Tipos de Letra

Iniciado por ricaxe, 01 de Fevereiro de 2009, 14:09

tópico anterior - próximo tópico

ricaxe

Bem comunidade,
Sou Designer industrial e estou a converter-me aos poucos no Software livre OPEN SOURCE, Ja utilizava muito deste software a correr em windows. Agora o meu problema e que não sei como instalar as minhas fontes preferidas.. ? que tipo de fontes usa o linux ? sera que posso usar *.fon ou *.ttf ?

obrigado desculpem pela ignorância.

ps: uso ubuntu 8.10

Nilda Lyons

Ola Ricaxe.

Não trabalho com designer, mas talvez este link o ajude: http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,28349.msg175921.html#msg175921. Tambem dê uma pesquisada no forum que possivelmente vai encontrar mais respostas. Boa sorte. Abraços.

agente100gelo

Para instalar uma fonte, basta movê-las para a pasta /usr/share/fonts

Você precisa de poderes de super-usuário, então basta chamar o gerenciador de arquivos.
Alt+F2
gksudo nautilus

Cuidado com as ações aí, pois estará usando poderes de adminstrador.

Ou via linha de comando com o comando:
sudo mv nome_da_fonte.ttf /usr/share/fonts
Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson

ricaxe

lyon_lima

Se você tiver o Windows instalado no PC pode copiar todas as fontes pro seu ubuntu.
*Digite no terminal sudo nautilus (isso te dara direitos de root)
*Vá até a pasta do windows que tem as fontes (geralmente C:/Windows/Fonts)
*Depois ainda como root vá em /usr/share/fonts e crie uma pasta (exemplo windowsfonts) e cole as fontes lá.
*Reinicie o ubuntu e as fontes do windows estarão disponiveis.

Se você quiser pode depois de reiniciar ir em Sistemas > Preferências > Aparência e na aba Fontes no botão escrito Sans buscar a fonte Tahoma com tamanho de 8px (como a do windows XP) ai é só reiniciar que a fonte da área de trabalho estara com fonte tahoma, pequena e nítida.

Créditos para Ygor Abreu (Apostila Ubuntu 8.04) 8)