Como compartilhar internet sem fio sem um roteador no Ubuntu 12.04?

Iniciado por linuxsca, 17 de Maio de 2012, 21:29

tópico anterior - próximo tópico

linuxsca

Olá gostaria de saber como compartilhar internet sem fio sem roteador no ubuntu 11.10, ou seja como tranforma meu computador em um roteador sem fio atravez do Ubuntu 11.10?

zekkerj

Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

linuxsca

Olá aqui estou de novo me desculpe sou iniciante no Linux, eu pesquisei sobre o pacote chillispot mas não intendi nada, alguém poderia me dizer onde baixar esse programa, eu pesquisei na central de programas do Ubuntu mas não achei esse programa, bom eu acho que o "pacote chillispot" seja um programa, pois achei no fórum um tópico que falava dele...

zekkerj

Citar$ apt-cache show chillispot
Package: chillispot
Priority: optional
Section: universe/net
Installed-Size: 360
Maintainer: Ubuntu MOTU Developers <ubuntu-motu@lists.ubuntu.com>
Original-Maintainer: Rudy Godoy <rudy@debian.org>
Architecture: amd64
Version: 1.0-10
Depends: libc6 (>= 2.4), debconf | debconf-2.0, ucf
Recommends: httpd | httpd-cgi, freeradius
Filename: pool/universe/c/chillispot/chillispot_1.0-10_amd64.deb
Size: 94310
MD5sum: 9c11c7d6da6aefb3d7da4647649d1d3d
SHA1: dfcee857b1a6193b1d9755131b18270b9565876b
SHA256: f3c51f2888d911b14814f8dba8c24cd775ab535c50bd1b1add8b40c1515564c6
Description-pt_BR: Controlador de Ponto de Acesso de Rede sem fio
ChilliSpot é um portal cativo ou controlador de ponto de acesso de rede
sem fio de código fonte aberto. Ele suporta login via web, que é hoje
padrão para HotSpots públicos e ele suporta "Wireless Protected Access"
(WPA -- Acesso Wireless Protegido) que é o padrão do futuro. Autenticação,
Autorização e Contabilidade (AAA -- Authentication, Authorization and
Accounting) são manipulados pelo seu servidor "radius" favorito.
.
Leia mais em http://www.chillispot.info
Bugs: https://bugs.launchpad.net/ubuntu/+filebug
Origin: Ubuntu

apt-cache search chillispot

sudo apt-get update
sudo apt-get install chillispot

http://www.chillispot.info
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

linuxsca

Olha eu consegui baixar o chillispot controlador de ponto de acesso de rede sem fio, pelo gerenciador de pacotes synaptic, logo apos a instalação o chillispot abriu e esta pedindo para ser configurado, como eu configuro o chillispot para fazer do meu computador um roteador?

Ou seja como eu configuro o chillispot para compartilhar internet sem fio sem um roteador?

zekkerj

Eu conheço o pacote, mas não sei utilizá-lo. Já viu o site dele? Talvez tenha algum tutorial.

linuxsca

Olha eu pesquisei em tudo que é lugar na internet, mas não cheguei a lugar nenhum, mas antes de entrar no assunto eu gostaria de dizer que acabei de migrar do Windows XP para o Ubuntu 11.10 e já atualizei para o Ubuntu 12.04, e eu já intendia pouco de Windows, e no Ubuntu sou iniciante, como disse já pesquisei mas não achei nada, no entanto achei um tutorial bem interessante nesse link http://wiki.ubuntu-br.org/LinuxAccessPoint, estou deixando o texto no tópico para melhor visualização e para sair nos resultados de pesquisa.

Se alguém puder me dizer se seguindo esse tutorial eu consigo compartilhar (observação a internet que eu uso e com fio) sem um roteador eu quero compartilhar internet sem fio, e também puder me explicar como seguir esse tutorial, pois ele tem uma linguagem muito técnica, alguém poderia deixa-lo numa linguagem mais fácil de intender?

LinuxAccessPoint

Criar um ponto de acesso sem fio (wireless) no Linux

Conteúdo

Conteúdo

Criar um ponto de acesso sem fio (wireless) no Linux
        Introdução
        Configurando

Por: Manolis Tzanidakis Tradução: RodrigodaSilvaVaz e CarlosHenrique

Introdução

A versão 2 do Wi-Fi Protected Access (WPA2) está se tornando de fato o padrão para redes sem fio seguras, e esta é a característica principal para todos novos produtos Wi-Fi certificados pela Wi-Fi Alliance. Todos nós sabemos a fraqueza da segurança de sua versão anterior, WEP; dessa vez eles acertaram. Aqui mostrarei como implementar o protocolo WPA2 um host Linux e criar um ponto de acesso sem fio seguro (WAP) para a sua rede.

