Como deixar o Ubuntu seguro??

Iniciado por Miguel Angel, 16 de Dezembro de 2008, 17:57

tópico anterior - próximo tópico

Miguel Angel

Ola Amigos!sou novo no Linux e apos ter instalado ele,andei lendo nos forum pela Internet, que para que ele fique seguro tem que fazer algumas configurações como bloquear portas,instalar um firewall etc...Gostaria de saber o que preciso fazer para que o meu Ubuntu fique bem seguro na net???E quais cuidado preciso ter para ter mais segurança??

felipeborges

Eu considero isso como bobagem, se você tem um desktop não precisa de segurança, basta fazer sua parte, manter o sistema sempre atualizado, e poupar o uso da senha de root, utiliza-la somente quando não há alternativas.
Meu blog sobre GNU/Linux
Debian Lenny e Gentoo.

Alakazan

Instale o Firesarter (caso use nome) ou Guarddog (KDE).
PC é como ar-condicionado: é só abrir Windows que ele para de funcionar.
Tentando ser melhor - desculpem o incômodo!

CGaldino

Principalmente se vc usa o PC em rede no trabalho faculdade e etc é importante instalar um firewall. Eu gosto muito do firestarter então como root: apt-get install firestarter após instalado siga os passos do instalador e pronto. Lembrando que a cada inicialização do PC vc terá que inicializa-lo manualmente. Há tutoriais na net e tópicos aqui no forum sobre como fazer para ele entrar automaticamente.

No mais o que eu tomo como medida de segurança são as coisas de sempre, evitar sites duvidosos, repositórios não conhecidos e sair clicando nas coisas antes de ler.

Tenho me saido bem por enquanto com essas medidas!

ABS
@conradopreto Linux user #440560 / Ubuntu user #11411 /