Não foi possível inicializar as informações do pacote

Iniciado por Sir.Wait, 12 de Janeiro de 2009, 01:47

tópico anterior - próximo tópico

Sir.Wait

Não foi possível inicializar as informações do pacote
Um problema impossível de se resolver ocorreu enquanto inicializava as informações do pacote.

Por favor reporte esse erro do pacote 'update-manager' e inclua a seguinte mensagem de erro:

'E:Não foi possível abrir arquivo /var/lib/dpkg/status - open (116 Manipulacão de arquivo NFS inefetiva.), E:As listas de pacotes ou os arquivos de estado não puderam ser analisados ou abertos.'

dpkg --config -a
dpkg: falhou ao abrir arquivo de informação do pacote '/var/lib/dpkg/status' para leitura: Manipulação de arquivo NFS inefetiva.

E: dpkg was interrupted, you must manually run 'dpkg --configure -a' to correct the problem.
E: _cache->open() failed, please report.

já tentei dodos os comando acima e nada. Já tentei alterar o tal arquivo status mas ele, mesmo como root não deixa eu salvar ou alterar. alguém pode me ajudar. ???

clcampos

Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Sir.Wait

Já.
sudo dpkg --configure -a

dpkg: falhou ao abrir arquivo de informações do pacote '/var/lib/dpkg/status' para leitura: Arquivo ou diretório inexistente.

já tentei editar o tal arquivo status mas na hora de salvar ele não deixa.

clcampos

Para editar o arquivo você também deve usar o sudo.

Mas o engraçado é que o comando anterior deveria ter direitos sobre o arquivo.

Você alterou as permissões desse arquivo?

Seu usuário é administrador da máquina? (normalmente o usuário criado na instalação é).
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Sir.Wait

já editei e tentei salvar com outro nome, mas ele não deixa eu salvar, mesmo como superusuario.

Sir.Wait

Consegui resolver o problema valeu clcampos.
depois que consegui editar e salvar como superusuario, antes eu não estava editando como superusuario, em seguida usei algumas dicas, do manual que está no link abaixo, para substituir o dpkg que estava com problemas. Agora está tudo blz.  ;D ;) :D

http://www.rootlinux.com.br/documentos/downloads/reference.pt-br.pdf.gz