Muitos produtos WAP para a classe consumidora operam da mesma simples maneira: eles criam uma ponte entre a interface de rede com fio (Ethernet) e uma sem fio. Isso é exatamente o que vamos fazer também. A parte WAP estará aos cuidados do daemon hostapd, então você pode pegar uma interface sem fio que ele suporta. Entre as NICs suportadas são essas com chipsets Prism 2/2.5/3, Atheros ar521x e Prism GT/Duette/Indigo; uma lista está disponível no site hostapd, e ainda possui links com drivers para Linux para cada chipset. Eu tenho uma baseada na Atheros AR5212 PCI instalada no meu WAP, que funciona muito bem com a última versão estável dos drivers MADWifi e é suportada pela hostapd. Embora funcionem em qualquer Pentium (ou mais atual), algumas placas wireless PCI requerem PCI 2.2 para operar, então verifiquem as especificações de sua placa-mãe antes de comprar a placa. Você também precisará de uma interface Ethernet que seja suportada pelo Linux para conectar seu WAP na LAN; muitas interfaces on-board funcionarão bem.

Minha instalação é baseada no Debian Testing (Etch), mas funcionará em algumas distribuições GNU/Linux com o kernel 2.6. O kernel deve suportar 802.1d Ethernet Bridging (CONFIG_BRIDGE) e Wireless LAN (CONFIG_NET_RADIO). A maioria das versões do kernel possui esta opção habilitada por padrão, mas se você preferir compilar seu próprio kernel, certifique-se de incluir esta opção. Os únicos pacotes que você precisa instalar, além do hostapd, são bridge-utils e wireless-tools. As principais distribuições GNU/Linux oferecem pacotes binários para todos estes programas, mas se você preferir compilar a partir do código fonte, você pode buscar mais informações em suas homepages.

Antes de juntar a ponte das duas interfaces (Bridge), nós devemos pôr a interface wireless (em meu caso ath0; ajuste de acordo com sua instalação) em hostap ou Master mode. Normalmente isto é tão simples como rodar iwconfig ath0 mode Master, mas o suporte a wlan ainda não é padrão, alguns drivers talvez precisem de configuração adicional. Se você tiver uma interface Atheros-based você precisa também executar o seguinte: wlanconfig ath0 destroy; wlanconfig ath0 criará wlandev wifi0 wlanmode ap antes do comando iwconfig. Após isso, execute iwconfig ath0 irá retornar mode:Master, entre outros.

Configurando

Agora vamos criar a bridge. Nós assumiremos que a interface Ethernet é eth0:

ifconfig eth0 0.0.0.0 up
ifconfig ath0 0.0.0.0 up
brctl addbr br0
brctl addif br0 eth0
brctl addif br0 ath0

E para parar a bridge, você deve rodar:

ifconfig br0 down
ifconfig eth0 0.0.0.0 down
ifconfig ath0 0.0.0.0 down
brctl delif br0 eth0
brctl delif br0 ath0
brctl delbr br0

Você pode opcionalmente dar um endereço IP para a interface br0 se você quiser alcançar o host WAP da rede, usando por exemplo SSH. Cada distribuição oferece sua própria maneira de configurar a rede; Se você usa Debian (ou alguma distribuição baseada em Debian, tal como Ubuntu) você pode substituir todos os comandos acima adicionando no seu arquivo /etc/network/interfaces :

auto ath0 br0

iface ath0 inet manual
        pre-up wlanconfig ath0 destroy
        pre-up wlanconfig ath0 create wlandev wifi0 wlanmode ap
        post-down wlanconfig ath0 destroy
        wireless-mode master

iface br0 inet manual
        bridge_ports eth0 ath0

Note que ifupdown configura eth0 automaticamente, assim você não necessita uma estância em separado para ele em /etc/network/interfaces. Para verificar se a bridge está configurada corretamente, execute brctl show. Você deve ter alguma coisa parecida com isto:

bridge name     bridge id               STP enabled     interfaces
br0             8000.00032f2481f0       no              ath0
                                                        eth0

Antes de inicializar o hostapd nós precisamos de uma frase secreta para WPA2. Como toda senha, ela deve ser aleatória e difícil de adivinhar. Uma maneira agradável de gerar uma frase secreta é visitar Gibson Research Corp.'s Ultra High Security Password Generator e usar uma terceira senha para criá-la -- é intitulado 63 caracteres aleatórios alfa-numéricos (a-z, A-Z, 0-9). Tendo uma senha incluindo caracteres ASCII não-alfanuméricos (Ex. !, @, etc.) pode tentar, mas alguns clientes -- normalmente Windows XP -- não aceitam eles.

Agora crie um novo arquivo de texto com o nome /etc/hostapd/wpa_psk e cole sua senha:

00:00:00:00:00:00 PASSWORD

A primeira parte com os zeros significa 'todos os endereços MAC', e é exatamente isso. Você pode usar também diferentes senhas para cada cliente adicionando uma nova linha no arquivo, colocando o endereço MAC e sua respectiva senha. Tenha certeza que somente o root poderá acessar o arquivo:

chmod 600 /etc/hostapd/wpa_psk.

