Dual Boot, Windows reconhecido, Linux não...

Iniciado por Shakmatton, 03 de Dezembro de 2008, 01:42

tópico anterior - próximo tópico

Shakmatton

Olá. Tenho uma dúvida sobre como proceder em relação a um fato : formatar o hd (a partição linux) ou não ?

Pra começar, devo explicar o que aconteceu.

Eu tenho uma máquina em dual boot, com o  windows instalado primeiro, e depois dele veio o linux.
Bom, acon teceu de um raio cair e eu perdi minha placa-mae, que era da Asus.

Isso foi há uns 2 meses. Hoje instalei placa-mae nova  (uma Elitegroup 6100), alem de placa de video e processador...

Já estava preparado para um possível backup, quando descobri que a placa-mae reconheceu o meu hd... Uma ótima surpresa...

Fui no windows, e tava tudo lá, funcionando (bom na verdade , estou com problemas para fazer a instalação do driver de som, mas  vejo isso depois com calma)...

Fui no linux, e descobri que ele carreva até a mensagem "procurando boot disks", ou algo parecido, nao  lemb ro direito agora.. mas ficou um tem pao ali, ou seja, nao estava reconhecendo... tentei o recovery mode, mas só usei isso 1 vez, nem sei bem o que esperar dele, fica lá em modo texto, como se fosse um termin al, é isso mesmo ?

B om, queria saber se há alguma solução para o caso, pois fiz o comando ls e listou no recovery mode as pastas do diretorio home. Ou seja, teoricamente ainda est á tudo lá. Quebra ria um galho se eu pudesse aproveitar o hd reconhecido, não ter que formatar, instalar o windows, instalar o linux, instalar os drivers, patches, dados, etc..

En tendem ? Há algo que eu possa fazer para ter  meu linux graficamente normal rodando de novo ? ou não tem jeito , tenho que formatar ?

Ob riga do desde já pela resposta.

ErickSantos

olha, qd eu troquei a placa mae aqu, tive q formatar o linux...   :-\ mas no meu caso, nao funcionava nem o console de recuperaçao, entao acho q no seu caso deve dar pra resolver, entrando pelo windows e editando o /boot/grub/menu.lst

nao tenho mais os links q explicavam como fazer pra recuperar, mas é facil achar no google

Shakmatton

"entrando pelo windows e editando o /boot/grub/menu.lst"

Não entendi... entrando no windows e acessando path de linux ?

Vc não quis dizer algo como resolver pelo terminal ?

No meu caso, não sei direito explicar, mas pelo menu.lst só sei mexer na ordem de boot, e não em detalhes...

Vou tentar de novo depois pelo terminal. Mas estou achando que vou ter que formatar o linux...

Alguém tem alguma outra idéia ? (não sei nem como exatamente devo procurar/pesquisar sobre isso...)

Tota

Não tem que formatar nada ( eu acho )

Entre com um live cd do Linux, monte seu HD, digite em terminal => sudo fdisk -l e anote, depois => sudo blkid e anote.

edite o menu.lst colocando o block ID novo.

deve resolver. qualquer coisa, baixe pela net o supergrub, grave num cd e recupere o grub.

Veja também 1001 maneiras de recuperar o grub aqui no forum.

Se não der certo, depois formate.

[],s

ErickSantos

Citação de: Shakmatton online 03 de Dezembro de 2008, 14:28
"entrando pelo windows e editando o /boot/grub/menu.lst"

Não entendi... entrando no windows e acessando path de linux ?

tem um programinha chamado Ext2 IFS for Windows q permite acessar a partiçao do linux pelo windows

mas faz desse jeito q o Tota falou  :D

Shakmatton

esse programinha pra windows eu já cheuei a usar a muito tempo... mas nunca curti ele não, sempre deixei o windows enxergando apenas ele mesmo, tá bom... (e sei lá, vai que passa alguma praga de um pra outro, melhor não arriscar...)

quanto ao problema, aconteceu que depois de estar no windows e usar ele um pouquinho, eu desliguei a máquina e no dia seguinte não entrava nem mais no grub... foi a deixa para formatar tudo !

Instalei o windows e seus drives, e o som funcionou...
Instalei o linux 8.04 (usava o 7.10) para testar, mas me arrependi porque tá meio em português de Portugal (Consola ? Rato ? Isso não me pertence mais... aliás pedi o cd do 8.10, deve estar chegando a qualquer momento... queria saber de vcs que usam esta versão se esse pequeno incômodo ainda existe...). E desconfio que deu problema lá por causa dele, vou ter que formatar a máquina de novo... e voltar ao 7.10

Mas que bom saber que existe solução neste caso, vou me lembrar disso caso aconteça de novo. Obrigado pela ajuda.