como configurar uma rede com um pc e um notebook no ubuntu 8.10?

Iniciado por Jhonny Roger, 04 de Dezembro de 2008, 20:48

tópico anterior - próximo tópico

Jhonny Roger

Estou usando o modo automático pois estou apanhando pra configurar a rede onde eu uso ubuntu 8.10 e o notebook usa o vista home basic?
Gostaria de usar a faixa de IP: 192.168.X.X.
O DNS eu já tenho o primário e e secundário mas só vi onde colocar o primário.
Grupo de trabalho que deve ser igual para as duas máquinas na rede onde eu acho esta parte pra poder colcar, já compartilhei as pastas mas está tudo pelo DHCP eu gostaria de eu mesmo decidir quem será a máquina 1 e a máquina 2
Gatway preciso de uma sugestão tbm
Maścara tbm.

Agradeço a todos que ajudarem!!!

ielsistemas

Cara, só não entendi direito o que você quer fazer, em casa uso um notebook com linux e um desktop com windows ambos estão espetados em um hub que recebe o sinal adsl ou então uso wireless que tbm esta espetado no hub recebendo também o sinal adsl.
:o

AC

Jhonny Roger,

No Ubuntu 8.10 os DNS são informados no mesmo campo, no Gerenciador de Rede, separados por uma vírgula e se você parar ponteiro do mouse sobre aquele campo será mostrado um exemplo.

Quanto ao gateway, depende de como esteja estruturada a sua rede.
Se você usa um roteador, provavelmente o gateway será o IP desse roteador.

Para a faixa de IPs que pretende usar a máscara é 255.255.255.0.
Mas dê uma olhada nos tópicos aqui do forum que encontrará todas as respostas que precisa.

Boa sorte!
Abs,
AC

Jhonny Roger

Uso um modem D-LINK 500B devidamente roteado e uso tbm um switcha D-LINK DES-1008D de 8 portas.

O que eu gostaria de saber é como fazer os 2 se enxergarem na rede no vistra home basic já ta tudo certo mas no ubuntu eu até vejo o notebook da minha esposa mas não tenho acesso total apesar de ela ter dado, ela consegue me exergar e ver os dois diretórios que eu libererei para ela aguardo uma ajuda!!!

Jhonny Roger

O problema e que nao consigo trocar o nome da rede de rede windows para o nome da rede que eu uso, quando uso o HD que tem o vista eu enxergo o notebook tranquilo mas quando uso o HD que tem o ubuntu eu nao enxergo ninguem.
Ex: workgroup queria trocar para o nome da rede que estamos usando no vista acho que e esse é o problema se conseguisse mudar o nome conseguiria enxergar o vista do note