GNOME e KDE. Como posso utilizar os dois juntos?

Iniciado por Jordan, 09 de Janeiro de 2009, 13:29

tópico anterior - próximo tópico

Jordan

Olá a todos.
Sou iniciante no Linux/Ubuntu e no Fórum também.
Gostaria de saber se é possível utilizar os dois ambientes de forma que possa optar pela troca entre os dois a qualquer momento. Pergunto isto pois como ainda estou iniciando na utilização do Ubuntu, não tenho ainda decidido as minhas preferências quanto à quais ferramentas utilizar.
Li sobre alguns outros ambientes gráficos para linux mas por enquanto os dois descritos no assunto me chamaram mais atenção.
Seria possível utilizar os dois ou mais ao mesmo tempo?
Como faço para poder intercalar entre os dois? Ou seja, como, utilizando um alterar para passar a utilizar o outro?
Tenho um CCE W93 com Placa de Vídeo Mirage com o Intrepid Ibex instalado.
No aguardo.

galactus

Primeiramente gostaria de dizer que não recomendo fazer isso (ter o Gnome e o KDE instalados ao mesmo tempo) nesta versão do Ubuntu 8.10.

Eu explico. Até a versão 8.04, a versão do KDE padrão era a 3.5. Assim, se você tinha vontade de usar o K3b no Gnome, tudo bem. Ele instalaria alguns pacotes básicos do KDE e você era feliz. Mas a coisa mudou! Na versão 8.10 o padrão é o KDE 4. Que para muitos ainda está em faze Beta. Eu não discuto isso, só sei que para instalar o K3b do KDE 4 no Gnome, precisa instalar praticamente todo o KDE 4!

Com os dois ambientes instalados ao mesmo tempo, seu sistema ficará mais pesado, ou seja, mais lento, consumirá mais RAM e com maiores chances de dar Pau!  Isso aconte pois seu sistema carregará as bibliotecas dos dois ambientes gráficos!

Já fiz uso dos dois sistemas ao mesmo tempo, e a primeira coisa que você vai notar é que os Menus das aplicações ficarão misturados. Causando uma maior confusão. Na época do KDE 3.5 havia um programa que resolvia isso, separando o programas de cada ambiente gráfico de maneira ordenada. Mas para o KDE 4 eu não sei se ele existe.