Dúvidas sobre a criação de partições

Iniciado por kaputt, 07 de Janeiro de 2009, 12:49

tópico anterior - próximo tópico

kaputt

Pessoal, to precisando de algumas orientações quanto ao Ubuntu, pq instalar ele seria importante, já que preciso diagnosticar aqui se estou com um problema de Hardware ou o problema é do Windows mesmo (acredito que é a segunda opção). Eis as questões:

- Tem como eu separar um espaço livre (12 gb) do meu HD, formatado em NFTS, pra transformá-lo na partição em que será instalado o Ubuntu? Qual software eu usaria para isso? (ouvi falar do Partition Magic, mas acho q só o trial dele não dá)

Por enquanto é só isso mesmo, seria importante esse teste, pois se o fizer e o sistema funcionar beleza no Ubuntu, acho que aposentarei o Windows...

Agradeço a colaboração.

Risaldo Costa

Quando você inserir o cd de instalação do ubuntu ele te dará a opção de escolher a porcentagem que será usada pelo windows e pelo ubuntu no hd, é bastante simples, tudo intuitivo.

Ao menos foi assim comigo.

Espero ter ajudado.

kaputt

Mas tipo, qdo eu escolher a porcentagem do HD pra ser usada pelo Ubuntu, ele vai usar justamente o espaço livre do HD e já vai particionar esse espaço?

O Ubuntu já pega o espaço livre de uma partição em NFTS e já transforma em ext3 sem problemas?

Risaldo Costa

Ele te mostra a porcentagem, você escolhe(atenção, você precisar indicar o espaço que quer para cada SO, caso contrário o indicado pelo programa de instalação será aceito) quanto quer para o windows e quanto para o ubuntu, daí prossegue com a instalação, e o próprio instalador formata a partição de ntfs para extended, ext3 e swap.

kaputt

Hum... Se for assim tá de boa então. Vou baixar amanhã e instalar, qquer coisa eu posto aqui.

Valeu pelas informações.  ;D