Aceleração 3D

Iniciado por unfear, 11 de Março de 2006, 18:16

tópico anterior - próximo tópico

unfear

dae pessoal, to com uma pulga atras da orelha hehe, tem certos assuntos sobre hardware que sou meio noob, tá para eu utilizar a memoria da minha Nvidia eu tenho que acionar a aceleração 3D certo? bom eu to tendo um probleminha aqui, talvez isso seja próprio do Ubuntu, mas sempre que aciono ela em algum momento meu pc trava tudo, será que eu estou definindo acima do valor real da ram da minha placa ou há algum paramentro que eu possa configurar para previnir isso? e tambem gostaria de saber onde eu encontro uma lista dos parametros que podem ser configurados?

aqui vai a configuração que utilizo no xorg.conf

Section "Device"
Identifier "NVIDIA Corporation NV18 [GeForce4 MX 4000 AGP 8x]"
Driver "nvidia"
BusID "PCI:1:0:0"
       Option          "NoLogo"
    VideoRam    128000
    Option "RenderAccel" "true"
    Option "AllowGLXWithComposite" "true"
EndSection

felipefoz

puts...dai, rapaz!! eu também não manjo muito, mas parece meio que ser um bug do breezy, eu não verifiquei, mas eu tenho a mesma placa que vc e quando eu uso essa linha ai = RenderAccel, male mal eu começo a usar alguns programas e trava tudo, jah no dapper não acontece isso! mas isso eu acho que é uma otimização, digite "glxinfo", e na primeira linha verifique se o direct rendering tah ativado, se estiver, então não esquente a cabeça, comente essa linha no xorg.conf, e espere a próxima versão do ubuntu! hehehe

unfear

ixi, tá beleza então, tá ativado, o jeito é esperar hehe
valeu ai

JeffersonX

E aí amigo? Tudo bem?

Tem algumas coisas que eu acho legal você mudar:

Section "Device"
  Identifier   "NVIDIA Corporation NV18 [GeForce4 MX 4000 AGP 8x]"
  Driver      "nvidia"
  BusID      "PCI:1:0:0"
       Option          "NoLogo"
      VideoRam    128000 <----- aqui eu comentaria isso com um # pois funciona perfeito sem isso
      Option       "RenderAccel" "true"
      Option       "AllowGLXWithComposite" "true" <----- Eu tive algumas experiências de travamentos com o Composite ativado. Principalmente quando  saia do sistema. Comenta isso também
      Option "NvAGP" "1"    <----- Acrescenta isso. Melhorou o desempenho aqui e a estabilidade. Usando o NVAGP 3 (padrão do driver) aqui travava tudo.
EndSection

Se depois de fazer isso o X não iniciar, comenta a linha BusID.
Linux Professional Institute Certified - Level 1, Novell CLA - Certified Linux Administrator, Microsoft Certified Professional - Windows Server 2003, ITIL Foundation Certified
Meu Blog: http://tibyjeffersonx.blogspot.com

Joseph

Citação de: "felipefoz"puts...dai, rapaz!! eu também não manjo muito, mas parece meio que ser um bug do breezy, eu não verifiquei, mas eu tenho a mesma placa que vc e quando eu uso essa linha ai = RenderAccel, male mal eu começo a usar alguns programas e trava tudo, jah no dapper não acontece isso! mas isso eu acho que é uma otimização, digite "glxinfo", e na primeira linha verifique se o direct rendering tah ativado, se estiver, então não esquente a cabeça, comente essa linha no xorg.conf, e espere a próxima versão do ubuntu! hehehe

como eu faço pra ativar o direct rendering, o meu tah desativado.

unfear

o que faz este "NvAGP" ? vi uns como o valor 1 e 3 apos tipo:

Option          "NvAGP"                 "3"

felipefoz

Citação de: "Joseph"como eu faço pra ativar o direct rendering, o meu tah desativado.
olha eu não sei ao certo, eu algo no xorg.conf!
dah uma lida ai se for nvidia
http://www.linux-gamers.net/modules/wiwimod/index.php?page=HOWTO+NVidia
eu acho que vc tem que colocar essa linha
Load       "glx"

Bom, mas dah uma olhada, eh muito bom esse tutorial, se vc fizer tudo certo, melhora o desempenho! e
Citação de: "unfear"
o que faz este "NvAGP" ? vi uns como o valor 1 e 3 apos tipo:

Option "NvAGP" "3"

explica ali também o motivo de ser 3!

Joseph

vou dar uma olhada, valeu. :)