Servidor ubuntu server

Iniciado por proberio, 06 de Março de 2009, 23:55

tópico anterior - próximo tópico

proberio

amigos, boa noite!

Estou atualmente com um dilema bastante interessante,um cliente meu tem a seguinte rede:

Todos os micros com xp

Rede atual: 18 micros em dois andares.
todos compartilham velox e devem continuar compartilhando.

preciso separar os micros de uma rede, em duas sub redes, pois os micros de uma sub rede não podem enchergar um micro da outra sub rede.

Como deve ficar:
Rede 1- 10 micros (1° andar)

Rede 2 - 08 micros (2° andar)

Preciso controlar também acesso a internet, bem como permitir o acesso de cada micro a arquivos e impressoras de sua sub rede.

A pergunta é a seguinte: como posso configurar o ubuntu server ( tutorial ) para dar conta dessa tarefa ? ???.
Pois não pretendo instalar servidor com windo$, pois a licença é cara e não posso oferecer servidor com piratas, pois se existem soluções com software livre porque não usá-las.

Desde já agradeço a atenção.

GNU/Linux User: #435780

Conhecimento é pra ser usado, coloque em prática, ensine alguém porque ninguém nasceu sabendo!!

proberio

E ai pessoal ninguém tem uma idéia???? ??? ??? ??? ??? ???

Conhecimento é pra ser usado, coloque em prática, ensine alguém porque ninguém nasceu sabendo!!

roan

Você pode separá-las fisicamente, utilizando placas de redes diferentes para cada rede no seu servidor e switches independentes distribuindo para cada andar, e então é possível manipular mais de uma rede no servidor. Ou pode utilizar VLANs (através do ifconfig) para criar subnets e depois faça as configurações de firewall/proxy para cada subnet.

Abraço.

proberio

Citação de: roan online 09 de Março de 2009, 09:53
Você pode separá-las fisicamente, utilizando placas de redes diferentes para cada rede no seu servidor e switches independentes distribuindo para cada andar, e então é possível manipular mais de uma rede no servidor. Ou pode utilizar VLANs (através do ifconfig) para criar subnets e depois faça as configurações de firewall/proxy para cada subnet.

Abraço.

amigo agradeço sua colaboração, realmente seu post abriu minha mente para a forma da configuração.Irei implementar depois te digo se funcionou.

caissara

Aloha!!

Aproveitando!>>  tem tuturial ou algum material  para  isso ?!!?

100=
Caissara
"NA VIDA VOCÊ TEM  SEMPRE TRÊS OPÇÕES. OU SE CORROMPE, OU SE OMITE, OU USA LINUX"

asghan

Tenho observado vários tutos no guiadohardware, e bem fáceis de entender !!!!!!!
   Ubuntu 12.04 - Unity 64bits

koga021

bota cada switch com mascaras diferentes, e nas impressoras bota impressao somente pelo indereço mac.
abraços