ja vai estar dentro da pasta do squid ai e so voce usar seu editor preferido como vi,vim ou mc e editar o arquivo squid.conf de acrodo q voce precisa ai na sua empresa  ::)

ctavares

Cara,
Eu te recomendo fazer a instalação via APT pois essa é sem sombra de duvidas a forma mais fácil e segura de instalar programas no seu linux, mas de qualquer formar depois que você instalar o Squid se você der o comando locate squid ele deverá mostrar todas as pastas ondem existem algum arquivo de configuração ou mesmo a instalação propriamente dita do Squid.

Isso não te ajuda?
Abraço,
Carlos Tavares
Blog: http://ti-online.blogspot.com/ MSN: ctavaresjr@hotmail.com

gabriyel.angelo

Bem wenderson_chacau o problema é que o squid não fica instalado em apenas uma pasta ele fica em várias no diretorio /etc fica apenas o arquivo de configuração dele o squid.conf, mas precisava saber onde ficavam os outros diretórios como o de cache por exemplo. Mas mesmo assim obrigado pela ajuda. E ctavares bem a instalação via apt-get é sem sombra de dúvida a maneira mais simples e fácil de se instalar o programa. O problema é justamente esse das pastas, quanto ao uso do locate, não funcionou, mas eu poderia estar usando uma sintaxe errada tbm. Bem mas o problema, pelo menos quanto a instalação esta resolvido pessoal e de várias maneiras. Ao instalar o squid pelo apt-get posso usar o comando "squid -v" que mostra onde estão instaladas as pastas do squid o q facilitou muito para mim, mas o ponto mesmo foi instalar o squid compilando o que depois de algum tempo e muitos erros ficou mais fácil. Eu instalei os seguintes pacotes via apt-get -> perl, gcc, g++ e pronto ele compilou direitim o programa, foi só escrever "./configure --prefix=pasta de destino -> make && make install". Mesmo assim obrigado pela ajuda de vcs que gastaram o seu tempo tentando me ajudar a resolver esses prós e espero que esse tópico seja de ajuda pra quem esta com o mesmo problema.

ctavares

Fico feliz que você tenha conseguido resolver o seu problema, quanto ao comando locate eu creio que ele não tenha funcionado para você pois eu esqueci de dizer que antes de dar esse comando precisaria dar o comando updatedb para que o SO fizece um update da base de dados de progromas.

Até Mais,

Citação de: gabriyel.angelo online 19 de Fevereiro de 2009, 09:10
Bem wenderson_chacau o problema é que o squid não fica instalado em apenas uma pasta ele fica em várias no diretorio /etc fica apenas o arquivo de configuração dele o squid.conf, mas precisava saber onde ficavam os outros diretórios como o de cache por exemplo. Mas mesmo assim obrigado pela ajuda. E ctavares bem a instalação via apt-get é sem sombra de dúvida a maneira mais simples e fácil de se instalar o programa. O problema é justamente esse das pastas, quanto ao uso do locate, não funcionou, mas eu poderia estar usando uma sintaxe errada tbm. Bem mas o problema, pelo menos quanto a instalação esta resolvido pessoal e de várias maneiras. Ao instalar o squid pelo apt-get posso usar o comando "squid -v" que mostra onde estão instaladas as pastas do squid o q facilitou muito para mim, mas o ponto mesmo foi instalar o squid compilando o que depois de algum tempo e muitos erros ficou mais fácil. Eu instalei os seguintes pacotes via apt-get -> perl, gcc, g++ e pronto ele compilou direitim o programa, foi só escrever "./configure --prefix=pasta de destino -> make && make install". Mesmo assim obrigado pela ajuda de vcs que gastaram o seu tempo tentando me ajudar a resolver esses prós e espero que esse tópico seja de ajuda pra quem esta com o mesmo problema.
Abraço,
Carlos Tavares
Blog: http://ti-online.blogspot.com/ MSN: ctavaresjr@hotmail.com