Criticas de um usuário iniciante

Iniciado por MaikoID, 12 de Maio de 2008, 18:09

tópico anterior - próximo tópico

rjbgbo

Citação de: 0tacon online 22 de Maio de 2008, 01:56
Citação de: psicothico online 21 de Maio de 2008, 23:23
Amigos,

devo reconhecer a importância da contribuição do MaikoID que, na figura de iniciante, faz críticas importantíssimas ao Linux.

Para o Linux ganhar terreno, é essencial que ele facilite a transição. O usuário acostumado com o Windows não vai persistir no linux se encontrar muitas dificuldades. Tem gente que realmente gosta de correr atrás de aprender a fuçar o sistema. Mas reconheçamos, a esmagadora maioria só quer ligar o computador e usar o sistema. Ponto final. Se a esmagadora maioria não for o público do linux, ele sempre será restrito a comunidades de geeks.

abçs

Na verdade, o Linus Torvalds sempre defendeu que o usuário não utiliza o sistema, mas os aplicativos que rodam nele (nem lembro onde lí isso) - bem coisa de sistema que funciona na base do terminal. E a maior ironia disso tudo é que quando a gente passa pro Linux é que começa a esquentar a cabeça com o Sistema, bem mais que com os aplicativos. E ainda mais contraditório é que são justamente os aplicativos que têm causado as dificuldades, não o Ubuntu ou o Linux em si. Pacotes malfeitos, que não instalam ícones, que causam conflito em dependências... Aliás, eu sempre digo isso aos meus amigos não-GNU: A diferença entre windows e linux é que no windows é o próprio sistema que trava, e no linux são os aplicativos que travam.
.............

É por ai, mas também é claro que no Windows temos aplicativos que causam problema ao SO.

O fato também que deve ser lembrando, é que no Linux, o software é livre - código aberto. Isso ainda de um modo geral por ñ estar centrado num comando, acarreta demora e problemas no software em si.

É muito legal, termos idéias de como melhorar o Linux e o SL, mas temos que lembrar que seu desenvolvimento ainda o é, um tanto de doação. também acrescenta-se a isso, a mão-de-obra ainda em construção p/ o desenvolvimento de SL; interesse do grd público e de empresas.
Vou dar um exemplo, por acaso dei uma passada no repositórios da google p/ o Ubuntu, e percebi que eles ainda estão p/ a versão 7.04 - http://www.google.com/linuxrepositories/index.html

O que me faz usar Linux e SL, é proposta dele, de liberdade digamos, mas do que ele pode trazer.

Levar novas tecnologias a ricões da Terra; se tornar um oponente a pirataria, onde empresas vão buscar em outras formas de ganhar dinheiro, etc.

Muito usuário do Linux critica a Microsoft, mas olhem só o que acabei de ler, tirem suas conclusões:

ODF será suportado pela Microsoft - http://techfree.wordpress.com/2008/05/22/odf-vai-ser-suportado-pela-microsoft/

Ñ é a toa que a Microsoft está tão interessada na compra da Yahoo. É uma atualização desta empresa aos novos tempos que virão. Tempos de SO, serviços on-line, de SOs e softwares livres. Mas isso ainda vai demandar mais tempo.
Linux User #440843 | Ubuntu User #11469

0tacon

Realmente... Analisando a história, percebemos que tudo isso a que nos dedicamos é muito novo. Como usuários e desenvolvedores (esse último não é meu caso) somos praticamente pioneiros, dos primeiros SO livres facilmente utilizáveis. Beleza, a gente apanha para as gerações futuras  ;D  me sinto melhor agora - sério, sem ironia!

Piras

MaikoID,

Suas críticas não são nada originais, como você mesmo verá mais adiante se perseverar no Linux. Aliás, eu mesmo devo ter dito algo parecido a alguns dos seus reparos nos meus tempos de principiante.

O que eu posso dizer é o seguinte: quando comecei a usar o Linux, há cerca de cinco anos eu já tinha um bom domínio do meu Windows XP. Durante todo esse período, enquanto muitos usuários do Windows continuavam dominando o seu XP, o Linux evoluiu de um modo espetacularmente rápido. E sempre no sentido de facilitar a vida do usuário, especialmente do iniciante como você.

