Priorizar distros brasileiras ao invés do Ubuntu??

Iniciado por velox256, 12 de Janeiro de 2009, 08:56

tópico anterior - próximo tópico

velox256

Moçada, um visitante postou a seguinte msg no meu livro de visitas e gostaria que vcs comentassem o que ele escreveu, dei a minha resposta, mas queria outros pontos de vista.

Mensagem do visitante:
CitarMesmo estando ciente da qualidade da distribuiçao Ubuntu, nos nao deveriamos priorizar uma distribuicao brasileira, como o Kurumin? E uma pena que nao demos valor ao esforco brasileiro de desenvolver uma distribuicao de Linux, preferindo instalar nas maquinas distribuicoes 'off Brazil' e que em nada contribui para o desenvolvimento do sistema ou de animo para o desenvolvedor continuar com o trabalho.

Minha resposta (espero não ter escrito besteira, hehehehe):
CitarNicolas, não é assim do jeito que vc está pensando que a coisa funciona, quem disse que não há desenvolvimento de distros nacionais? Temos, além do Kurumin, o Conectiva, Fenix e o Sidux, este feito por usuários brasileiros em cima do Debian, de onde o Kurumin também é derivado, assim como o Ubuntu. Não adianta vc querer usar uma coisa se ela não atender a todas as suas expectativas, lembre-se que o usuário está saindo de um sistema "completo" (Windows) onde "tudo funciona" para outro (Linux) onde nem tudo funciona como se espera.
Admiro o seu naciolalismo, assim como o trabalho de desenvolvimento do Kurumin, mas a escolha tem que partir da premissa de que o sistema tem que atender ao usuário e não ao desenvolvedor. Digamos que a distro que vc use não tocasse arquivos mp3 por problemas de prevenção de direitos autorais, vc continuaria com ela ou procuraria outra que não tivesse essa restrição (não estou falando que o Kurumin seja assim)? Ou vai me dizer que o Windows que vc deve ter na sua máquina é original, comprado em loja?
Então, eu sempre recomendo as distros baseadas no Debian, como o Ubuntu e o Kurumin e se uma delas se sobressai em desempenho ou preferência à outra não é culpa de ninguém.
Computador perereca, com disco perereca, monitor perereca e sistema super xuxu. Visitem a minha página em http://sidserra.k6.com.br ou meu blog em http://sidserra.blogspot.com.br.

RicardoSEP

Desculpa, mas eu discordo totalmente do comentário do seu visitante.

Eu sou a favor de escolher a melhor distribuição que encaixa no que eu preciso. Não vou escolher uma distribuição só porque ela é brasileira. Se uma pessoa, seja ela brasileira ou não, achar que o Kurumim atende as necessidades dela, ótimo, use o Kurumim. Eu uso Ubuntu para desktop e Debian (ou CentOS) para servidor. Para mim tá ótimo.

Esses tipos de comentários ou incentivos de que devemos usar só distribuições brasileiras causa ainda mais um "racha" dentro da comunidade de distribuições Linux já saturada de "rachas". Já basta as brigas por distros, não vamos querer arrumar confusão pela nacionalidade das distros.

Só faltava essa, as pessoas quererem pautarem o que eu devo usar o não. Ainda mais quanto a um produto livre.

antoniodosantosor

Amigos
Claro que eu teria preferência por algo feito em nosso país, porém desde que este atenda inteiramente minhas necessidades. Podemos no futuro nos tornar expoentes em muitas áreas, porém para isto os empresários brasileiros teriam que modificar sua ótica de investimento, pois aqui tudo o que se pretende investir é para retorno financeiro imediato, nada a longo prazo e este loongo prazo, para investidores estrangeiros às vezes são décadas. É indiscutível o zêlo da equipe do Ubuntu nas inovações, alterações, com previsão de lançamentos cumpridas. Se no futuro houver envolvimento financeiro, não será surpresa, pois o capitalismo move o mundo. Surpresa será se continuar de uma forma gratuíta. Como diz o jargão econômico, "Não Existe Almoço Grátis". Após tentar outras distros, já estou no Ubuntu desde sua primeira edição e somente ele está instalado em minha máquina e no presente somente agradecimentos aqueles que nos proporcionam a opção de uso de outro sistema que não o Windows.

marcinhostudiopro

Linux é universal! para mim tanto faz usar uma distro gringa ou brazuka, o que vale é ela funcionar como desejado.
Devemos essa universalidade aos nossos tradutores que muito heroicamente torna os OS linux utilizável por qualquer terrestre, claro guardados suas devidas exceções.
Ubuntu tá no pário!!

Alakazan

Eu NÃO dou preferência a uma distro nacional, acho que o computador para todos teve, como um dos principais motivos para afundar a imagem do Linux, usar distros nacionais.
Eu NÃO SEI PORQUE, mas nunca fui com a cara do Kurumin, sempre preferi Ubuntu, Fedora, Mandriva, OpenSuSe a aquelas OUTRAS distros nacionais minúsculas, e até mesmo ao Kurumin, que eu sei que é muito bom.
E já tive um SPAM no meu blog de propaganda de uma distro nacional.
O que ocorre é que muitas vezes (sei que o Kurumin não faz isso) eles pegam uma distro, daõ um visual "hardcore" a elas, botam compiz, beryl, emerald, e tudo mais, fazendo uma distro pesadíssima e com um visual hardcore.
E onde ficam aqueles que querem algo leve e simples?
Só nas internacionais (maioria).
PC é como ar-condicionado: é só abrir Windows que ele para de funcionar.
Tentando ser melhor - desculpem o incômodo!

felipeborges

O Linux não é de uma nação, é do mundo! Existem diversas nacionalidades em times de desenvolvimento, existem milhares de derivações e aperfeiçoamento para as diferentes realidades, Linux é de TODOS para TODOS. Por acaso o Window$ ou o MAC OS são brasileiros? Você esta enriquecendo um gringo?

O Software é Livre! Livre para atravessar qualquer fronteira!!!
Meu blog sobre GNU/Linux
Debian Lenny e Gentoo.

0tacon

Acreditar em "distro brasileira" é uma grande bobagem, e aqui fala o nacionalista mais insuportável que vocês já podem ter conhecido. Creio que o Brasil já tem lá seu devido respeito nesse mundo. Muitos desenvolvedores, principalmente os formados por Universidades Federais, realmente fizeram a diferença, como Alfredo Kojima, que inventou o apt-rpm e o synaptic. Imaginem o que seria do Ubuntu e de muitas outras distros sem o synaptic. O Adept não chega nem perto, tanto que eu já ví muitos comentários na internet de "como seria bom um port do synaptic para o QT". É só um exemplo. O Brasil forma excelentes profissionais, que fazem a diferença no mundo SL.
E essa coisa de priorizar distro brasileira é meio perigosa. Lembrem-se do caso do dono da Fenix falando do Ubuntu. Só porque somos brasileiros temos que aturar as piores distros que vêm pré-instaladas nos PCs de R$1000? Priorizar o Brasil significa dar uma de injustiçado contra uma empresa de bilhões de dólares que emplacou no mundo todo (no caso, a Canonical)? E não vou falar mais nada da Fenix porque não gosto de chutar cachorro morto. Tirem suas próprias conclusões e controlem o humor (por favor!). E tem também o caso de negação de nacionalidade por parte do Dreamlinux. Não foi culpa deles. O povo daqui não quis saber mesmo. Pronto, temos o exemplo de uma distro que está entre as líderes do distrowatch e é nacional. Mas... quem liga?
Se há algum desânimo dos desenvolvedores brasileiros, é devido à repulsa sistemática das massas contra tudo aquilo que não é MS. Nem mesmo Firefox emplaca no Brasil. O país com a maior "carga horária de internet por habitante" no mundo é movido a Internet Explorer. Falar em ânimo genuinamente brasileiro para Linux é meio fora da realidade.
E não podemos nos esquecer também que o mundo Linux e o SL em geral é movido por idéias, não por empresas. Que diferença faz se a distro ou o pacote é daqui ou de lá, já que no SL tudo aquilo que é desenvolvido e acaba se mostrando útil de alguma forma se espalha pelo mundo rapidamente? O esforço todo é autônomo, e é global. Repito: idéias, não empresas. E as grandes idéias podem partir de qualquer pessoa a qualquer momento em qualquer ponto do mundo. Ubuntu gente, Ubuntu! E danem-se as empresas, o capitalismo e Alan Greenspan. As idéias que movem o mundo (ou pelo menos o que há de interessante nele) partem de pessoas físicas, não de logotipos, e nem de bandeiras ou brasões nacionais. Só estou dizendo isso porque SL é a prova viva disso.

