Configuração lan

Iniciado por carlaodopao, 20 de Dezembro de 2008, 04:54

tópico anterior - próximo tópico

carlaodopao

ôbis, ;-)=
Então... eu tinha speedy e funcionava beleza.
Daí, mudei de provedor e estou preso no rwindows, por isso peço ajuda!
A internet agora é lan, ou seja, carrega-se automaticamente no meu rwindows e eu não faço a mínima idéia de como usá-la no linux.
Então peço a vcs um toque, sei lá, qualquer coisa aonde eu possa encontrar a resposta p/ esta dúvida.
O chato é q "ubuntu não é cobrido pela assistência técnica" :-(=
Valeu. ::)

HelderC

Seja mais especifico.
Vou te dizer o que tenho aqui em casa:
É o seguinte, o meu modem (speedy) disca sozinho. O modem está ligado a um hub que distribui a conexão para 2 pcs, um com o Ubuntu e outro com o Windows.
Para fazer a rede funcionar no Ubuntu, só fui em Sistema > Administração > Rede.
Na aba conexões, marquei a "Conexão por fios" e cliquei em propriedades.
Na janela de propriedades, "Habilitar modo de Roamming" está desmarcado.
E em configuração eu deixei: "Configuração automática (DHCP)".

E depois fui dando ok em tudo.
A rede está funcionando perfeitamente aqui.

Espero ter ajudado.

carlaodopao

Saudações, caro Helder,
eu fui lá no meu ubuntu (estou no rwindows :( ) e tentei tudo q vc me falou...
Detalhe, vc usa rwindows também, né? Ou mac? ou cia... q foi uma coisa meio chata tentar traduzir a sua msg p/ o ubuntu... tipo: tinha uma pancada de coisas q vc escreveu "propriedades" e era "editar"...
Mas pelo q eu tentei, não consegui muito não...
Eu agradeceria de vc , qdfo estivesse no ubuntu, me reescreve-se novamente!
A mina net está off... :(

HelderC

Carlao, vamos tentar novamente.
Vou colocar alguns screenshots para ficar mais fácil.

É o seguinte, o meu modem (speedy) disca sozinho.
O modem está ligado a um hub que distribui a conexão para 2 pcs, um com o Ubuntu e outro com o Windows.

Para fazer a rede funcionar no Ubuntu, só fui em Sistema > Administração > Rede.
Veja a imagem:

Na aba conexões, marquei a "Conexão por fios" e cliquei em propriedades (o botão que vc ve a direita).

Na janela de propriedades, "Habilitar modo de Roamming" está desmarcado.
E em configuração eu deixei: "Configuração automática (DHCP)".
Veja a imagem:

E depois fui dando ok em tudo.

Veja agora se consegue.
Até mais!

djriopreto

bom dia

Eu também fiz esse mesmo procedimento, mas mesmo assim nao pega os IPs da rede.
tem uma opção para dar PING, o meu ta dando PING, mas ele retorma a mascara 255.255.255.255, sendo q a rede tem 255.255.255.0

obrigado pela ajuda

HelderC

djriopreto, olá!

Tente habilitar o modo de roaming e coloque as configurações como as que eu coloquei acima, e veja se consegue acessar a rede.

carlaodopao

Olá, teve um feliz natal? ;-)=
Seguinte, o q tem lá no item Administração é  "Ubuntu Studio Controle | Autorizações | Canais de software | Data e hora | Drivers de hardware | Ferramentas de rede (esse não é igual ao q vc quer) | Gerenciador de atualizações | Gerenciador de pacotes synaptics | Impressão | Janela de ínicio de sessão | Log do sistema | Monitor do sistema | Serviços | Suporte e idiomas | Teste de hardware | Usuários e grupos"

Então, eu tenho rede, mas não tenho o tópico rede! :-(=

E então?

O q está errado no meu ubuntu?

Grato.

HelderC

Olá Carlão!

Feliz Natal!

Cara, vc tem certeza que o Ubuntu identificou sua placa de rede? Pelo que parece ele não identificou por isso não aparece aquele tópico.

carlaodopao

o q eu faço então p/ detectar esta placa?
É uma Realtek ... o ubuntu sempre encontrou ela...
Eu estou usando o speed de novo e está beleza, mas qdo vou p/ a internet lan, não consigo nada no linux, somente no rwindows.... :-(=
Cabuloso?
Eu também acho... :-/=

rairo

Citação de: carlaodopao online 25 de Dezembro de 2008, 03:07
Olá, teve um feliz natal? ;-)=
Seguinte, o q tem lá no item Administração é  "Ubuntu Studio Controle | Autorizações | Canais de software | Data e hora | Drivers de hardware | Ferramentas de rede (esse não é igual ao q vc quer) | Gerenciador de atualizações | Gerenciador de pacotes synaptics | Impressão | Janela de ínicio de sessão | Log do sistema | Monitor do sistema | Serviços | Suporte e idiomas | Teste de hardware | Usuários e grupos"

Então, eu tenho rede, mas não tenho o tópico rede! :-(=

E então?

O q está errado no meu ubuntu?

Grato.

Brother vc deve estar com o ubuntu 8.10 para que esta opção Rede apareça em "sistemas  / administração " vá em Aplicativos / Adicionar e remover / no campo procurar digite NETWORK e espere o ubuntu fazer a procura dos pacotes, provavelmente será a primeira opção Rede, marque ela e espere instalar, quando estiver instalada poderá acessar esta opção pelo caminho que o amigo acima citou.
Sistema / Administração / Rede.

carlaodopao

Então...
Fui lá, fiz exatamente como vc mencionou acima...
Lá tinha o item "Gestor de redes", eu acho q o meu ubuntu está com o português de portugal, é esse?
Pois se for este, já estava setado....
E aí?
O q faço agora?
Detalhe : estou na dependência da telefônica$ e consegui mais um tempo de speedy, então tenho acesso à internet do ubuntu, mas ... ainda quero saber como é esse negócio da lan...
Então, o q vcs me dizem, se eu instalar o ubuntu do zero, a configuração lan já vai estar ok?
Se não, quais os passos q eu devo seguir....
Não se esqueçam : estou com o ubuntu lá da terrinha, oh pá! ;-)=

carlaodopao

ok ok ok ok
alguém não sabe o modo de linha de comando p/ habilitar a rede?
pq eu procurei como um doido achar essas telinhas... mas sem sucesso.... :-(=
Pôxa, eu me amarro no ubuntu... ele é 10 ... mas se continuar assim , vou testar outra distro...
eu não queria, mas ... :-(=
Abraços

asghan

Vc já testou com o live cd ? aki em casa meu modem esta como router e não mexo em configuração alguma da internet no ubuntu, pois o sistema recebe o DNS do modem e blz
   Ubuntu 12.04 - Unity 64bits

carlaodopao

Funcionou!!!!
Enfim!!!! ;-)=
Só p/ quem não tem idéia, assim como eu, o comando no terminal é
network-admin
Daí, é só vc configurar a rede!!! ;-)=
Grato... Bom, extremamente grato a todos q ajudaram!!! ;-)=
Liberdade ainda q à tardinha! ;-)=

agente100gelo

Tópico duplicado.
Por favor não repita esta ação.
Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson