Após instalar Ubuntu, Windows sumiu!!!

Iniciado por thaisfrc, 20 de Setembro de 2008, 00:50

tópico anterior - próximo tópico

thaisfrc

Olá a todos.
Sou novata no universo linux e adquiri um CD Ubuntu Live versão 7.10. Após usar o live e gostar, resolvi instalá-lo em minha máquina, pois apesar de ter apenas um HD de 40GB, o meu Windows quase não tem arquivos, e haviam apenas 10GB ocupados ao todo.
Pois bem, solicitei instalação e utilizei o Assitente de Particionamento; separei 4GB para a raiz e 256 para swap, conforme é aconselhado durante a instalação. Mas isso tudo em cima dos 40GB totais.
Agora o ubuntu inicializa, mas meu Windows sumiu (era de se esperar, sabia que ia dar m...) e estou triste, triste... queria usar os dois. Alguém sabe se o Ubuntu sobrescreveu meu Windows? Alguém já passou por isso?
Obs.: a partição que criamos é automaticamente alocada no espaço livre em disco, ou ela sai apagando o que encontrar na frente?
Aguardo respostas.

Grata.

felipeborges

Inicialmente, nos seus 40 GB do Window$, você tinha algumas partições? Ou somente a unica partição usada inteiramente pelo Window$? Pois se foi isto, você deveria ter criado uma partição para o Ubuntu, para instala-lo nela, e não inteiramente no HD (partição unica).
Meu blog sobre GNU/Linux
Debian Lenny e Gentoo.

Luciano Gardim

O assistente de instalação deve ter feito a pergunta se você gostaria de usar o disco inteiro ou se você gostaria de particioná-lo.

Se por ventura você solicitou disco inteiro, ele apagou todo o HD.
Um dia eu faço um blog... um dia.

rjbgbo

Cara Thais
Te recomendo as leituras abaixo:
Apostilas:
Curso de Ubuntu Oficial da Canonical, em português
Apostila do Cursos em Softwares Livres Júnior Madrigal atualizada para o 8.04!
Apostila Ubuntu por Ygor Abreu - Ajuda para Melhorar

E também tente adquirir a versão mais recente do ubuntu, a 8.04.1 - http://www.ubuntu.com/getubuntu

----

Outra coisa vendo sua configuração, no caso do seu HD de 40GB, te sugiro:
25GB p/ Windows
10GB p/ Ubuntu
512 p SWAP - vc vai precisar por causa do Linux, é o dobro da tua memória RAM.
O que sobrar deixe p/ a partição /home do Linux

Infeliz/ acho teu HD bem pequeno.

-----

Considere também experimentar a versão Xubuntu - o Ubuntu c/ interface gráfica XFCE - http://www.xubuntu.org/ - por conta da tua memória RAM e também o pouco espaço que vai ficar p/ o Linux.

Ñ sei o tipo de uso que vc faz de um PC, eu no meu caso, sequer chego ao uso de 4GB onde fica instalado a raíz do SO Linux.
Linux User #440843 | Ubuntu User #11469

thaisfrc

Bom, para alguns esclarecimentos:

1º) Eu não utilizei o disco todo, eu criei uma partição para o Ubuntu, conforme descrito no meu primeiro post. Tanto que os arquivos do Windows ainda estão lá. Só quero saber como rebootar pelo Windows,. Já excluí o Linux e sua partição, mas dá erro no GRUB. Só quero um modo que possa forçar o HD a bootar pelo Windows.
2º) Não vou trocar meu HD, nem fazer curso, e não tenho pouca memória RAM.

clcampos

thaisfrc abra um terminal (Aplicações > Acessórios > Terminal ou Consola) e digite os dois comandos abaixo, depois cole a resposta deles aqui:

sudo   blkid

sudo   fdisk   -l

Provavelmente você apenas ficou sem a entrada para o windows no GRUB, se for só isso dá para recuperar sem problemas.

Aproveitando cole também o conteúdo do arquivo /boot/grub/menu.lst.

Assim quem sabe a solução vem mais rápido.
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

jomafras

Citação de: thaisfrc online 22 de Setembro de 2008, 16:08
Bom, para alguns esclarecimentos:

1º) Eu não utilizei o disco todo, eu criei uma partição para o Ubuntu, conforme descrito no meu primeiro post. Tanto que os arquivos do Windows ainda estão lá. Só quero saber como rebootar pelo Windows,. Já excluí o Linux e sua partição, mas dá erro no GRUB. Só quero um modo que possa forçar o HD a bootar pelo Windows.
2º) Não vou trocar meu HD, nem fazer curso, e não tenho pouca memória RAM.

Se vc já excluiu o Linux e o XP continua instalado a saida é limpar o Grub da MBR.
Com o CD de instalação do XP vc consegue isso.
Escolha "Reparar uma instalação usando o console de recuperação".
Depois escolha a partição onde o Windows está instalado (C/Windows) e digite : fixmbr.
Reiniciar.
O Ubuntu sem dúvida é a melhor Distro.
Pesquise primeiro... só depois abra um tópico.
Canal do YouTube - Blog

adrboliveira

Olá, Pintinho

Obrigado pelo apoio.

Eu tinha instalado o Windows XP numa partição. Em seguida, efetuei a instalação do Ubuntu, com particionamento manual, sendo que eu instalei em outra partição obviamente com a opção do Grub sendo inserida. Mas veja só, já fiz isto tantas vezes, agora ele veio a dar esta mensagem, e nem os comandos fixmbr, bootcfg /rebuild me salvaram da situação.

O que está acontecendo é que o grub exibe a lsita de SOs, mas o Windows ele não carrega, vindo a dar esta mensagem, da falta ou problema no arquivo hall.dll

Sabe qual saída sem precisar reinstalar?

Vlw
Adriano Oliveira
São Luís-MA