Duvida: linha de comando e X

Iniciado por CGaldino, 24 de Novembro de 2008, 20:23

tópico anterior - próximo tópico

CGaldino

Pessoal faz um tempo venho com essa dúvida

Seria possível rodar o sistema somente da linha de comando sem carregar o ambiente gráfico mas ao chamar os aplicativos do ambiente gráfico eles serem carregados? Assim poderia economizar no uso da memória e do processamento além de em tese economizar um espaço em disco tornando o sistema mais apto para máquinas com menos potencial de Hardware.
Entenderam a pergunta?

ABS
@conradopreto Linux user #440560 / Ubuntu user #11411 /

Felix

Não... isso não é possível, pois os aplicativos necessitam de recursos e bibliotecas do ambiente gráfico para serem executados. Por esse motivo ao trabalhar com ambiente Gnome e instalar programas do ambiente KDE são instaladas juntamente com o programa bibliotecas deste outro ambiente gráfico para que o programa em questão possa rodar no Gnome. Tal prática também deixa o sistema um pouco mais lento, pois trabalha-se com bibliotecas de dois ambientes ao mesmo tempo.

Alakazan

Creio que não.
Vá no mo0do texto e digite "firefox" (sem aspas
PC é como ar-condicionado: é só abrir Windows que ele para de funcionar.
Tentando ser melhor - desculpem o incômodo!

CGaldino

Citação de: Felix online 24 de Novembro de 2008, 20:40
Não... isso não é possível, pois os aplicativos necessitam de recursos e bibliotecas do ambiente gráfico para serem executados. Por esse motivo ao trabalhar com ambiente Gnome e instalar programas do ambiente KDE são instaladas juntamente com o programa bibliotecas deste outro ambiente gráfico para que o programa em questão possa rodar no Gnome. Tal prática também deixa o sistema um pouco mais lento, pois trabalha-se com bibliotecas de dois ambientes ao mesmo tempo.

Pois é eu até tinha pensado nas bibliotecas, mas não seria possível tê-las juntamente com o ambiente em modo texto? Elas precisam das "engrenagens" do KDE e do Gnome para funcionar?

danpos

Não. O KDE e/ou GNOME são ambientes que em verdade agregam um monte de programas clientes do servidor X; assim, este precisa NECESSARIAMENTE ser inicializado antes, para que os clientes possam se conectar após, o que demanda tempo, memória, capacidade de processamento, blablabla... Perceba que essa é a razão dos 'init' (init 3 para console ; init 5 para X e há outros).

Danpos.

CGaldino

Citação de: danpos online 24 de Novembro de 2008, 21:08
Não. O KDE e/ou GNOME são ambientes que em verdade agregam um monte de programas clientes do servidor X; assim, este precisa NECESSARIAMENTE ser inicializado antes, para que os clientes possam se conectar após, o que demanda tempo, memória, capacidade de processamento, blablabla... Perceba que essa é a razão dos 'init' (init 3 para console ; init 5 para X e há outros).

Danpos.

Danops, então realmente não é possível pular do servidor para o programa cliente sem o gerenciador de janela...  Acho que viagei de mais ::)...  mas que ia ser legal ia se rolasse isso! :D

Valeu pelas respostas ai galera!
[incluido]acho que achei o que eu queria um gerenciador de janelas bem simples, mas não sei se daria pra rodar um openoffice ou um firefox nele o twm assim que eu estiver com meu notesucata pra testar minhas idéias fazê-lo-ei) :D ;)

agente100gelo

Tente o fluxbox. É extremamente leve e corre aplicações gráficas.
http://fluxbox.org/
Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson