Activar o log do boot, como?

Iniciado por mundano, 17 de Março de 2006, 21:01

tópico anterior - próximo tópico

mundano

Tenho tido alguns problemas com o boot do meu PC, as vezes encrava quando está na fase "Loading Hardware Drivers" e depois só reiniciando e tentando varias vezes ele arranca.

Eu queria resolver o problema e tentei ir ver o log do boot, penso que seria em /var/log/boot.log mas esse log não existe. No Ksystemalog, que é o visualizador de logs do Kubuntu se tentar abrir o log do boot também me diz que ele não existe. Por isso gostaria de saber como activa-lo, para poder ver o que tem corrido mal nos arranques em que encrava.

galactus

Opa, tava conversando com o n3t0 sobre isso, achei um arquivo na pasta

etc/default

O bootlgd . Lá diz que o bootlog tá inativo:

# Run bootlogd at startup ?
BOOTLOGD_ENABLE=No

O n3t0 tá testando uma modificação para ter certeza se funciona e já posta aqui.
BigLinux no Notebook  / Várias Distros Virtualizadas no PC.

Alysson Neto

Deu certo, é só editar o arquivo sudo /etc/default/bootlogd e deixar assim

sudo gedit /etc/default/bootlogd

# Run bootlogd at startup ?
BOOTLOGD_ENABLE=Yes

AVISO
No arquivo de log você vai ter no final de cada linha alguns caracteres estranhos, eles são  normais são eles que dão a cor branca ou vermelha do OK durante o boot.

Fonte:
http://www.ubuntuforums.org/showthread.php?t=49925&highlight=enable+boot+log

EDITADO
Completando o que o Galactus falo aqui em baixo o comando para ler fica assim.
sudo less boot comando dado dentro do /var/log
"Eu rejeito sua realidade e substituo pela minha" Adam Savage,

galactus

Só para complementar, agora toda vez que você reiniciar, o

var/log/boot  

será criado, e conterá um log com todas as mensagens do boot. Você precisa ser root para abrí-lo, você poderá abrí-lo facilmente com o sudo.

Pode acontecer dele dar uma mensagem de erro, mas é mentira, ignore essa mensagem (erro no boot log).

galactus

Daeeeeeeeeeeeeee!

O trabalho em dupla rendeu!

Incrível isso estar desabilitado por padrão. Alguém já viu isso no Dapper?

O Led não podia colocar isso nas perguntas mais freqüentes?

mundano

Eu estou a usar no Dapper... Além de vir desacxtivado por default falta alguma coisa, porque mesmo activando o log não aparece...

Acho que vou esperar pelos proximo updates, ou pela versão final antes de voltar a investigar isto.

galactus

Citação de: "mundano"Eu estou a usar no Dapper... Além de vir desacxtivado por default falta alguma coisa, porque mesmo activando o log não aparece...

Acho que vou esperar pelos proximo updates, ou pela versão final antes de voltar a investigar isto.

Ué, aqui funcionou direitinho! Tem certeza que fez tudo como o n3t0 falou?

Tem que ser dentro da pasta /var/log/boot

Alysson Neto

Cara pedi pro LedStyle testar no Dapper e deu certo, tu ta fazendo coisa errada ai pelo jeito
"Eu rejeito sua realidade e substituo pela minha" Adam Savage,