Vinagre x Windows XP

Iniciado por Manoboy, 30 de Abril de 2008, 10:52

tópico anterior - próximo tópico

Manoboy

Em meu ambiente de trabalho existem varias estações de trabalho Windows XP (rodando sob um dominio) e estou c/ uma estação rodando o Ubuntu 8.04.
Atraves do Ubuntu acesso normalmente as estações Windows usando "Cliente de Terminal Server", porem qdo vou usar o Vinagre (Visualizador de Área de Trabalho Remota) ele não conecta.
No campo Maquina ja tentei colocar tanto o nome da estação qto o IP e no campo Porta ja mudei de 5900 para 3389 e mesmo assim não conecta.
Alguem ja passou por isso ou sabe qual a solução?

Abraço.

VB5

No 7.10, uso o Gnome-RDP para acessar remotamente meus servidores sem o menor problema.

VB5
Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB

raidicar

Boa Noite!

Amigo, para se conectar ao windows via terminal service, que é o que fazia, a conexão é feita pelo protocolo RDP, o VINAGRE é um cliente que utiliza o protocolo VNC, por isso, vc só vai se conectar em clientes pelo VNC, se no cliente não tiver o vnc Server, não adianta.
Não se trata de alterar a porta, a questão é o protocolo que realiza a conexão entre as duas maquinas.
Quando se conectava antes, vc usava o Tsclient, selecionava RDP no protocolo, se tentase selecionar RDP e digitasse o ip de uma maquina com windows 98 e vncserver instalado, também daria erro, pois estaria tentando usar o protocolo RDP para se conectar a uma maquina que espera uma conexão com o protocolo VNC. Seria o inverso do seu problema atual.
Resumindo, o vinagre é um Cliente VNC, se quer se conectar pela via TS, use o tsclient ou o rdesktop.
Quem ama extremamente, deixa de viver em si e vive no que ama. Na vida três coisas são certas, o amor, a morte e o Linux !
Se Platão disse, então realmente sofremos de uma perigosa doença mental.

Manoboy

Raidicar,

Obrigado por esclarecer minha duvida.
Se entendi bem sua explicação, terei que instalar um cliente VNC nas maquinas que quero conectar.

Abraço.

raidicar

Exatamente, cliente VNC só se conecta em, micros com VNC. Na verdade, precisa instalar nas estações o VNC server, cliente vnc é o VINAGRE.
Agora, se você gosta do Vinagre, você vai gostar do Gnome-RDP, como sugerido pelo VB5.
Teste ele, para instala-lo, digite:
sudo apt-get install gnome-rdp
depois de instalado, seu atalho estará na pasta INTERNET do menu, ou se digitar gnome-rdp no terminal, ele abre também, seu executavel fica na pasta padrão: usr/bin.
Ele, assim como o VINAGRE, permite que cadastre e adicione seus clientes nele, deixando a senha salva e tudo mais, porém, ele é mais organizado e permite que crie grupos "Diretoria, Gerencia, Usuarios..." e dentro de cada grupo vc pode cadastrar o endereço da conexão de seus respectivos usuarios.
A unica diferença, é que ele não abre as conexões em Abas, como o VINAGRE, mas, tirando isso, ele é superior ao VINAGRE em todo o resto, principalmente pelo fato de trabalhar com os protocolos RDP, VNC e SSH, ou seja, o Gnome-RDP despensa o Tsclient que utilizava antes, o VNC viewer, o VINAGRE e o acesso manual a clientes SSH pelo shell. Nele vc cadastra todas as maquinas que tenham habilitados o VNC, o RDP e o SSH, com ele, vc se conectara nos clientes Windows como se conectava antes, usando o Tsclient, nas maquinas que tiver vnc, ao cadastrar elas, selecione o protocolo VNC, nas maquinas Windows que acessava pelo clientes de Terminal, cadastre e selecione o protocolo RDP, se tiver algum terminal na rede ou servidor que precise acessar via terminal, em modo texto, Selecione SSH.
Quem ama extremamente, deixa de viver em si e vive no que ama. Na vida três coisas são certas, o amor, a morte e o Linux !
Se Platão disse, então realmente sofremos de uma perigosa doença mental.

VB5

raidicar,

nossa, matou a pau!...  :D Você me deu informações sobre o Gnome-RDP que eu nem sabia!... Mas de fato, eu o acho ótimo porque é muito simples de usar, é versátil e seguro. Frequentemente tenho que acessar meus servidores desde casa, para renovar senhas, mudar arquivos e etc, e ele sempre foi perfeito para isso. Entre ele e o gFTP, não preciso de mais nada...

( ),

VB5
Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB

Willdoidao

Cara obrigado!!!!
Caiu do céu essa sua explicação!! Muito obrigado!!!
"Penso 99 vezes e nada descubro. Deixo de pensar, mergulho no silêncio, e a verdade me é revelada." (Albert Einstein)
Abraços Will