Problema sério no arranque GRUB>

Iniciado por JFMMão de Ferro, 02 de Fevereiro de 2009, 14:39

tópico anterior - próximo tópico

pinduvoz

Citar/dev/sdb               62M   49M   14M  79% /media/disk-1

O dispositivo acima não é um segundo HD?

Se não é, ao menos parece que é.

Bom, quanto à sua pergunta, acho melhor usar o "Alternate", pois ele já engloba atualizações que vc precisará baixar se usar o outro.

E a instalação por ele, apesar de ser em texto, não é difícil.

Use três partições se vc vai usar apenas o Ubuntu na máquina, ou quatro se mais tarde quiser usar o Windows ou outro Linux em dual boot.

/ - partição de sistema (12 GB no máximo);

swap - troca (mesmo tamanho da sua RAM se ela tem 1 GB ou mais; máximo de1 GB se tiver menos RAM)

/home - para usuários e respectivos dados (o resto do HD).

Quanto aos agradecimentos, estamos aqui para isso, ou seja, ajudarmos uns aos outros.

[]'s.
:: Linux Registered User nº 439378 ::

JFMMão de Ferro

Citação de: pinduvoz online 09 de Fevereiro de 2009, 18:57
Citar/dev/sdb               62M   49M   14M  79% /media/disk-1

O dispositivo acima não é um segundo HD?

Se não é, ao menos parece que é.

Bom, quanto à sua pergunta, acho melhor usar o "Alternate", pois ele já engloba atualizações que vc precisará baixar se usar o outro.

E a instalação por ele, apesar de ser em texto, não é difícil.

Use três partições se vc vai usar apenas o Ubuntu na máquina, ou quatro se mais tarde quiser usar o Windows ou outro Linux em dual boot.

/ - partição de sistema (12 GB no máximo);

swap - troca (mesmo tamanho da sua RAM se ela tem 1 GB ou mais; máximo de1 GB se tiver menos RAM)

/home - para usuários e respectivos dados (o resto do HD).

Quanto aos agradecimentos, estamos aqui para isso, ou seja, ajudarmos uns aos outros.

[]'s.

Como seria de esperar tem razão existe um
Citar/dev/sdb               62M   49M   14M  79% /media/disk-1
, mas é uma PEN USB, e quando não se sabe nada é interpretado correctamente

Quanto á restante informação ainda tenho uma pergunta . A instalação por ser feita em texto usa o GPARTED, se sim vou desenrascar-me se não o mais provável é ter que ir pelo 8.04 para  usar GPARTED, porque pelo modo texto presumo que tenha que dar ordens todas por escrito e não as sei.

Uma maneira de reconhecer o trabalho voluntário das ajudas é agradecer ás pessoas o seu mérito e a sua disponibilidade

Reconhecidamente
João Fernando Machado Mão de Ferro

pinduvoz

Vc pode dar boot pelo Live CD, desmontar as partições e reparticionar pelo Gparted e desligar o computador.

Depois vc usa o Alternate e as partições já criadas, sem a necessidade de usar o particionador em modo texto, ainda que ele não seja muito complicado.

[]'s.
:: Linux Registered User nº 439378 ::

nidobrito

Tambem estou c o mesmo problema desde o começo do ano, ja tentee de tudo....desde supergrub a alternative cd etc etc....ao que parece isso e um prolema tambem no reocnhecimento das aprtiçoes ja q nao consegui achar as mesmas para recuperar os arquvos e reformatar..o problema e q instalei ele pelo windows(wubi) ai nao consigo achar a aprtiçao p recuperar os arquivos...alguma dica?  tipo recuperar a tabela de partiçoes??

Teste_100

Citação de: JFMMão de Ferro online 04 de Fevereiro de 2009, 08:50
Citação de: pinduvoz online 03 de Fevereiro de 2009, 23:40
O Ubuntu é distribuído em dois tipos de CD (três, na verdade, mas o 3º é muito pouco usado).

O primeiro é o "Live CD", que carrega um ambiente desktop que pode ser utilizado sem instalação.

O segundo é o "Alternative", que serve apenas para instalar o Ubuntu. Este tem uma espécie de "recuperação" de instalação, como no Windows, e a dica de como utilizá-la está no tópico sobre o Grub (http://ubuntuforum-pt.org/index.php/topic,14614.0.html).

Já que quando vc inicia o que está sendo carregado não é o shell do Grub (pensei que fosse, mas se os comandos não funcionam, não é), use o Live CD para dar boot e execute os passos de recuperação, assim:

1) abra o Terminal (Consola) e digite:

sudo grub

2) siga os demais passos:

find /boot/grub/stage1

root (hd?,?)  # onde "hd?,?" é a resposta ao comando anterior , ou seja, algo como "hd0,1"

setup (hd0)

quit

Reinicie pelo HD (sem o CD) e veja se está OK.

Uma segunda opção é tentar dar boot por um Kernel antigo, se vc tem um, e reinstalar o novo. Veja as versões no menu do Grub, acessível com "Esc".

Cá estou mais uma vez e infelizmente sem o problema solucionado
Eis as saidas do Terminal

Terminal

ubuntu@ubuntu :~$sudo grub
Probing devices to guess BIOS drives. This may take a long time.

[ Minimal BASH-like line editing is supported. For
the first word, TAB lists possible command completions.
Anywhere else TAB lists the possible completions of a
device/filename. ]
grub>

2     grub> find/boot/grub/stage1
Error 15: File not found

3    grub> root
Error 11: Unrecognized device string

4     grub> setup (hd0)
Error 12: Invalid device request

5    grub> quit
ubuntu@ubuntu :~$sudo grub
Probing devices to guess BIOS drives. This may take a long time.
ubuntu@ubuntu :~$

Duas perguntas como posso arranjar o CD Alternative, como se usa a segunda opção do KERNEL, não tenho acesso á máquina
Se ligar pelo HD FICO em grub>
Mais um pouco do seu precioso tempo para me ajudar OBRIGADO

João Fernando Machado Mão de Ferro

oi so uma uma coisa q percebi eh que vc nao ta dando o espaço no 
vc ta colocando assim:
grub>

2     grub> find/boot/grub/stage1

e eh assim:
grub>

2     grub> find /boot/grub/stage1

isso segundo o q vc ta postando.

nao custa avisar.
Netbook Acer apireOn D150, Atom D 1.6,1gb ram, 160gb HDD.