Design Profissional no ubuntu

Iniciado por Cezar Farias, 27 de Janeiro de 2009, 13:28

tópico anterior - próximo tópico

Cezar Farias

Gostaria de trocar uma idéia com profissionais de design sobre a possibilidade real de utilização do ubuntu na atividade diária.

Sou publicitário e designer, trabalho com desenvolvimento web, design gráfico e edição de video.

Apesar de ser 100% favorável ao Ubuntu vejo que ainda falta um logo caminho para o sistema se tornar uma opção real para profissionais da area.  O Problema não é o Ubuntu em si, pois este funciona perfeitamente como sistema operacional. Ótimo só que precisamos mais do que isso, precisamos agora de softwares profissionais para encarar o dia a dia de trabalho na criação. Ex. trabalho muito com o photoshop para criação de layouts e como todos os que são da área sabem é padrão de mercado e lider no segmento e não é toa. tambem utilizo o Vegas e o After Effects para video, nesse caso para TV. ai o bixo pega, fica dificil trocar o After por "soluções" livres mas sem a metade dos recursos.  Sei que existem boas opções no linux para design como Inkscape, Gimp e por ai vai, mas alguem conseque trabalhar com eles Profissionalmente ? ou seja criar, enviar para gráficas, finalizar, aplicar, etc. gostaria muito de poder utilizar o ubuntu  e apoiar o software livre mas é necessário que os desenvolvedores olhem com mais atenção para nossa área.  já vi vários tópicos e forums falando sobre as "maravilhas" das opções linux, mas na maioria das veces são comentários de usuarios não profissionais, que não conhecem realmente a demanta da criação e as necessidades de softwares para dar conta disso. por isso abri esse forum, para poder trocar idéiais sob um olhar mais profissional e técnico da utilização, sem entrar em questões já mais do que faladas sobre o windows ser pago, ser ruim e bla bla.  ;)
Cezar Farias
Designer
Porto Alegre

fernandocosta

Caramba meu! - Acredito exatamente nisto e acho que você está com a razão, pois trabalho como programador mais tive que instalar o ubutun somente no meu notebook, deixando meu pc com o photoshop para minha esposa trabalhar. O dia que lançarem o photoshop e corel para o ubutun a febre de usar o linux vai aumentar consideravelmente. Vamos aguardar, dias melhores virão.
Fernando da Silva Costa
Webdeveloper PHP POO
Agência Beta Sites e Sistemas

Cezar Farias

É isso ai Fernando, tenho a esperança de ver o ubuntu sendo utilizado a full em agências e afins. O negócio é fazer barulho, pode ser que assim empresas que desenvolvem softwares  olhem para o linux e finalmente entendam que o software livre não é quebra-galho, tem que ser bom, ser completo, atender ao usuário básico e ao usuário profissional com a mesma competência, sem que pra isso seja preciso "emular o sistema tal", vasculhar a internet pra achar aquele "segredinho" que faz funcionar tal coisa.
Cezar Farias
Designer
Porto Alegre

carlosaluisio

Citação de: fernandocosta online 28 de Janeiro de 2009, 17:05
Caramba meu! - Acredito exatamente nisto e acho que você está com a razão, pois trabalho como programador mais tive que instalar o ubutun somente no meu notebook, deixando meu pc com o photoshop para minha esposa trabalhar. O dia que lançarem o photoshop e corel para o ubutun a febre de usar o linux vai aumentar consideravelmente. Vamos aguardar, dias melhores virão.

Mas o Photoshop roda perfeitamente no Ubuntu + Wine. Ou no Crossover, melhor ainda!
Ubuntu Lucid é 10 !!!