Aumentar a particao do Linux em relacao ao Windows

Iniciado por andrenadre, 18 de Fevereiro de 2009, 17:18

tópico anterior - próximo tópico

andrenadre

eae galera blz? entao instalei o ubuntu esses dias pra ver se ia me acustumar e gostei muito dele ! ai no meu pc ta assim
http://img204.imageshack.us/img204/9566/screenshotbw2.png

Eu to com as minhas musicas , videos , anotacoes da universidade e tudo mais no WIndows e eu soh quero ficar com o windows agora pro Office/Outro programa que eu uso q tem q ser no windows
no total eu precisaria de uns 15 gigas pro windows e ele esta ocupando quase 40 , eu gostaria de diminuir a parte que tem o windows instalado e fazer o linux ocupar essa parte.
tem como?

meu windows eh o Vista e o ubuntu eh versao 8.1

alarcon

Já que você tem o vista ele tem uma ferramenta de particionamento/redimensionamento própria, para maiores detalhes veja nos fóruns sobre ele, então antes você tem de desfragmentar o disco e redimensionar a partição windows para sobrar espaço para ser usada em outra partição.

Agora antes é extremamente recomendável se fazer um backup de seus dados importantes, pois apesar de muito raro, falhas podem ocorrem e você pode perder dados, portanto cuidados nunca é demais.

O Gparted do Ubuntu também é capaz de redimensionar partições, entretanto sempre antes de fazer isso é aconselhável desfragmentar a partição windows por ele (o windows) para que os dados fiquem agrupados no começo da partição evitando assim a perda de dados durante o processo de redimensionamento da partição windows.

raidicar

inicie o linux pelo livecd, execute o gparted e redimensione.
detalhe: tenho o photoshop, microsoft office 2007 rodando perfeitamente no ubuntu, meu descompactador favorito, o winrar também é  o padrão do sistema.. não preciso de windows pro mesmo.
Quem ama extremamente, deixa de viver em si e vive no que ama. Na vida três coisas são certas, o amor, a morte e o Linux !
Se Platão disse, então realmente sofremos de uma perigosa doença mental.