GNOME e KDE. Como posso utilizar os dois juntos?

Iniciado por Jordan, 09 de Janeiro de 2009, 13:29

tópico anterior - próximo tópico

Jordan

Olá a todos.
Sou iniciante no Linux/Ubuntu e no Fórum também.
Gostaria de saber se é possível utilizar os dois ambientes de forma que possa optar pela troca entre os dois a qualquer momento. Pergunto isto pois como ainda estou iniciando na utilização do Ubuntu, não tenho ainda decidido as minhas preferências quanto à quais ferramentas utilizar.
Li sobre alguns outros ambientes gráficos para linux mas por enquanto os dois descritos no assunto me chamaram mais atenção.
Seria possível utilizar os dois ou mais ao mesmo tempo?
Como faço para poder intercalar entre os dois? Ou seja, como, utilizando um alterar para passar a utilizar o outro?
Tenho um CCE W93 com Placa de Vídeo Mirage com o Intrepid Ibex instalado.
No aguardo.

galactus

Primeiramente gostaria de dizer que não recomendo fazer isso (ter o Gnome e o KDE instalados ao mesmo tempo) nesta versão do Ubuntu 8.10.

Eu explico. Até a versão 8.04, a versão do KDE padrão era a 3.5. Assim, se você tinha vontade de usar o K3b no Gnome, tudo bem. Ele instalaria alguns pacotes básicos do KDE e você era feliz. Mas a coisa mudou! Na versão 8.10 o padrão é o KDE 4. Que para muitos ainda está em faze Beta. Eu não discuto isso, só sei que para instalar o K3b do KDE 4 no Gnome, precisa instalar praticamente todo o KDE 4!

Com os dois ambientes instalados ao mesmo tempo, seu sistema ficará mais pesado, ou seja, mais lento, consumirá mais RAM e com maiores chances de dar Pau!  Isso aconte pois seu sistema carregará as bibliotecas dos dois ambientes gráficos!

Já fiz uso dos dois sistemas ao mesmo tempo, e a primeira coisa que você vai notar é que os Menus das aplicações ficarão misturados. Causando uma maior confusão. Na época do KDE 3.5 havia um programa que resolvia isso, separando o programas de cada ambiente gráfico de maneira ordenada. Mas para o KDE 4 eu não sei se ele existe.

Para alternar entre eles é simples, basta usar o GDM ou KDM.

Para instalar o KDE 4, basta procurar o pacote Kubuntu-Desktop no synaptic e aguardar o Download de algumas centenas de MBs! Seu BootSplash será trocado para o do Kubuntu, e ele deve te perguntar se você vai preferir usar o KDM ou o GDM para realizar o Login no sistema.

Se você não tiver nada a perder, faça a experiência! Se não...  Melhor instalar os dois ambientes separadamente!
BigLinux no Notebook  / Várias Distros Virtualizadas no PC.

Jordan

Bom dia.
Acho que vou seguir sua dica.
Vou utilizar um de cada vez.
Qual o comando para voltar a usar o Gnome se for o caso?

galactus

Citação de: Jordan online 10 de Janeiro de 2009, 10:05
Bom dia.
Acho que vou seguir sua dica.
Vou utilizar um de cada vez.
Qual o comando para voltar a usar o Gnome se for o caso?

Prefira utilizar um CD do Kubuntu para uma instalação limpa.

Para remover o Kubuntu do Ubuntu, precure remover o meta pacote kubuntu-desktop pelo synaptic. Há sim, de preferência, esteja logado no Gnome para remover o KDE.

Té+
BigLinux no Notebook  / Várias Distros Virtualizadas no PC.

Darcamo

Se tiver os dois instalados você pode escolher qual usar na tela de login.
Não acho que seja grave ter os dois instalados vistos que hoje em dia os computadores estão com maior capacidade de armazenamento e ram. Mas também não é por isso que se deve instalar os dois sem necessidade.

Você pode instalar os dois agora e ná próxima versão do ubuntu você instala apenas o que mais lhe agradou dos dois.

Jordan

Boa tarde a todos.
Tenho um Note W93 CCE com 2Gb de Ram, Processador Core 2 duo.
Será que fica pesado com esta configuração?
No aguardo.

Tiagoext4

Não sei pra quê tanta complicação e medo. Aqui eu já instalei o KDE4 no Ubuntu 8.10 sem problemas, e o desinstalei sem problemas também. Se você está falando em utilizar os dois juntos numa mesma sessão, ai pode dar problemas mesmo. Mas se for um de cada vez, escolhendo-os na tela de login, então fica beleza.

Aqui eu instalei o KDE4 simplesmente digitando no terminal "sudo apt-get install kde", só esse comando já instalou todo o KDE4 no meu computador (no máximo uns 300 MB), então só foi reiniciar, escolher o tipo de sessão e selecionar KD4 ou o Gnome (que é o padrão). Se alguma coisa der errado, reinicie o computador de novo, e escolha iniciar sessão pelo Gnome ou voltar a sessão padrão, depois pelo Gnome você dá o comando "sudo apt-get remove kde" e pronto; foi assim que desinstalei meu KDE4 (Não gostei do estilo dele e voltei para o Gnome).

Ah, só mais uma coisa: seu computador vai rodar beleza, pois o meu tem só 1.5 Ghz e 512 mb de ram e rodou de boa. Boa sorte!

O fundamento, a centrífuga. Ubuntu, ainda bem. Belo caminho andado. Tudo livre, tudo grátis. Eu adoro isso.

Jordan

Boa tarde a todos.
Para um melhor aproveitamento, utilizarei um de cada vez.
Vou utilzando o Gnome, depois testo o KDE.
Vlw Galera.