8.10 - Instalador empaca na etapa 4 - partições não detectadas

Iniciado por cellopedroso, 31 de Dezembro de 2008, 09:35

tópico anterior - próximo tópico

cellopedroso

Olá pessoal.
Sou usuário do Ubuntu desde a primeira versão.
Possuo em meu notebook várias partições:

1 - windows - ntfs
2 - Ubuntu estável - ext3
3 - Mini-partição (ext3) para montar *.iso 's
4 - estendida
4.1 - Ubuntu teste (Ext3)
4.2 - home (Reiserfs)
4.3 - outra partição de arquivos (Reiserfs)
4.4 - swap

Sempre mantenho duas instalações do Ubuntu. Uma, mais estável, na qual trabalho e outra, onde faço testes (nova versão, programas mais complicados, etc.) Toda vez que uma nova versão é lançada, no caso agora a 8.10, instalo-a na partição de testes. Para facilitar o processo monto a ISO numa pequena partição reservada para este fim e procedo a instalação sem precisar queimar cd ou usar pen-drive. Tenho feito isso desde o princípio.

Contudo, agora um novo problema apareceu: na etapa 4, "Preparar as partições", o instalador simplesmente não reconhece nenhuma partição e fico congelado nesta etapa. Não imagino o que está acontecendo. As versões anteriores nunca apresentaram este problema. Note na imagem abaixo que o Gparted reconhece as partições normalmente, mas o instalador não:

A versão 8.04 não apresenta este problema. O que pode ser ?

canha

Desculpe a intromisão mas aproveitando o topico , comigo tambem apareceu o mesmo problema  ao tentar instalar o Ubuntu 8.10 no Desktop do meu sobrinho ,mas tambem não consegui entender o porque de não reconhecer o HD sata e não chegar sequer  formatar , é como se o micro não tivesse HD , tentei com outras distros e deu o mesmo problema.
BIGLINUX 4
SIDUX 2008.03 OUREA
UBUNTU ULTIMATE EDITION 1.8

piroco

Quando o cd der but não escolha utilizar live cd escolha instalar no computador.

cellopedroso

Caro Piroco, não estou utilizando cd de instalação.
Há tempos venho montando a *.iso na partição sda4 do meu hd.
Sigo este procedimento:

Cópia da imagem *.iso na partição
mkdir /tmp/install_cd
mount ubuntu-8.10-desktop-i386.iso -o loop /tmp/install_cd
mkdir /mnt/installer
mount /dev/sda4 /mnt/installer
cp -r /tmp/install_cd/* /mnt/installer
cp -r /tmp/install_cd/.disk /mnt/installer
umount /tmp/install_cd

Edição do grub para incluir a linha de boot correspondente
sudo gedit /boot/grub/menu.lst
title Installer
root (hd0,3)
kernel /casper/vmlinuz boot=casper root=/dev/ram ramdisk_size=1048576 rw
initrd /casper/initrd.gz

Ao final do processo tenho uma sessão live rodando a partir do HD, e normalmente procedo a instalação sem problemas.
Não há para mim as opções "utilizar" e "instalar".

piroco

Quando eu fui instalar no meu pc tive o mesmo problema pelo sessão live o particionador não funcionou só consegui fazendo dessa maneira.