Agora crie um backup do arquivo de configuração do hostapd, /etc/hostapd/hostapd.conf, e guarde como uma referência que está funcionando mv /etc/hostapd/hostapd.conf /etc/hostapd/hostapd.conf.orig. Crie um novo arquivo hostapd.conf e cole as seguintes linhas abaixo:

interface=ath0
bridge=br0
driver=madwifi
logger_syslog=-1
logger_syslog_level=2
logger_stdout=-1
logger_stdout_level=2
debug=0
dump_file=/tmp/hostapd.dump
ctrl_interface=/var/run/hostapd
ctrl_interface_group=0
ssid=My_Secure_WLAN
#macaddr_acl=1
#accept_mac_file=/etc/hostapd/accept
auth_algs=3
eapol_key_index_workaround=0
eap_server=0
wpa=3
wpa_psk_file=/etc/hostapd/wpa_psk
wpa_key_mgmt=WPA-PSK
wpa_pairwise=CCMP
stakey=0

Substitua as partes em itálico com informações de acordo com sua configuração.Se você quer especificar para aceitar somente clientes que vão conectar, remova o caracter # das duas linhas acima e copie o endereço MAC dos clientes para /etc/hostapd/accept, e faça este arquivo ser acessado somente pelo root (chmod 600). Para mais informações sobre as opções usadas, leia e comente no arquivo de backup que foi criado anteriormente (hostapd.conf.orig).

Inicie o hostapd daemon (/etc/init.d/hostapd start) e verifique em /var/log/daemon.log se está funcionando normalmente. Se o daemon não iniciar, incremente o level debug (option debug= em hostapd.conf) para 4 e tente novamente.

Agora se você fizer um scan com o cliente nas redes sem fio, você poderá ver seu ESSID. Para conectar com o WAP no Windows XP SP2, você precisará instalar o path Microsoft KB893357, que irá adicionar o suporte ao WPA2. No cliente Linux, instale o wpa_supplicant e crie um arquivo de configuração, wpa_supplicant.conf (no Debian, é instalado em /etc/wpa_supplicant/) de acordo com o que segue abaixo:

update_config=1
ctrl_interface=/var/run/wpa_supplicant
ctrl_interface_group=0
eapol_version=1
ap_scan=1
fast_reauth=1

network={
        ssid="My_Secure_WLAN"
        proto=RSN
        key_mgmt=WPA-PSK
        pairwise=CCMP
        group=CCMP
        psk="PASSPHRASE"
        priority=5
}

Outra vez sobrescreva as partes em itálico de acordo com o setup e execute wpa_supplicant -i eth1 -D wext -c /etc/wpa_supplicant/wpa_supplicant.conf (Substitua eth1 com o nome de sua interface wlan e depois com o drive de sua placa; execute wpa_supplicant sem nenhuma opção para maiores informações). Este comando inicia wpa_supplicant em primeiro plano e tenta conectar o WAP. Se a saída for de acordo com o que segue, você ajustou tudo corretamente:

Trying to associate with 00:11:22:33:44:55 (SSID='My_Secure_WLAN' freq=0 MHz)
Associated with 00:11:22:33:44:55
WPA: Key negotiation completed with 00:11:22:33:44:55 [PTK=CCMP GTK=CCMP]
CTRL-EVENT-CONNECTED - Connection to 00:11:22:33:44:55 completed (auth) [id=0 id_str=]

Configure um endereço IP estático para sua interface sem fio (ou execute um cliente DHCP) e tente executar o ping para um host dentro de sua LAN para testar se a conexão está funcionando.

linuxsca

Pessoal acho que eu devia desistir de querer compartilhar internet sem fio sem um roteador, pois já pesquisei bastante sobre isso e não cheguei a lugar nenhum.

Mas vejam se vocês me entendem, tenho um celular que tem a opção wi-fi, e um computador, no qual tenho internet a cabo, não tenho notebook, então para que eu vou comprar um roteador, visto que só quero usar a internet no meu celular e de vez em quando, pois não preciso ficar por exemplo lendo e-mails toda hora, e não compensa para mim comprar um bom pacote de internet da minha operadora, e antes que me perguntem meu celular e de um chip só, e a minha operadora na minha opinião não tem bons e acessíveis pacotes de internet, e não da para mim mudar de operadora, pois a maioria das pessoas que eu conheço usam minha atual operadora.

Ou seja só quero compartilhar internet sem fio, para deixar meu celular atualizado, e para usa-lo quando alguém aqui em casa estiver usando meu computador...

Acho que a solução para mim seria o chillispot, como já foi dito nesse tópico, mas não sei usar esse programa, se alguém puder me dar umas dicas ficarei grato, se não alguém poderia me dizer onde posso deixar uma sugestão, para melhorarem o Ubuntu nesse sentido, pois pelo o que eu pesquisei (sem querer comparar o Ubuntu com o Windows) no Windows Vista e 7, para compartilhar internet sem fio, sem um roteador e só criar é só criar uma rede adhoc e fazer uma conexão de ponte entre entre a conexão com fio já existente e a rede adhoc, e pronto, então visto que a versão 12.04 do Ubuntu, a que estou usando é a mais recente, eu acho que como no Windows, deve ser possível ou pelo menos deveria ser possível compartilhar internet sem fio sem um roteador...

Observação se necessário considerarei esse tópico como encerrado...