Portanto, posso dizer que o Linux mudou e tem mudado para melhor. Os desenvolvedores têm feito, portanto, a sua parte. Mas não é só o Linux que tem que mudar. O usuário recém-chegado deve ter uma certa boa vontade em relação ao sistema e perceber que certos aspectos, mesmo sendo diferentes, não são necessariamente piores.

É o caso desta reclamação, comum a quase todo iniciante, de que no Linux não basta encontrar a página de um programa e fazer o download. Os repositórios do Ubuntu são riquíssimos. Raríssimos são os programas que não estão ali. E nos raros casos em que não estão nos repositórios pré-configurados, podem ser encontrados em repositórios comunitários ou sites como o GetDeb http://www.getdeb.net/.

Você certamente perceberá em pouco tempo que esta insistência em fazer o usuário instalar um pacote deb para tal ou qual versão do Ubuntu não é nenhuma frescura ou purismo por parte dos desenvolvedores. É a única forma de assegurar a plena compatibilidade entre o programa e o sistema, garantindo assim que o programa funcione perfeitamente e que o sistema não sofra nada com a sua instalação.

O Linux exige, portanto, de você alguma mudança de comportamento em relação ao Windows, não só para que ele seja um sistema diferente, mas também, um sistema melhor.

fralverne

Oh na verdade LINUX, não é fácil. Entretanto, temos que é estudar bastante para aprender, e na minha opinião é que é mais gratificante. Também sou iniciante, tenho apenas 3 meses de utilziação, entretanto tudo que já fiz foi fruto de árduos estudos. Entretanto, quando se aprender o básico dá para tirar de letra alguns probleminhas, até mesmo na hora de postar algumas perguntas no fórum  ;D .

MaikoID

Opa, sei que é um tópico velho e talz, mas vim aqui dizer que continuei no Linux e aprendi muita coisa, e e hoje não voltou de jeito nenhum para o Windows, sinceramente a cada vez que uso o windows XP me da ate raiva pela falta de desempenho e travamentos. Nao tem um dia que eu nao precise dar ctrl+alt+del pra finalizar algum processo, no meu Ubuntu 7.1 em casa (ainda único) tinha ate esquecido que o Linux tem isto, em parte que das poucas vezes que travou (bem poucas mesmo, uma ou duas em quase 1 ano) ele simplesmente fecha o gnome e bau-bau tudo o que voce estava fazendo, isto é um ponto que precisa ser revisto, o kernel precisa ser mais tolerante a falhas dos aplicativos.

Eu comecei a trabalhar num centro de desenvolvimento de software e eu desenvolvo em C++ e Java, ainda bem que são duas linguagens cross-plataform assim ja fiz dual boot  XP + ubuntu 8.1 e estou abismado, o ubuntu melhorou demais da conta, esta excelente. Tudo ficou mais bunito e eficiente.

Eu não desisti do GNU/LINUX ao ler um post que me fez pensar onde estava escrito mais ou menos assim.

As pessoas acham que ao ir para o Linux terao que ter um previo aprendizado do windows ou seja um conhecimento X, e depois aprender o Linux um conhecimento Y. Mas não é assim voce nao precisa de X+Y e sim e somente o conhecimento  no linux, ou seja, são maneiras diferentes e transparentes de realizar melhor ou igual que o windows.

Se algum usuario iniciante ler todo este topico, saiba que eu dou meus mais sinceros votos de perseveranca para com o Linux, porque realmente vale a pena, tanto é verdade que ja influenciei uns 3 a testar, e ainda estão usando =D

Abraços.
Linux - Beginner Ç.Ç

video genesis

Entendo o que vc disse sobre o teclado , sobre acentuação etc... mas vc tem que ter interesse no que vc está fazendo , se vc usar o ubuntu só por usar sería como tomar 10 copos de pinga, vc sente o sabor dos 3 primeiros copos e depois se colocar acido ainda vc vai dizer que o sabor é o mesmo.Digo isso porque vc mesmo disse que faz um monte de curso de linguagem e tal , mas não sabe desinstalar e reinstalar o modulo que controla o teclado sem ter que compilar nada.Na minha opnião eu acho que não é justo ganhar um carro e depois exigir  ainda a gasolina de quem deu o presente.Quem quer usar um programa no linux sempre descobre como usar,consertar mesmo que não tenha um manual 20% = a gasolina.o carro novo é o mais importante.