livre1

Meu computador veio com uma tal de insigne, que não sei se e totalmente do brasil, mais não gostei,  eu falei assim para meu pai, se for para usar insigne ai eu não quero, ou poe windows, ou mac, mais em fim acabei querendo o ubuntu e o fedora.

Eu não vejo nenhuma distro que seja tão boa quanto o ubuntu, e o fedora e ainda mais as feitas no brasil.

Mudando um pouco o assunto o fedora e so para aprendizado, não pretendo usar uma distro que considero a metade de um sistema, ai vão imaginar porque metade? Simples o red rat e pago, então acredito que a red rat, faz o fedora pela metade e minha opnião.

carlosaluisio

Citação de: livre1 online 13 de Janeiro de 2009, 03:41
Meu computador veio com uma tal de insigne, que não sei se e totalmente do brasil, mais não gostei,  eu falei assim para meu pai, se for para usar insigne ai eu não quero, ou poe windows, ou mac, mais em fim acabei querendo o ubuntu e o fedora.

Eu não vejo nenhuma distro que seja tão boa quanto o ubuntu, e o fedora e ainda mais as feitas no brasil.

Mudando um pouco o assunto o fedora e so para aprendizado, não pretendo usar uma distro que considero a metade de um sistema, ai vão imaginar porque metade? Simples o red rat e pago, então acredito que a red rat, faz o fedora pela metade e minha opnião.

O Big Linux é nacional e é melhor que o Ubuntu na maioria dos aspectos: Muito mais leve, instalação em 10 minutos, assistente de instalação de codecs multimidia e fontes proprietárias, etc.

Carlos
Ubuntu Lucid é 10 !!!

Chucknoris

Acho que eu usaria o kurumin se eu me adaptasse ao kde, a verdade é que fico perdido no kde... quando eu descobri o debian nem sabia dessa diferença de interface grafica, achei ele tão simples que nunca mais larguei o gnome....

Pra dizer a verdade não sou um testador de distros, enquanto uma esta me servindo bem como o ubuntu eu não mudo!!!
Ubuntu user Number 15679
Linux User Number 448603

Alakazan

bred81

O que o Mario foi fazer no pscicólogo?
- Ele estava passando por uma fase difícil...

Alakazan

Será que eu sou tão burro que só sei usar gnome?

carlosaluisio

Citação de: bred81 online 13 de Janeiro de 2009, 14:12
Mesma coisa qui, KDE me deixa maluco...

É uma questão de costume.

Claro que gnome é mais funcional. Mas, por exemplo, eu uso o Big Linux 4.0 (com KDE 3.5) em uma máquina, e, em outra, o Kubuntu Intrepid, com KDE 4.1

O Big tem a vantagem de ocupar muito pouca memória do micro. Em atividade, ele ocupa uns 100 mega de RAM somente (claro, sem nenhum software aberto).

Carlos
Ubuntu Lucid é 10 !!!

rjbgbo

Citação de: carlosaluisio online 13 de Janeiro de 2009, 09:43
Citação de: livre1 online 13 de Janeiro de 2009, 03:41

O Big Linux é nacional e é melhor que o Ubuntu na maioria dos aspectos: Muito mais leve, instalação em 10 minutos, assistente de instalação de codecs multimidia e fontes proprietárias, etc.

Carlos

Me confirme uma coisa nova/ meu amigo Carlos, o BigLinux por exemplo tem um modo de atualização de parecido c/ o do Ubuntu, que fica aparece o icone de atualização p/ SO, drives e sofwares, perto do relógio no Gnome, ou o usuário deve intervir p/ fazer essa atualização.

Qto a pergunta do tópico, num mundo globalizado como é atual, os produtos estão s/ fronteiras, o que for melhor é o melhor p/ ser usado.
Linux User #440843 | Ubuntu User #11469