Porque só dá pra abrir 1 Synaptic

Iniciado por Alakazan, 26 de Janeiro de 2009, 15:14

tópico anterior - próximo tópico

Alakazan

edkfmc
Bom, eu gostaria de saber porque só podemos abrir UM Synaptic por vez??·??·??·??
Tem algum motivo especial?
Bom, postei isso no Café porque é só uma dúvida, e não um problema (se bem que incomoda)...
PC é como ar-condicionado: é só abrir Windows que ele para de funcionar.
Tentando ser melhor - desculpem o incômodo!

Renato Krause

Esses gerenciadores de pacotes que trabalham com o APT fazem "lock" em algum arquivo, provavelmente o /etc/apt/sources.list e não permitem que outro programa que utilize APT seja iniciado até que ele seja fechado.
Ou seja, se você abrir o Synaptic, aptitude, apt-get, não conseguirá abrir uma nova instância de qualquer um deles a menos que feche a já aberta.

agente100gelo

Porque dois processos simultâneos de instalação poderia ser desastroso.

Imagine o pacote "A" que tem dependência "B", "C" e "D". E pacote "F" que depende de  "C", "D" e "M".

Se dois processos simultâneos tiverem ocorrendo, como fazer? É possível que em determinado momento ocorra um dead lock e bye-bye sistema. Se a primeira instalação falhar, como ficam os pacotes da segunda instalação que entenderam que existia um processo que funcionaria antes?

É possível um dia ter algo mais complexo que permita instalações simultâneas. Note que a instalação no Linux é extremamente modular, buscando dependências comuns, diferente do Windows que os instaladores já vem com todos as bibliotecas necessárias nem que crie redundância de arquivos.
Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson

Alakazan

Hummm, obrigado renatokrause e agente100gelo, e desculpe por eu postar uma dúvida boba assim. É que eu não tinha achao em lugar nenhum.
Agora já entendi.
Por o sistema de bibliotecas ser assim é que programas no linux acabam usando menos espaço que no Windows? (no Win qualquer coisinha e lá se vão 100, 200, até 300 MB)
PC é como ar-condicionado: é só abrir Windows que ele para de funcionar.
Tentando ser melhor - desculpem o incômodo!

Renato Krause

Mas acho valido lembrar-se que você pode selecionar todos os pacotes que deseja instalar. Selecionar com calma. Depois mandar aplicar e ele irá instalar todos os pacotes que você selecionou, todas as dependências e - se não me falha a memória - os pacotes recomendados também.

Renato Krause

Citação de: Alakazan online 26 de Janeiro de 2009, 15:39
Hummm, obrigado renatokrause e agente100gelo, e desculpe por eu postar uma dúvida boba assim. É que eu não tinha achao em lugar nenhum.
Agora já entendi.
Por o sistema de bibliotecas ser assim é que programas no linux acabam usando menos espaço que no Windows? (no Win qualquer coisinha e lá se vão 100, 200, até 300 MB)

Sua pergunta foi muito válida apesar de você encontrar uma explicação detalhada no manual do Ubuntu. Sugiro que leias.
Isso não tem nada a ver com o espaço ocupado pelos programas.

Himitsu

Não estou criticando o sistema, que realmente é bem bolado pra não dar alguma M bizarra, como o agente100gelo explicou...

Mas que isso é um baita pé no saco é... Fico extremamente P da vida quando to pra instalar várias coisas e tenho que ficar esperando um download pra começar a simplesmente instalar outra coisa...

Enfim... Realmente parece um mal necessário...
PC: AMD 4400x2 - A8N-Sli - 2GB DDR1 G.Skill - Extreme 450W - EVGA 7800GTX KO
Notebook: Sony Vaio VGN-FW455J

Felix

Citação de: agente100gelo online 26 de Janeiro de 2009, 15:32
Porque dois processos simultâneos de instalação poderia ser desastroso.

Imagine o pacote "A" que tem dependência "B", "C" e "D". E pacote "F" que depende de  "C", "D" e "M".

Se dois processos simultâneos tiverem ocorrendo, como fazer? É possível que em determinado momento ocorra um dead lock e bye-bye sistema. Se a primeira instalação falhar, como ficam os pacotes da segunda instalação que entenderam que existia um processo que funcionaria antes?

É possível um dia ter algo mais complexo que permita instalações simultâneas. Note que a instalação no Linux é extremamente modular, buscando dependências comuns, diferente do Windows que os instaladores já vem com todos as bibliotecas necessárias nem que crie redundância de arquivos.

No windows também acontece algo semelhante, as vezes tentamos instalar 2 programas ao mesmo tempo e não é possível, ou mesmo instalar/remover algum programa com outro aberto.

Vá dizer que nunca passaram por isso?

Himitsu

Claro... Também é um saco isso!

Mas a frequência é muito menor do que no Linux, já que não são todos os programas que impossibilitam de instalar outro ao mesmo tempo.
PC: AMD 4400x2 - A8N-Sli - 2GB DDR1 G.Skill - Extreme 450W - EVGA 7800GTX KO
Notebook: Sony Vaio VGN-FW455J

Renato Krause

Citação de: Himitsu online 27 de Janeiro de 2009, 11:57
Claro... Também é um saco isso!

Mas a frequência é muito menor do que no Linux, já que não são todos os programas que impossibilitam de instalar outro ao mesmo tempo.

Isso acontece porque você pode estar instalando um programa pelo windows installer e o outro é um setup construído e por aí vai.
Se você estiver baixando um programa pelo APT nada impede que você instale outro assim ./configure;make;sudo make install